Brinquedo para recém-nascido: confira as melhores opções e como elas auxiliam no desenvolvimento!

mãe brincando com bebê com mobiles no berço, um brinquedo para recém-nascido

O ato de brincar está presente em todas as fases da vida e tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Entretanto, cada faixa etária exige um tipo de brincadeira. Por isso, antes de escolher um brinquedo para recém-nascido, é importante entender as necessidades dos pequenos. 

Ao nascer, os bebês entram em contato com um mundo completamente diferente do que já conhecem. No começo, a visão é um pouco limitada, por isso utilizam sons e cheiros para reconhecer o que está ao redor. 

Dessa forma, podemos entender que, na hora de entretê-lós, é preciso buscar por objetos com essas características. Pensando nisso, a equipe do blog Modo Brincar preparou uma lista com os melhores brinquedos para recém-nascidos, detalhando como eles podem auxiliar no desenvolvimento. Confira!

1. Móbiles e tapetes de atividades

Nos primeiros dias de vida, os recém-nascidos costumam se interessar por cores (fortes e contrastantes), sons e movimentos rítmicos, como experimentaram no útero materno. Dessa forma, eles se interessam por brinquedos com essas características.

Nesse caminho, móbiles e tapetes de atividades cumprem um excelente papel. Com formatos e sons engraçados, os elementos despertam o interesse do bebê e auxiliam no desenvolvimento, estimulando visão, tato e audição.

Atualmente, existem diversos modelos dos objetos disponíveis no mercado. Entre as opções, as versões musicais e multicoloridas oferecem uma diversão a mais para o pequeno.

2. Chocalhos e mordedores

Chocalhos e mordedores também são boas opções de brinquedo para recém-nascido e não podiam ficar fora da lista. Fabricados com um material resistente, porém leve e colorido, eles prendem a atenção do bebê.

Justamente por ser um objeto sonoro, o chocalho para recém-nascido é capaz de auxiliar no desenvolvimento das percepções auditiva e rítmica do pequeno. Além disso, caso o bebê consiga segurá-lo, ele contribui para a coordenação motora.

Em relação aos mordedores, também é possível utilizá-los para entreter os pequenos. Apesar de serem mais indicados para bebês a partir dos quatro anos, quando surgem os primeiros dentinhos, eles também são uma opção segura para estimular a coordenação tátil dos recém-nascidos.  

3. Livros de tecido e bichos de pelúcia

Os livros de tecido e os bichinhos de pelúcia também são ótimos brinquedos para desenvolvimento dos recém-nascidos. Confeccionados em um material leve e fofinho, eles passam uma maior segurança na hora de apresentá-los aos bebês.

Com diferentes texturas, esses objetos podem estimular as sensações táteis dos pequenos que, agora, estão conhecendo um pouco do mundo. Além disso, eles são uma excelente opção de brinquedo para recém-nascido durante um momento entre mãe e filho, servindo perfeitamente para brincadeiras de esconder. 

Fora isso, os ursinhos de pelúcia transmitem um sentimento de ternura e afeto, funcionando até mesmo para tranquilizar o bebê. Eles também podem ser utilizados como naninhas nas horas de sono. 

4. Brinquedo de banho

A hora do banho é sempre um momento de descoberta para os recém-nascidos e os responsáveis. Nesse momento, também é possível incluir alguns brinquedos para estimular o desenvolvimento do bebê.

Esses objetos estão disponíveis nos mais variados modelos e, normalmente, são produzidos em plástico ou silicone. Dessa forma, eles ajudam a desenvolver a coordenação visomotora dos pequenos. 

Os brinquedos de banho também são uma ótima aposta para estimular o vínculo afetivo por parte dos bebês. Afinal, pais ou responsáveis podem utilizá-los para tornar a situação mais divertida e especial, fortalecendo o elo com o recém-nascido. 

mãe mostrando mordedor pro bebê, um brinquedo para recém-nascido

Principais cuidados com brinquedos para recém-nascidos

Depois de ver os exemplos citados acima, na hora de escolher os brinquedos para bebê recém-nascido, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, nessa etapa da vida, as crianças ainda são muito vulneráveis e possuem um organismo não tão resistente quanto os das mais desenvolvidas. 

Então, para assegurar a vida do bebê, é preciso sempre verificar se os brinquedos possuem o selo do Inmetro, que demonstra que foram testados anteriormente e são seguros para faixa etária. Além disso, é importante se certificar do tamanho das peças e também se elas estão bem fixadas.

Ainda é necessário se atentar à higienização do brinquedo para recém-nascido antes de aproximá-lo do pequeno. Para isso, a dica é lavá-los periodicamente com água e sabão ou, então, friccioná-los com um lenço umedecido de desinfetante, em caso de objetos eletrônicos. 

Acompanhe o blog Modo Brincar!

Agora que você já conhece algumas opções de brinquedo para recém-nascido, que tal aproveitar o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar? Aqui, você encontra as melhores dicas e informações sobre desenvolvimento, educação, brincadeiras, etc.
Se quiser, você também pode conferir o nosso catálogo online. Na Ri Happy, é possível encontrar uma variedade de brinquedos, com versões indicadas para cada faixa etária. Veja e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...