6 brincadeiras para estimular a concentração infantil

3 minutos para ler

As crianças vivem em um mundo com tantos estímulos, de todos os lados, que conseguir dispor de atenção contínua a alguma atividade se torna algo desafiante. Mas estimular a concentração infantil é necessário, pois a habilidade influencia em diversos contextos que não apenas o escolar.

Por isso, que tal unir o útil ao agradável? Com brincadeiras para estimular a concentração infantil, a criançada se diverte enquanto treina. As vantagens dessa tática são diversas e, além disso, é uma boa forma de estimular o vínculo familiar.

Continue a leitura e veja algumas dicas de brincadeiras para estimular a concentração!

1. Quebra-cabeça

O quebra-cabeça envolve muita atenção. A criançada precisa se concentrar nos detalhes e isso impede ações impulsivas. Ele também estimula a agilidade mental e a memória. Uma dica é escolher um apropriado à idade dela, já que, se ele for muito difícil, a tendência é que desista.

2. Jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro costumam exigir estratégias e um pouco de raciocínio lógico. A criança trabalha o planejamento e precisa se concentrar, para que tenha um bom desempenho. Você pode apostar em clássicos, como o xadrez, ou, também, nos mais modernos.

3. Leitura

São diversos os benefícios da leitura! Os livros são ótimas formas de treinar a habilidade de concentração, a partir de histórias que envolvem e ensinam valores. Também são bons métodos para ensinar seu filho a estudar e fazê-lo entender a necessidade de se dedicar a atividades mais mentais.

A dica aqui é começar pelos livros mais leves, a exemplo de quadrinhos ou dos apropriados à literatura infantil. Crianças que ainda não sabem ler podem iniciar com um livro de gravuras.

Powered by Rock Convert

4. Amarelinha

Uma das brincadeiras antigas mais divertidas, a amarelinha estimula a memória, a atenção e a motivação. Além disso, trabalha habilidades motoras, como o equilíbrio. E o melhor de tudo é que só precisa de um giz e uma pedrinha pequena.

5. Teatro

O teatro é uma das atividades mais ricas no universo infantil. É ótimo para trabalhar a concentração e o foco, já que envolve a criança na narrativa, fazendo-a encenar personagens, enquanto propicia mais consciência corporal.

Que tal incentivar pequenas encenações em casa? Fantoches e fantasias são ótimos brinquedos para ajudar na representação de papéis.

6. Pinturas

Colorir desenhos, além de estimular o foco e atenção para o momento presente, é ótimo para desenvolver a criatividade e diminuir a ansiedade. A atividade também faz a criançada expressar melhor os sentimentos, o que é positivo para a saúde mental. Você pode imprimir gravuras para a criança pintar e dar a ela lápis-de-cor e giz de cera.

Por fim, é legal ressaltar: a dificuldade de atenção é uma característica comum em muitas crianças. As dicas de brincadeiras para estimular a concentração ajudam bastante a fazer com que estejam mais presentes na atividade.

Incentivá-las junto de toda a família é, também, uma boa forma de deixar tudo mundo mais unido. No entanto, se você tiver dúvidas quanto a um diagnóstico infantil, não deixe de procurar um profissional, combinado?

Gostou das dicas? Que tal dar uma olhada na loja virtual da Ri Happy e conhecer mais brinquedos legais para estimular a concentração?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário