Conheça quais são os brinquedos de parquinho e como eles ajudam no desenvolvimento infantil

Imagem de três crianças se divertindo em brinquedos de parquinho.

Quem não tem ótimas lembranças se divertindo nos brinquedos de parquinho, não é mesmo? Esse espaço é muito criativo e estimulante para a criançada, podendo contar com pontos para brincadeiras individuais, jogos em grupo ou até algumas mesas e cadeiras para descanso.

Quer criar memórias inesquecíveis para as crianças no playground? Então, acompanhe a nossa lista de brinquedos para esse espaço e entenda por que eles são tão importantes para o desenvolvimento dos pequenos de todas as idades. Confira!

Por que é importante para as crianças se divertirem no playground?

Quando falamos em parquinho, sempre lembramos de espaços cheios de crianças sorrindo e se divertindo. Isso porque ele se torna um lugar para convívio, onde a criançada pode desenvolver suas habilidades sociais e interagir com outras pessoas da sua idade.

Sabia que brincar no playground infantil é uma atividade física? Esse espaço é um ótimo local para as crianças desenvolverem suas habilidades motoras e ainda se movimentarem para gastar energia. Tudo isso de uma maneira divertida e especial, que vai criar lembranças para a vida toda.

O playground também é um ótimo aliado para o desenvolvimento cognitivo. Afinal, nesse espaço livre e aberto, os pequenos poderão usar a criatividade para criar histórias e atividades com brinquedos de parquinho. As crianças podem, por exemplo, transformar a piscina de bolinhas em um lago ou mar e se divertir a partir disso.

Brinquedos de parquinho: conheça algumas sugestões

Pronto para conhecer alguns brinquedos de playground para poder montar esse espaço para a criançada? Então, confira nossa lista de sugestões e entenda melhor sobre cada uma delas.

1. Escorregador

Quando falamos em parquinhos, o escorregador infantil é um dos primeiros brinquedos que vêm à mente, certo? Com seu formato inclinado, esse item é ótimo para que os pequenos possam ter uma noção maior de equilíbrio e segurança durante a descida.

Para as crianças, os escorregadores com descida mais curta são perfeitos para garantir toda a diversão. Já os mais crescidinhos podem curtir um modelo mais alto ou com adicionais, como parede de escalada, que tornam a brincadeira mais criativa e radical.

Para aqueles dias de calor e sol, o escorregador inflável é outra opção entre os brinquedos de parquinho. Além da experiência de brincar na água, os pequenos poderão aprender a controlar os movimentos para escorregar e aterrissar da melhor maneira possível.

Imagem de quatro crianças se divertindo em brinquedos de parquinho.

2. Gangorra

A gangorra de madeira ou de plástico é uma das favoritas da criançada para se divertir no parquinho. Nela, os pequenos terão um desenvolvimento dos sentidos, aprendendo a se movimentar da maneira correta para que o tempo no brinquedo possa ser bem divertido.

Além disso, eles podem exercer a criatividade e usar esses brinquedos de parquinho como parte de uma história. Isso porque as gangorras contam com formato de bichinhos, como cavalos, unicórnios, golfinhos, entre outros. Os modelos com dois lugares são ótimos para que as crianças possam interagir e trabalhar em equipe.

3. Balanço

Com o balanço, os pequenos sentem que estão voando, não é mesmo? Além de divertido, esse brinquedo também ajuda no senso de equilíbrio e no desenvolvimento da parte motora e da postura. Ele também ajuda a criança a entender mais sobre segurança, com partes como cintos e travas.

Os modelos duplos são ótimos para gerar a colaboração e o convívio social entre as crianças. Nele, os pequenos poderão trabalhar juntos para poder movimentar o balanço e poder se divertir. Você consegue achar esses brinquedos de parquinho em vários formatos, desde personagens da cultura pop até barcos e animais.

4. Gira-gira

Se tem um brinquedo que exercita e diverte ao mesmo tempo, é o gira-gira. Para usá-lo, os pequenos deverão trabalhar em equipe e sincronizar seus movimentos, gerando um aprendizado relacionado ao equilíbrio e coordenação. Existem modelos com até oito lugares, que são ideais para grupos grandes.

5. Casinha

Com certeza você se lembra de brincar numa casinha, não é mesmo? Esses brinquedos de parquinho são perfeitos para os pequenos exercerem a criatividade e desempenharem papéis de brincadeira, como mãe, pai ou filho. Vale deixar que as crianças decidam quem querem ser ou que tipo de atividade querem fazer.

Uma dica de brincadeira na casinha é enchê-la de almofadas e contar algumas histórias divertidas, ou até encenar uma peça de teatro que envolva o brinquedo. Ela também é ótima para se esconder durante o esconde-esconde, sabia?

6. Cama elástica

A cama elástica é sempre aquele sucesso nas festinhas de aniversário. Não é para menos, já que esse brinquedo é uma atividade física superdivertida e fácil de ser praticada. Dependendo do tamanho, os pequenos podem aproveitá-la em duplas, ajudando no seu desenvolvimento social.

Assim como no balanço, a criança tem a sensação de estar voando, o que é muito divertido e especial. Além disso, os pequenos aprendem a se movimentar da maneira correta para atingir a maior altura dentro desses brinquedos de parquinho.

7. Piscina de bolinhas

Coloridas e divertidas, as piscinas de bolinhas são perfeitas para que os pequenos de todas as idades possam curtir. Além dessa diversidade, o brinquedo ajuda a estimular o aprendizado por meio das cores, tamanhos e dimensões das esferas que ficam dentro dele.

Assim como a cama elástica, esses brinquedos de parquinho podem ajudar na interação entre as crianças, dependendo do seu tamanho. Neles, os pequenos criam histórias e usam as bolinhas como elementos dentro delas, ou até usam o espaço como local para a narrativa. Muito legal, não é mesmo?

Gostou de conhecer mais sobre os brinquedos de parquinho? Esperamos que nossa lista possa te ajudar a entender sobre a importância deles e a escolher os melhores para a diversão dos pequenos.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...