Brinquedos interessantes para 9 anos: ideias que as crianças vão adorar!

6 MINUTOS DE LEITURA
4199
Brinquedos interessantes para 9 anos|
|

Comprar presente para crianças pode ser uma missão um tanto complicada. Ainda mais se o presenteado não for tão pequeno, mas também, ainda não tiver chegado à adolescência. Sempre temos dúvidas se o mimo é adequado para a idade e se ele vai gostar, não é mesmo?

Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 5 dicas de brinquedos interessantes para 9 anos. Essa fase é, realmente, mais difícil para presentear. Mas saiba que também não é um bicho de sete cabeças. A seguir, confira as sugestões que trazemos para você!

1. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiros são clássicos e todo mundo gosta, até mesmo, os adultos. Quem resiste a uma partida em um momento em família? Além de muito divertidos, eles são ótimos para o desenvolvimento infantil, especialmente, nas áreas da cognição, da sociabilidade e do emocional.

Em alguns jogos, é preciso usar habilidades de lógica, memória, raciocínio, matemática, pensamentos abstratos e estratégia, tudo ao mesmo tempo e enquanto brinca. Ou seja, é uma ótima maneira de desenvolver as capacidades cognitivas.

Já o lado social fica por conta das regras, do compartilhamento de ideias e da interação. Sendo assim, pode ajudar a trabalhar a timidez, por exemplo. Na parte emocional, os jogos auxiliam no relaxamento e, consequentemente, na redução do estresse e no equilíbrio mental.

Eles oferecem um tipo de escape para aliviar as tensões do dia a dia cada vez mais ocupado dos pequenos. Quer saber quais jogos de tabuleiro são adequados para crianças de 9 anos? Veja:

  • xadrez;
  • dama;
  • Banco Imobiliário;
  • Detetive;
  • Jogo da Vida;
  • Jogo da Mesada;
  • Cara a Cara;
  • Perfil.

2. Quebra-cabeças

Outro brinquedo interessante para 9 anos é o quebra-cabeças. Esse também é um jogo que muitos adultos adoram, e até praticam, com a intenção de relaxamento. Voltando às crianças, ele ajuda no desenvolvimento infantil integral, estimulando diversas habilidades, como:

  • desenvolvimento neurológico e psicomotor;
  • noção espacial;
  • melhora da concentração e foco;
  • memória;
  • raciocínio lógico;
  • persistência;
  • resolução de problemas;
  • sociabilidade.

Além disso, o quebra-cabeças ajuda a trabalhar a criatividade, pois enquanto brinca, a criança elabora teorias e testa hipóteses para encontrar o encaixe certo das peças. Mas, entre tantos modelos do brinquedo, qual é o mais adequado para a idade?

Dê uma olhada na indicação do fabricante. Geralmente, nessa faixa etária, os jogos já têm mais de 48 peças e um grau mais elevado de dificuldade.

3. Jogo da memória

Como você pode conferir até aqui, os brinquedos não são meras distrações. Enquanto a criança se diverte, ela aprende em diversas áreas do desenvolvimento. Com o jogo da memória, isso não é diferente. Essa brincadeira tão divertida ajuda a exercitar o cérebro ao exigir concentração, observação, raciocínio rápido e memória fotográfica.

Mais uma vez, não é um jogo apenas para os pequenos. Os adultos também podem relaxar jogando algumas partidas com as crianças. Dessa maneira, também trabalha a sociabilidade e os laços afetivos, que são tão importantes para a família.

Para quem tem 9 anos, você pode escolher uma opção com mais peças e figuras mais complexas. Se tiver alguma dúvida, basta olhar a faixa etária na indicação do fabricante. Hoje em dia, existem muitas opções, incluindo figuras de personagens que a criançada adora!

4. Patins e artigos esportivos

rihappy rihappybrinquedos image 359 1

A dica, agora, é para mexer o corpo! Incentivar as práticas esportivas desde cedo é muito importante para que a criança desenvolva o hábito de se exercitar. As atividades físicas fazem parte de um estilo de vida saudável, que desejamos para os pequenos, não é verdade?

Além do mais, é importante para o desenvolvimento da coordenação motora grossa, que é a responsável pela movimentação dos grandes músculos, e para o fortalecimento muscular.

Os patins sempre foram febre entre os jovens e podem ser usados a partir dos 7 anos. Existem diversos modelos, mas a principal diferença entre eles é a posição das rodas, que podem ser quatro rodas alinhadas ou dois pares de rodas, um na frente e outro atrás.

Na hora de escolher, é importante que os patins tenham a mesma numeração dos tênis esportivos da criança, no tamanho BR. Por falar em esportes, presentear crianças de 9 anos com artigos esportivos também é uma ótima ideia. Nessa idade, os pequenos têm muita energia e precisam gastá-la. Sendo assim, você pode dar:

  • bola de futebol;
  • bola de basquete;
  • bola de vôlei;
  • kit basquete;
  • boliche;
  • bicicleta;
  • kit natação etc.

Independentemente da idade, é importante considerar os gostos pessoais da criança na hora de escolher um brinquedo esportivo para presenteá-la. Afinal de contas, o que queremos é agradar o presenteado. Se for ser filho, é mais fácil. Caso contrário, na dúvida, pergunte aos pais qual esporte o pequeno sente mais afinidade.

5. Slime

A massinha de modelar é um sucesso entre os pequenos! Ela ganhou um upgrade em uma versão chamada slime. Mas o que essa roupagem nova tem de diferente? Enquanto a tradicional já vem pronta, a inovadora pode ser feita com as próprias mãos!

Isso mesmo! As crianças juntam os ingredientes para ver a mágica acontecer, e elas adoram! Dá para fazer slimes de várias cores e texturas, além de decorar com glitters, miçangas e paetês. Ou seja, coloca a criatividade em ação!

Além disso, é uma atividade quase terapêutica. Ao trabalhar com o slime, os pequenos estimulam sua imaginação, desenvolvimento motor, cognição, visão, sensorialidade e outras capacidades. Há, também, a possibilidade de estreitar os laços afetivos, já que é uma brincadeira para toda a família!

Você pode optar entre as versões de slime já prontas, os kits para produzi-la ou os ingredientes vendidos separadamente. No caso de crianças de 9 anos, é mais interessante que elas confeccionem o próprio brinquedo.

Como você pode conferir, as brincadeiras devem ser levadas a sério, pois ajudam no desenvolvimento infantil. Por isso é tão importante escolher bem, segundo a idade, os brinquedos interessantes para 9 anos. Assim, você a ajuda a trabalhar suas habilidades, enquanto se diverte de montão!

Aproveite que está por aqui e descubra, também, como escolher o melhor brinquedo para cada idade!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *