Brinquedos colecionáveis: quais são as vantagens de brincar com as crianças?

6 MINUTOS DE LEITURA
317
brinquedos colecionáveis|
|

Fazer coleção de objetos é comum durante a fase da infância, sendo essa uma atividade saudável para o desenvolvimento infantil. É o caso dos brinquedos colecionáveis, que geralmente despertam grande interesse da garotada de várias idades e ganham cada vez mais espaço entre suas preferências.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para conhecer os benefícios dos colecionáveis para as crianças e quais são os principais tipos de brinquedos para coleção.

O que são brinquedos colecionáveis?

Para ser considerado parte de uma coleção, os brinquedos devem pertencer à mesma categoria ou ser parte do mesmo “universo”, contendo vários personagens ou diferentes itens que as crianças usam para construir inúmeras histórias e até mesmo cidades inteiras.

Alguns colecionáveis são formados por figuras que reproduzem com o máximo realismo personagens de filmes ou desenhos animados, enquanto outros são personagens criados especificamente para serem vendidos como coleções.

Dependendo da coleção, alguns brinquedos contêm itens considerados raros e, por isso, são mais difíceis de serem encontrados. Nesse caso, eles geralmente vêm em embalagens em que não é possível saber qual item está lá dentro, como no caso das bonecas LOL, que viraram febre entre a garotada.

Quais os benefícios para as crianças?

Depois de entender o que são os brinquedos colecionáveis, vamos mostrar agora quais são os benefícios e aprendizados que a garotada pode ter com eles.

Aprender sobre conservação

Para manter uma coleção, seja ela qual for, é fundamental cuidar da sua conservação. Essa é uma das primeiras lições que que os brinquedos colecionáveis proporcionam para as crianças, que precisarão manter tudo bem organizado e acomodado no mesmo lugar. A tarefa de separar e categorizar os brinquedos também contribui para aperfeiçoar o raciocínio do pequeno.

Desenvolve a responsabilidade

Ter a posse de uma coleção desperta na garotada uma sensação de orgulho e entusiasmo. Isso faz com que os pequenos se dediquem a ampliá-la, o que as torna capazes de tomar as decisões por si mesma. Isso é um fator que também ajuda a desenvolver a sua autonomia.

Ensina sobre dinheiro

Quando a criança precisa administrar o próprio dinheiro e economizar a mesada para comprar os próximos itens da sua coleção, isso lhe dá uma boa noção sobre consumo consciente, valorizando a conquista de cada item. Mesmo que ela não use das próprias economias, as coleções servem para ensinar a ter paciência e que ela não terá todos os brinquedos colecionáveis num único dia.

Melhora a conexão entre pais e filhos

Compartilhar com os filhos a paixão de colecionar é uma boa maneira de estreitar os laços com a galerinha. Seja na hora de adquirir os brinquedos, seja na hora de organizar ou montar os itens, esse momento com a família reunida em torno de uma atividade em comum produz uma ligação que faz maravilhas para aumentar a confiança.

Contribui para a interação social

As crianças que fazem coleções geralmente se relacionam com outras crianças que também têm os mesmos interesses, já que há esse assunto em comum para conversar.

Além disso, existem coleções que permitem a troca de itens que faltam ou sobram nos próprios conjuntos, o que ajuda a desenvolver a habilidade de negociação de forma justa. Como resultado, contribui para promover a sociabilidade dos pequenos.

Quais são os principais tipos de brinquedos de coleção?

Até agora, mostramos a você do que se tratam os brinquedos colecionáveis e como eles trazem benefícios para o desenvolvimento das crianças. A seguir, entenda qual a diferença entre os principais tipos de brinquedos de coleção, inclusive os clássicos e os modernos.

Action figures

As action figures (ou figuras de ação) são itens colecionáveis que representam com fidelidade personagens de filmes, séries e desenhos animados. Essas figuras são articuladas, permitindo criar diversas poses e muitas delas vêm com acessórios e expressões faciais que podem ser trocadas.

Valiosas e muito cobiçadas por colecionadores, as action figures são fabricadas de maneira bem mais complexa do que os brinquedos comuns. Por esse motivo, essas réplicas são consideradas caras por quem as compara com brinquedos comuns e geralmente são encontradas em lojas com artigos especializados.

Funko

Funko é, na verdade, o nome da empresa responsável pela fabricação desses bonecos, que normalmente são feitos em vinil. Assim como as action figures, eles também representam personagens conhecidos do cinema, games e TV, conhecidos como Funko Pop.

Porém, em vez de ser uma representação realista, os bonecos são reproduzidos com uma aparência mais estilizada, sendo que essa é a característica principal desse brinquedo colecionável. Além do Funko tradicional, também existem os modelos pocket, os quais são menores que os bonecos originais.

Miniaturas

Automóveis, trens e outros tipos de transportes estão entre os itens preferidos para os colecionadores de miniaturas. Um bom exemplo de carrinhos são os da Hot Wheels, que apresentam réplicas já montadas de vários modelos modernos e antigos, além de veículos usados por personagens, como é o caso do Bat-móvel.

Além de veículos, várias outras formas de miniaturas podem ser colecionadas de acordo com o gosto da criança, como os Shopkins, que se tornaram uma grande paixão entre os pequenos. Eles são uma ótima alternativa para quem é fascinado por esse tipo de brinquedo, mas não quer ocupar muito espaço para armazená-los ou deixá-los expostos.

Pelúcias

Quem não se lembra das adoráveis pelúcias da Parmalat? Esse tipo de coleção nunca sai de moda e pode ser feita com personagens aleatórios ou ter um tema específico. Entre os brinquedos colecionáveis de pelúcia mais comuns, estão os personagens da Disney, como o Mickey e a Minnie, além dos personagens Ty, que têm olhos bem expressivos e encantam a garotada.

Gostou de conhecer mais sobre os brinquedos colecionáveis e sentiu uma nostalgia gostosa dos tempos em que também colecionava? Então, não espere mais e comece a investir nesse hobby que, além de gerar vários momentos de diversão para compartilhar com as crianças, ainda gera muitos ensinamentos que serão levados para a vida adulta.

Se o pequeno ainda não sabe qual coleção iniciar, confira os brinquedos colecionáveis que temos disponíveis em nosso catálogo.

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...