Conheça os brinquedos adaptados para paralisia cerebral

3 minutos para ler

Não importa a limitação ou a idade, brincar é uma das atividades mais importantes na infância. É por meio do brinquedo que a criança adquire habilidades, aprende mais sobre o mundo e lida com suas emoções.

Mas como fazer quando a criança apresenta alguma deficiência e não consegue ser independente a ponto de participar das brincadeiras comuns da infância? Os brinquedos adaptados para paralisia cerebral são ótimas opções para que ela tenha mais oportunidades de se desenvolver. Acompanhe o texto e conheça mais sobre eles!

O que ocorre na paralisia cerebral?

A paralisia cerebral envolve incapacitações e alterações nos movimentos, na postura corporal, na fala e na deglutição. Ela é provocada por malformações ou lesões no cérebro, que podem ocorrer ainda durante a gestação ou após o nascimento.

Não há cura para a paralisia cerebral, mas o cuidado diário, com estimulações e tratamento adequado, ajuda a criança a levar uma vida mais funcional. Além disso, cada caso é diferente, então nem todas apresentam as mesmas dificuldades.

Quais são os brinquedos adaptados para paralisia cerebral?

Brincar precisa fazer parte do desenvolvimento e da educação infantil. Por isso, veja nossas sugestões de brinquedos abaixo!

Powered by Rock Convert

Para o movimento de pinça

O movimento de pinça envolve a coordenação motora fina, pois nele está envolvida a habilidade de realizar movimentos delicados e firmes com os dedos. Treinar essa habilidade facilita, por exemplo, amarrar um tênis sem ajuda.

Brinquedos como pega-varetas ou puxa-batatinha ajudarão a criança a ficar mais craque nisso.

Para a coordenação motora

A coordenação motora grossa envolve a habilidade de movimentar mãos e braços e precisa ser treinada para um desenvolvimento infantil saudável. Crianças com boa coordenação têm mais facilidade para, por exemplo, se vestirem e se alimentarem sozinhas. Pirâmide de argolas, bola, blocos de montar e blocos surpresa são boas formas de treiná-la.

Para o equilíbrio

O equilíbrio do corpo compreende a capacidade de manter posturas e posições, ajudando a criança a se sustentar sozinha. O bom equilíbrio permite que ela caminhe, salte e consiga se manter de pé, sem auxílio. Brinquedos que ajudam a estimular o equilíbrio são: bicicleta, patins, pogobol, carrinho de empurrar e corda de pular.

Para o desenvolvimento cognitivo

O desenvolvimento cognitivo envolve o amadurecimento do cérebro, que permite à criança desenvolver a linguagem e seu pensamento. Crianças bem-desenvolvidas nesse sentido conseguem se dar bem na escola, são mais criativas, interagem com as pessoas com mais facilidade, falam e conseguem expressar melhor suas emoções. Nossas sugestões de brinquedos são jogo da memória, quebra-cabeça e jogos de tabuleiro.

Enfim, sejam os brinquedos adaptados para paralisia cerebral ou não, dá para trabalhar a inclusão de crianças com deficiência e dar a elas a chance de uma infância mais saudável, repleta de oportunidades para que se desenvolvam e cresçam felizes. A Ri Happy pode ajudar você a encontrar o brinquedo ideal de acordo com as necessidades infantis. Sendo assim, caso precise, é só chamar a gente, combinado?

Então, que tal começar conhecendo nossa loja virtual? Navegue pelo nosso site e faça sua compra online!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário