10 brincadeiras para o Dia das Crianças: diversão garantida!

7 MINUTOS DE LEITURA
26631
brincadeiras para o dia das crianças

Criada em 1955, para aumentar a comercialização de brinquedos, a data que celebra os pequenos, hoje, é uma grande homenagem a eles. Nada melhor que conferir 10 brincadeiras para o Dia das Crianças!

1. Teatro com fantoches

Uma maneira divertida de comemorar o Dia das Crianças é fazer um teatro com fantoches. Para isso, ensine os pequenos a manusearem os bonecos e construírem um enredo envolta deles. Vale usar a imaginação ou se inspirar nas histórias preferidas que já existem.

É muito importante que os adultos incentivem as histórias, aplaudindo no final e parabenizando os pequenos. Use os enredos para ensinar alguns conceitos para a criançada, como a importância de ler, escovar os dentes, fazer o dever de casa, entre outros.

2. Quem sou eu?

Que tal brincar de um jogo de adivinhação? No “Quem sou eu?”, cada participante tenta adivinhar um personagem por meio de perguntas respondidas somente por “sim” e “não”. Para isso, cada um coloca um papel na testa e pede as dicas aos demais.

Essa é uma das brincadeiras para o Dia das Crianças que trabalha a concentração e a lógica. Afinal, os pequenos precisam guardar as respostas que recebem e conectar as dicas para chegar ao personagem. Essa figura pode ser inspirada em desenhos, livros, figuras famosas ou até alguém da família.

3. Acampamento

Acampamento é uma das mais divertidas brincadeiras com crianças. Ele pode ser feito em diversos lugares da casa. Se houver um jardim, por exemplo, você pode arrumar a tenda e passar uma “noite fora” por lá. No lar, é possível criar um forte com almofadas e travesseiros.

Vale manter tudo muito confortável para todos dormirem bem. Se quiser deixar essa atividade de Dia das Crianças ainda mais divertida, leve livros, petiscos, lanternas e outros objetos. Assim, todos podem se sentir em um acampamento de verdade.

4. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro não poderia faltar na lista de brincadeiras para o Dia das Crianças. A atividade consiste em esconder um “tesouro” em algum lugar da casa e deixar algumas pistas para os pequenos encontrarem o objeto.

O tesouro pode ser um brinquedo, uma guloseima ou um livro. É bacana que as pistas exijam um conhecimento compatível com a faixa etária dos pequenos. Essa é uma das atividades legais para reunir os amiguinhos.

5. Jogos de tabuleiro

Amanheceu chovendo, e você está sem ideias de brincadeira para o Dia das Crianças? Os jogos de tabuleiro são ótimos para se divertir em casa. Existem opções para todos os gostos. Apenas verifique a faixa etária indicada, especialmente se o conjunto inclui peças pequenas.

Entre os jogos mais tradicionais estão: Banco Imobiliário, Cara a Cara, Perfil e War. Uma das vantagens dessas brincadeiras legais é o estímulo a lidar com as regras e entender que nem sempre dá para ganhar as partidas.

brincadeiras para o dia das crianças

6. Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é uma brincadeira divertida para o Dia das Crianças. Ele estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a noção espacial, a percepção visual, a resolução de problemas, a memória e a observação. Após montar a figura, você pode transformá-la em um quadro.

Com o quebra-cabeça, a família toda pode se unir para formar a figura desejada. O nível de dificuldade aumenta conforme a idade. Então, é bacana escolher um tipo adequado para a faixa etária das crianças. 

7. Mão na massa

As massinhas de modelar são ótimas opções de brincadeiras para o Dia das Crianças. Além de serem superdivertidas, elas ajudam a desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade na hora de criar esculturas incríveis.

Vale escolher materiais coloridos para deixar a brincadeira ainda mais divertida. Algumas massinhas também contam com acessórios para facilitar a hora de formar as figuras desejadas.

8. Elefante colorido

“Elefante colorido” é uma das brincadeiras para o Dia das Crianças que faz os pequenos gastarem energia. São necessários pelo menos três participantes. Um é escolhido para comandar. Quando ele fala “elefante colorido”, todos os outros devem responder “que cor?”. Então, ele escolhe alguma.

Depois, cada participante deve tocar em algo que tenha a cor escolhida. É bacana espalhar algumas coisas pela casa para facilitar a brincadeira. Além de expandir o conhecimento sobre as cores, essa atividade estimula a atenção e a agilidade.

9. Pintura

A pintura é um dos tipos de brincadeira para o Dia das Crianças que encanta toda a família. Com tintas, lápis de cor ou giz de cera, essa atividade criativa e divertida é uma forma especial de celebrar a data.

A pintura estimula a imaginação e promove o desenvolvimento de habilidades motoras, coordenação olho-mão e concentração. As crianças podem pintar os personagens favoritos de desenhos animados, criar paisagens imaginárias ou expressar sentimentos por meio das cores e dos traços. 

10. Pique-esconde

O pique-esconde é uma brincadeira infantil para o Dia das Crianças simples, mas muito empolgante. Duas equipes são formadas: aquela que deve se esconder e aquela que deve procurar. A primeira turma precisa usar a imaginação e a estratégia para se esconder, enquanto a segunda precisa usar a observação para encontrar.

Essa atividade pode envolver toda a família e se tornar uma lembrança de infância por toda a vida. É uma oportunidade para os pequenos exercitarem a criatividade, desenvolverem habilidades de comunicação e se divertirem ao máximo.

Brincar é a melhor maneira de ensinar

Agora que você já conhece várias opções de atividades, é importante destacar a importância da brincadeira para a criança. Por meio do brincar, ela explora o mundo ao redor, aprende sobre si e os outros, desenvolve habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.

Você sabia que brincadeiras com regras ensinam o valor de segui-las, desenvolvem a empatia e o autoconhecimento? Nelas, os pequenos observam as reações alheias e se dão conta de tudo o que sentem ao perderem um jogo ou verem um amiguinho ganhando.

Outro bom ensinamento das brincadeiras é a socialização. Considerando que boa parte delas precisa de vários participantes, é bacana que a criançada tenha contato com pessoas da mesma idade. Essas relações ajudam a desenvolver paciência e resiliência, enquanto estimulam o trabalho em equipe.

A experiência de brincar também traz conhecimentos que a criançada pode usar por toda a vida. Essa habilidade permite que os pequenos cheguem à adolescência e à vida adulta de forma mais funcional e saudável, de maneira divertida e lúdica.

Modo Brincar: brincadeiras para aprender e se divertir

Desde teatro com fantoches até caça ao tesouro e pique-esconde, as atividades são mais que apenas diversão, mas uma forma especial de ensinar e fortalecer laços familiares. Então, não espere mais: reúna a família e mergulhe nesse mundo mágico de brincadeiras para o Dia das Crianças!

Aproveite para conferir outros conteúdos no blog Modo Montar! Explorar os brinquedos da Ri Happy para encontrar as melhores opções para a programação do Dia das Crianças.

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *