Entenda a diferença entre brinquedos educativos e brinquedos lúdicos

6 minutos para ler

Crianças gostam mesmo é de brincar. Seja no verão ou no inverno, seja de manhã ou à noite: elas dão asas à imaginação mesmo quando não têm qualquer brinquedo por perto. Todo objeto se transforma e a diversão só para quando precisam ir dormir, comer ou realizar alguma atividade da escola.

E sabe do que elas gostam também? Da participação dos pais! São nesses momentos de união familiar que as crianças se sentem protegidas e amadas — mesmo que os adultos só possam ficar por perto por poucos minutos, devido à correria da rotina. Você já reparou o quanto os laços se fortalecem com as brincadeiras? A boa notícia é que elas existem aos montes, de diversas formas — assim como os brinquedos.

Hoje, trouxemos duas opções superinteressantes para você inserir nas brincadeiras dos seus filhos: os brinquedos lúdicos e os educativos. Conheça as diferenças entre eles e saiba em qual momento optar por cada um!

Quais são as principais diferenças entre os brinquedos lúdicos e educativos?

brinquedos lúdicos

“Mas brinquedo não é tudo igual?”, você pode estar se perguntando. A resposta é não! Essas diferenças vão muito além das cores, dos formatos, dos fabricantes e da indicação por idade. Na verdade, tudo é uma questão de propósito.

Pegue o exemplo dos brinquedos lúdicos. Sabe aquela cozinha em miniatura, a casinha de bonecas, a piscina de bolinhas e os túneis de pano feitos para as crianças? Eles se encaixam nessa categoria, uma vez que estimulam a criatividade e abrem um caminho bacana para a imaginação. É com eles que os pequenos vão experimentar e arriscar.

A turminha pode simular estar enfrentando uma batalha épica, ao entrar em uma tenda de pano, ou trabalhar em uma obra faraônica, ao manipular um trator de plástico. Nesse momento, as brincadeiras antigas também são muito valiosas — aquelas mesmas que você brincava quando era criança.

Por outro lado, os brinquedos educativos já têm uma pegada mais didática e são muito apreciados tanto pelas famílias quanto pelas escolas. Eles vão desde aqueles móbiles de bichinhos colocados no berço até os jogos de montar, as torres de blocos e os tapetes de atividades.

A função principal aqui é dar apoio para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Mas muito além de toda a teoria, é interessante pensar na diversão educativa como uma maneira de estimulá-la a cumprir tarefas, vencer desafios e até mesmo vivenciar a experiência da tentativa e do erro.

Sabe quando os pequenos tentam desempenhar funções de adultos? Colocando as roupas dos pais, fingindo que estão trabalhando, conversando coisas sérias demais para a idade deles: tudo isso também é aprender. A ideia é que o aprendizado não seja algo sem graça e que faça parte dos melhores momentos da vida da criança.

Mas, cá entre nós, entre brinquedos lúdicos e educativos, qual escolher?

Se você está esperando uma resposta taxativa, sentimos muito em decepcionar. Antes de tudo, é preciso ter em mente que não existe um brinquedo melhor que o outro. A criança vai gostar mais de um do que de outro a depender de sua idade, de seus interesses no momento e, é claro, do incentivo dos pais.

Vamos supor que você quer ensinar a turminha a fazer cálculos simples, como adição e subtração, com objetivo de ajudar no desenvolvimento que eles têm na escola. Nesse caso, os brinquedos educativos são uma ótima pedida. Lembra-se das cinco marias, aquela brincadeira antiga que a criançada amava? Ela pode ajudar bastante no entendimento mais visual das contas, assim como as bolinhas de gude.

Agora se você quer mesmo que a criança desenvolva seu lado criativo, nada mais legal do que dar a ela um jogo de tabuleiro ou de cartas, um conjunto de bonecos (as chamadas figuras de ação) ou mesmo slimes — que voltaram, depois de alguns anos, a ser a febre do momento entre meninos e meninas de várias idades.

Ainda não entendeu a importância do brincar?

Nos conteúdos aqui do blog, sempre reforçamos a importância de brinquedos e brincadeiras. Isso porque ela vai muito além da pura e simples diversão. Quer ver só?

Com a ajuda de brinquedos lúdicos e educativos, por exemplo, a criança descobre o mundo. Ao construir um prédio, preparar um jantar, organizar uma aula de desenho ou mesmo fazer um show, o divertimento acontece — ainda que sejam todas tarefas realizadas com a ajuda da imaginação.

As brincadeiras têm um papel muito significativo no desenvolvimento infantil. Prova disso é que as crianças são estimuladas a brincar até mesmo no ambiente escolar, como meio de aprendizado — já reparou? É assim que elas aprimoram suas habilidades sociais e até mesmo entram em contato com regras e situações nas quais elas precisam se adaptar.

Comece a reparar, por exemplo, como o brincar (seja de maneira lúdica ou educativa) deixa a turminha mais alegre, acessível e esperta. Para você que cuida de uma criança e está por perto nos mais variados momentos, reconhecer o papel das brincadeiras no desenvolvimento infantil é de extrema importância. Dê uma olhada nas vantagens dessas práticas!

  • Melhora da fala e da linguagem: ao brincar, a criança é estimulada a repetir sons, imitar barulhos e interagir com o momento, sentindo-se confortável para se comunicar.
  • Aprendizado: com brincadeiras lúdicas ou educativas, a tomada de risco, imaginação, negociação e identificação surgem de maneira espontânea.
  • Fortalecimento dos laços: o lazer com jogos e brincadeiras potencializa o afeto e aproxima aqueles que vivenciam momentos de alegria juntos.
  • Equilíbrio do comportamento: o brincar desencadeia uma série de experiências que levam à concentração, foco e até mesmo no aprender a lidar com situações novas ou mesmo que fogem dos padrões.

Seja com brinquedos lúdicos ou brinquedos educativos, o #modobrincar deve ser a prioridade número 1 para a criança. Não se pode imaginar outra maneira de estimular as habilidades diversas dos pequenos, a não ser com jogos, atividades superdivertidas, descobertas e muitas emoções.

Para aprender mais sobre brinquedos lúdicos e outras questões de extrema importância para as crianças, que tal assinar a nossa newsletter? Vamos enviar para o seu e-mail dicas exclusivas em primeira mão!

CTA_Importância-do-brincar-na-vida-da-criançaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Entenda a diferença entre brinquedos educativos e brinquedos lúdicos

Deixe um comentário