11 brincadeiras para fazer uma viagem de carro

6 minutos para ler

Viajar com crianças pode ser uma missão um tanto quanto complicada. Afinal, os pequenos são ansiosos e se cansam com facilidade. Quando não estão dormindo, perguntam de 10 em 10 minutos se falta muito para chegar ao destino. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas sugestões de brincadeiras para fazer no carro.

Sabemos a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, pois é por meio dela que a garotada aprende diversas capacidades. Por esse motivo, você pode aproveitar a ocasião para propor essas brincadeiras em família. A seguir, confira 10 atividades divertidas para brincar na viagem.

1. Karaokê divertido

Já fala o ditado: quem canta seus males espanta. Então, que tal aproveitar para trazer mais alegria para a viagem? Vocês podem fazer um karaokê diferente. Em vez de apenas cantarem as músicas, precisam encarar um desafio.

Um dos participantes escolhe uma palavra e os demais devem cantar o trecho de uma canção que tenha o termo. Por exemplo: “campo” — “alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado”, assim por diante. Além de divertida, tal brincadeira estimula o raciocínio rápido e a memorização, que são alguns dos benefícios da música na infância.

2. Charadas

As charadas são ótimas para trabalhar a capacidade de raciocínio e não precisam de nenhum recurso, podendo serem feitas em qualquer lugar. Um integrante pensa no nome de um filme, pessoa famosa ou lugar. Então, os outros participantes devem fazer perguntas em que as repostas sejam sim ou não.

Com as pistas, vence quem adivinhar o que o integrante está pensando. Além disso, o ganhador será o próximo a pensar no que deverá ser descoberto.

3. Brinquedos

Os brinquedos não podem faltar em uma viagem com as crianças. Entretanto, é necessário prestar atenção nos objetos escolhidos, pois eles não podem oferecer perigo em caso de uma freada brusca ou colisão. Pelúcias, fantoches, bonecos macios e massinha podem ser boas opções. Lembrando que, em caso de crianças pequenas, é importante que haja supervisão constante de um adulto.

4. Cor do carro

Tal atividade ajuda a criança a aprender a contar e a identificar as cores. Ela funciona assim: cada participante escolhe uma cor de carro. Cada automóvel que passar da cor escolhida conta um ponto. Quem tiver mais pontos no final, ganha o jogo.

5. Invenção de histórias

Qual criança não adora uma historinha? Melhor ainda é colocar a criatividade e a imaginação em prática para inventar um conto. Vocês podem utilizar elementos da viagem, como a paisagem, para construir a história, e cada um dos viajantes é responsável por elaborar um trecho. Por exemplo:

  • jogador 1: era uma vez uma casa de madeira;
  • jogador 2: era uma vez uma casa de madeira em que vivia uma senhora;
  • jogador 3: era uma vez uma casa de madeira em que vivia uma senhora com um gato.

A história termina quando e se esgotarem elementos e ideias, ou quando chegarem ao destino.

6. Adivinhe a música

Mais uma brincadeira de cantoria. Em “adivinhe a música”, o participante deve cantarolar um trecho de uma música, mas sem falar. Então, os demais precisam adivinhar qual é a canção. Quem acertar 3 vezes é o campeão e tem o direito de ser o próximo a cantar para que os outros acertem.

7. Fui à feira e comprei…

A memória é uma capacidade importante tanto para crianças quanto para adultos. Por isso, é sempre bom estimulá-la, e essa brincadeira é ótima para isso. O primeiro integrante começa dizendo a frase “fui à feira e comprei…” e completa com algum alimento que podemos encontrar na feira com a letra A.

Já o segundo vai falar a frase e adicionar um ingrediente que comece com a letra B, e assim por diante. Por exemplo:

  • participante 1: fui à feira e comprei abacaxi;
  • participante 2: fui à feira e comprei abacaxi e banana;
  • participante 3: fui à feira e comprei abacaxi, banana e caju.

Você pode aproveitar o momento para explicar mais sobre os vegetais, a importância de consumi-los em uma alimentação saudável, falar sobre os sabores (doce, azedo, salgado e amargo) e muito mais. É uma boa oportunidade para conversas produtivas.

8. Mala cheia

A mala cheia é bem parecida com a atividade do tópico anterior, só que em vez de ir à feira, o participante fará uma viagem. O mote é “vou viajar e levar um…” . Então, ele completa com algum objeto, começando pela letra A. No final das contas, vocês darão boas risadas com o tanto de coisa estranha que “levarão” nessa mala.

9. Quem sou eu?

A brincadeira “Quem sou eu?” também pode ser feita em um carro, mas precisa de uma preparação. Antes de viajar, escreva o nome de personagens ou pessoas famosas em papéis e coloque em um saquinho. O participante deve pegar um papel e colar na testa, mas sem ver o que está escrito, e perguntar “quem sou eu?”.

Dessa forma, os outros participantes darão pistas para que o integrante adivinhe qual personalidade ele sorteou. O integrante que der a pista certeira é o próximo a adivinhar.

10. Jogo das palavras

O jogo das palavras é uma das brincadeiras em família mais divertidas. A ideia é falar palavras que tenham a ver entre si. Por exemplo, o primeiro jogador diz “chuveiro”, o segundo “espelho”, o terceiro “pente” e por aí vai. No final, vocês podem comparar se a primeira palavra tem ou não a ver com a última. O mais legal é que sempre sai alguns termos sem relação alguma.

11. Observem a paisagem

Uma bela maneira de se aproveitar a viagem é observar a paisagem. Existem estradas lindas e ricas de elementos que dão asas à imaginação. Portanto, converse com as crianças sobre o que estão observando — as montanhas, o sol, as nuvens, as casas etc. Isso é interessante para estimular a observação e a curiosidade. Ainda, é uma ótima oportunidade para vocês tirarem fotografias.

As brincadeiras para fazer no carro são um modo de evitar que as crianças fiquem chateadas durante a viagem. Mas não é somente isso. Esses momentos ficam eternizados na memória e se tornam boas lembranças para serem recordadas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Então assine a newsletter e receba os nossos conteúdos em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário