Conheça os benefícios dos brinquedos de montar no desenvolvimento infantil

6 MINUTOS DE LEITURA
12
brinquedos de montar|
Quatro crianças se divertem com brinquedos de montar

Os brinquedos de montar são reconhecidos como atividades atemporais e que se encaixam nas mais diversas fases do desenvolvimento infantil. São tantas as possibilidades entre as criações, que habilidades como a resolução de problemas e a criatividade são naturalmente estimuladas durante a diversão.

Já parou para pensar em como um brinquedo como o Lego pode transformar uma simples atividade em uma missão de descobertas e desenvolvimento? Talvez por isso esses blocos estejam por aí há tanto tempo. Hoje, vamos compartilhar os benefícios dos brinquedos de montar para o desenvolvimento das crianças. Acompanhe!

Por que comprar brinquedos de montar para as crianças?

Quando o assunto é a compra de brinquedos, uma preocupação recorrente dos adultos é saber se eles serão de fato utilizados pela criançada — e se vão ser vantajosos de alguma maneira para o desenvolvimento infantil.

Mas quando falamos em blocos de montar, como Lego e Mega Bloks, essa preocupação pode ser deixada de lado. A emoção de combinar as peças pela primeira vez com o passar do tempo é substituída pela possibilidade de experimentar novas combinações, explorando toda a criatividade.

O próprio sistema dos blocos de montar como o Lego permite que as peças sejam combinadas entre elas, e que os personagens de produtos diferentes sejam intercambiados. O próprio significado da marca, “leg godt”, que em dinamarquês significa brincar bem, traz consigo toda a riqueza dos brinquedos de montar. 

Em tempos nos quais nos voltamos para o nosso íntimo, com o distanciamento social, a Lego como marca registrou lucros históricos, alcançando resultados que refletem uma crescente legião de pequenos e grandes construtores que querem se desafiar por meio da brincadeira.

Ainda não está confiante de que os blocos de montar são um investimento na curtição e no desenvolvimento? Confira os pontos que separamos a seguir. 

1. Trabalha o raciocínio lógico

O simples ato de buscar o melhor encaixe para peças de tamanhos e formas diferentes é um convite ao raciocínio lógico, não acha? Na hora da ação, pode não ficar tão evidente que o ato de explorar possibilidades para construir uma casa ou uma pista de corrida seja um grande desafio. Mas, na prática, é. E essa é a grande mágica dos blocos de montar.

A criançada fica entretida na busca por alcançar o melhor resultado ao colocar em prática as ideias que foram idealizadas em sua mente. Quase que de forma intuitiva, organizam os seus pensamentos e as suas ações para alcançar um objetivo final. Também por isso a brincadeira é importante na jornada da criança.

2. Fortalece a perseverança

Mas não é apenas o raciocínio lógico que é trabalhado com brinquedos de montar. A molecada também desenvolve a paciência e perseverança, insistindo na tarefa por saber que o resultado final será recompensado por uma linda construção. E quando tudo desaba, o que fazer? Respirar fundo e construir tudo de novo, é claro! Essa é a mensagem!

Vale lembrar que ao brincar com blocos de montar, a presença dos adultos pode ser muito valiosa. Brincar junto estreita os laços afetivos e abre uma janela para conexões extremamente sólidas. E quando o assunto é Lego, os adultos geralmente também adoram — e ficam de olho nos lançamentos, como as novidades da linha Star Wars ou Super Mario.

3. Ensina sobre organização

Existem alguns pontos que fazem dos blocos de montar uma boa maneira de ensinar sobre organização. Primeiro, porque alguns modelos de Lego estão atrelados a orientações que devem ser seguidas para chegar a determinado resultado. Mas também é necessário ter bastante cuidado com cada item, para que eles não se percam e não impactem na obra final.

Para os adultos que brincam de Lego com a criançada, uma boa forma de falar sobre organização é mostrar as boas práticas que podem ser seguidas, como: brincou, guardou; não misturar os kits de blocos de montar; ou mesmo ter um ambiente reservado dentro da casa para montar os sets e se divertir! Afinal, as crianças aprendem pelo exemplo, não é mesmo?

4. Desenvolve a coordenação motora

Em todos os cenários, os blocos de montar são extremamente úteis para desenvolver a coordenação motora. Para as crianças pequenas, os blocos grandes (como a linha Duplo, da Lego) promovem uma experiência muito bacana. Para as crianças maiores, os blocos ficam menores e o grau de dificuldade segue aumentando.

Mas o formato dos blocos também permite que eles sejam brinquedos ricos para deficientes visuais. São itens que estimulam os sentidos e contam uma história por meio de suas formas. Assim, é possível adicionar camadas extras para a representação do mundo.

5. Estimula a criatividade

Depois de tantos pontos, fica claro que os brinquedos de montar são ideais para estimular a criatividade. Ao pensar que não existem regras ou limites para a imaginação, é possível inventar coisas novas, pensar em formas de locais, seres ou universos que não existem — mas que contam a história da alma de toda turminha.

Para isso, os adultos devem sempre incentivar a criatividade da criança, ou mesmo permitir que ela brinque sozinha para que se conectar com as suas vontades e ideias.

6. Gera conexões e favorece o lado cognitivo

As histórias contadas com Legos e outros brinquedos de montar podem ser apenas uma primeira porta para outras brincadeiras, que podem (ou não) envolver personagens diferentes. 

É possível, por exemplo, construir um castelo e levar bonecos para passear por lá. Ou mesmo criar automóveis que vão ganhar vida por meio das mãos curiosas da molecada, acompanhadas da companhia e da narrativa dos adultos.

Quando pensamos no desenvolvimento cognitivo das crianças, os blocos de montar podem auxiliar na construção da confiança e da segurança, servindo como uma base sólida a ser replicada por toda a vida.

São tantas as vantagens dos blocos de montar, que o difícil é escolher apenas alguns itens para fazer parte da brinquedoteca da criança. O mais legal é levar toda a turma para o momento da decisão, compartilhando com eles a possibilidade de selecionar qual modelo mais combina com o seu estilo.

Agora que você já conhece os principais benefícios dos brinquedos de montar, aproveite para conferir as novidades da Lego!

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!