4 ideias de brincadeiras com cozinha infantil

6 MINUTOS DE LEITURA
0
Imagem de uma criança brincando num espaço de cozinha infantil.

Não há como negar: a brincadeira com cozinha infantil agrada em cheio a garotada. Isso porque, além de envolver o famoso faz de conta — que é algo marcante nessa idade —, ela permite diversas personalizações. Além disso, inclui vários participantes e ainda torna a diversão um ótimo momento para experimentar lanches de dar água na boca.

É por isso que trouxemos algumas ideias para você implementar na hora de brincar com a turminha, garantindo que o lazer delas seja ainda mais proveitoso e animado. Acompanhe!

Vantagens de brincar de faz de conta

Antes de partirmos para as sugestões de brincadeiras com cozinha infantil, vamos falar um pouco sobre as vantagens desse tipo de atividade com a garotada.

Afinal, momentos de faz de conta que exploram a imaginação e a criatividade não são bons apenas para garantir uma boa dose de diversão. Eles também proporcionam uma série de aprendizados e ganhos na evolução das crianças. Confira alguns deles!

Ajuda no desenvolvimento da fala

Apesar de a brincadeira com a cozinha infantil ser uma atividade bastante manual e que requer movimento, equilíbrio e, de quebra, uma boa dose de coordenação motora, ela não para aí. A garotada é incentivada a se comunicar continuamente — e não apenas com os outros participantes do jogo, viu?

Isso porque os pais ou responsáveis por esse entretenimento podem inserir elementos extras que ajudam a criança a aprimorar as habilidades de fala, leitura e escrita. É o caso de receitas de lanches e quitutes, lista de ingredientes, anotações sobre utensílios de cozinha e muito mais.

Trabalha as habilidades socioemocionais

Outra vantagem das brincadeiras com cozinha infantil é que elas trabalham (e muito) as habilidades socioemocionais da turminha, como empatia, percepção, responsabilidade e confiança.

Todas elas são praticadas e desenvolvidas mesmo quando há apenas uma criança na brincadeira. No entanto, elas ficam ainda mais evidentes quando há irmãos, primos ou amiguinhos se divertindo em conjunto.

Além disso, garotos e garotas exercitam o controle da ansiedade e do estresse ao longo das tarefas que realizam no ambiente da cozinha (como preparar pratos ou mesmo servir aos convidados). E isso é muito importante para evitar o surgimento de transtornos mentais na infância.

Estimula a resolução de problemas com mais facilidade

Quando a criança se envolve com uma cozinha infantil, ela se propõe a atingir diferentes objetivos na brincadeira para que o faz de conta seja mantido do início ao fim.

É justamente por isso que ela assume uma autonomia maior na hora do lazer a respeito das regras do jogo, da organização do espaço, das peças do vestuário, da disposição de bonecos e de outros elementos.

Como resultado, isso a leva a ter uma maior desenvoltura frente aos problemas que aparecem. Além disso, consegue construir um raciocínio lógico e abstrato mais apurado, e se torna menos dependente à medida que avança nos ciclos da infância.

Incentiva a coletividade

Por fim, o brincar de cozinha resgata algo que estava bastante presente no lazer de quem hoje é pai, tio, avó ou avô: a diversão em companhia. Algo não muito comum em uma era tecnológica, em que muitas vezes predominam entretenimentos individuais e à distância.

Ou seja, a criança tem diante de si todos os recursos necessários para interagir e se integrar socialmente com outras da mesma idade. Isso é muito positivo, pois contribui para elas saberem trabalhar em equipe desde a infância, sejam mais expressivas e espontâneas e aprendam a conciliar os interesses pessoais com os dos demais.

Imagem de uma criança brincando em uma cozinha de brinquedo.

Dicas de brincadeiras com cozinha infantil

Agora, vamos ao que interessa! Reunimos algumas sugestões de brincadeiras com cozinha infantil que você pode colocar em prática na sua casa. Fique atento a elas para proporcionar uma verdadeira imersão nesses momentos com roupas, acessórios e, é claro, comes e bebes!

1. Chef de cozinha

A brincadeira do chef de cozinha é para lá de divertida! Ela consiste em transformar a criança em um especialista culinário — aqui, as roupas, como avental e touca branca, contribuem para tornar a encenação ainda mais real. Na brincadeira, a galerinha deve preparar uma refeição especial para um grande evento.

A partir daí, a imaginação pode correr solta quanto ao tipo de comida, ao tempo de preparo, a arrumação dos acessórios, aos ajudantes de cozinha etc.

2. Lanchonete/restaurante

A brincadeira de lanchonete/restaurante, por sua vez, envolve simular que a criança está na cozinha de um desses estabelecimentos. Com isso, ela fica encarregada de preparar pratos para os clientes que já estão em suas respectivas mesas.

Aqui, a própria família pode participar, interpretando a clientela que vai provar o menu especial do local. Para incrementar ainda mais, é possível tematizar o espaço, tornando ele uma pizzaria, um café, uma padaria etc.

3. Chá da tarde

Uma terceira ideia é o chá da tarde com os personagens preferidos da criançada, como os bonecos de filmes, séries e desenhos que ela assiste e acompanha. Ou seja, uma verdadeira celebração da infância! Aqui, a criança pode ser tanto a chef de cozinha quanto a anfitriã do encontro, enquanto você serve aperitivos para ela e os convidados.

4. Confeitaria

A última sugestão é a brincadeira de confeitaria que é uma ótima oportunidade para você cozinhar com as crianças. Isso porque ela permite unir a cozinha infantil com a de verdade.

A escolha do doce e o preparo dele ocorrem no universo da cozinha infantil, com você ensinando o passo a passo para criar um bolo, um cupcake, uma torta etc.

Já na hora de levar ao forno, você passa para a verdadeira. Aí, é só preparar para servir e comer com a família.

Viu só como não faltam ideias de brincadeiras com cozinha infantil, e como elas podem render ótimos momentos em família? Portanto, inclua essas atividades no lazer da turminha e aproveite para melhorar a relação dela com a comida. E mais, elas podem estimular hábitos alimentares saudáveis nessa fase tão importante do desenvolvimento.

Curtiu nossas dicas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais alternativas de brincadeiras para a molecada!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...