Conheça 8 brinquedos ideais para crianças hiperativas

6 minutos para ler

Muitas dúvidas surgem na hora de presentear os pequenos, ainda mais quando se trata de brinquedos para crianças hiperativas. Sabemos que elas são mais agitadas e que não perdem muito tempo somente em uma atividade.

Por esse motivo é preciso optar pelo brinquedo capaz de ajudar nessas questões sem as agitar ainda mais. Você não sabe por onde começar a escolher o presente? Então continue a leitura, pois, neste post, trazemos 8 opções que podem agradar em cheio. Confira!

Como deve ser a brincadeira para crianças com hiperatividade?

Independentemente da criança, um brinquedo sempre será bem-vindo. Para acertar na escolha, devemos considerar a idade, as preferências e, até mesmo, os benefícios associados. Entretanto, é preciso considerar mais alguns aspectos ao presentear os pequenos que apresentam hiperatividade.

Primeiramente, oferecer mais do que 3 brinquedos ao mesmo tempo torna ainda mais difícil a brincadeira, já que as crianças com hiperatividade são mais impulsivas e têm dificuldade em se concentrar e se divertir apenas em um objeto, quando se tem outros para brincar. Elas se distraem facilmente, ficam inquietas e mudam de atividades em pouco tempo sem finalizar nenhuma.

Além disso, como qualquer outra criança, as hiperativas também necessitam de brinquedos que são apenas lúdicos, sem fundo educativo ou criado para o desenvolvimento. Dessa maneira, procure os que combinam com o gosto pessoal e que deem prazer.

Em contrapartida, evite os que aumentam a excitação ou competitividade excessiva, pois agitam ainda mais esses pequenos hiperativos. Os mais indicados são os que promovem brincadeiras mais calmas. Quer saber quais são? No próximo tópico, damos algumas sugestões.

Quais são os melhores brinquedos para crianças hiperativas?

Agora que você já sabe como deve ser a brincadeira da criança hiperativa, está na hora de ver algumas opções de brinquedos para elas. Acompanhe!

1. Instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são muito queridos pela criançada e ajudam muito no desenvolvimento infantil. Disciplina, autoestima, persistência, coordenação motora grossa e fina, além da concentração são as capacidades que podem ser desenvolvidas por meio desses objetos. No caso das crianças hiperativas, aprender a tocar um instrumento também ajuda a deixá-las mais calmas.

2. Massinha e slime

As brincadeiras com slime e massinha são muito relaxantes e não promovem agitação. Elas ainda proporcionam a oportunidade de experimentação, pois quando a criança brinca com esses materiais, percebe a textura, observa as cores, experimenta sensações e utiliza seus sentidos de olfato, tato e visão.

Dessa maneira, esses brinquedos auxiliam no desenvolvimento das habilidades cognitivas e motoras. Além disso, promovem a autoconfiança, pois não há maneira certa ou errada de brincar.

3. Spinner

O spinner é um brinquedo que se tornou uma febre há uns anos. Se você não sabe o que é, a versão mais comum tem 3 pontas que giram em alta velocidade sobre um eixo apoiado entre os dedos. O que algumas pessoas não sabem é que ele é considerado terapêutico e é indicado como auxiliar no tratamento de crianças com hiperatividade, ansiedade e, até mesmo, autismo. O seu efeito vem dos mais diversos desenhos e visuais que pode tomar conforme as giradas.

Powered by Rock Convert

4. Livros

Os livros são sempre uma ótima escolha para qualquer criança. A pessoa que tem contato com o objeto desde a infância apresenta maiores chances de criar o hábito da leitura, que favorece falar e escrever melhor. Além do mais, os livros possibilitam desenvolver a imaginação e a criatividade, que são capacidades importantes até na vida adulta.

No caso das crianças com hiperatividade, é interessante escolher livros com conteúdos lúdicos, frases curtas e letras maiores, muitas figuras e visual atrativo. Assim, o pequeno permanece concentrado por mais tempo na atividade da leitura.

5. Blocos de construção , LEGO e TUDO

O blocos de construção e LEGO fizeram parte da infância de muitos pais de hoje. Além de muito divertidos, esses brinquedos estimulam a criatividade, a coordenação motora fina, o raciocínio lógico infantil e a concentração. Isso porque faz com que as crianças busquem soluções para criar e montar as suas estruturas em um curto período, o que também trabalha a autoconfiança e a autoestima.

Se você ainda não sabe o que é TUDO, explicamos agora! São blocos de montar exclusivos da Ri Happy e que são compatíveis com outros conjuntos de blocos. Legal, né?

6. Quebra-cabeça

Montar um quebra-cabeça é uma brincadeira relaxante e estimulante ao mesmo tempo. Ela ajuda a aliviar as tensões e distrair a mente enquanto reforça e incentiva a formação de novas ligações cerebrais, estimulando ambos os lados do cérebro.

Lógica, raciocínio, criatividade, visão artística, coordenação motora fina e coordenação mão-olho são desenvolvidas durante o jogo. Além disso, o quebra-cabeça desafia a inteligência das crianças, sendo interessante para as que apresentam hiperatividade.

7. Jogo da Memória

O jogo da memória é um clássico que até nós mesmos, adultos, gostamos de brincar. Por meio de cartas com pares de figuras iguais viradas para baixo, os participantes precisam encontrar as semelhantes desvirando duas por vez.

Isso faz com que os competidores precisem memorizar os desenhos e a posição das cartas para completar a missão. Aliás, é um jogo que pode ser jogado com apenas um participante. Além da memorização, o brinquedo trabalha a orientação espacial, a coordenação motora fina, a identificação de figuras e o pensamento.

8. Material esportivo

Praticar esportes na infância é uma maneira de manter a saúde dos pequenos e de incentivar esse bom hábito de vida. Para as crianças hiperativas, os benefícios podem ir além, pois é uma alternativa para aplicarem suas energias de forma adequada.

Os hiperativos são agitados e têm dificuldades para se concentrar. Sendo assim, os esportes, como natação, luta, tênis e futebol, podem ajudar a criança a focar e ter maior disciplina. Lembrando que, para isso, é preciso que eles se identifiquem com a modalidade.

Como você pode ver, os brinquedos ideais para crianças com hiperatividade são os que estimulam a concentração infantil e podem ajudar a relaxar e acalmar os pequenos. Para que as brincadeiras fiquem mais legais e surtam maior efeito benéfico, é importante que os pais estejam envolvidos sendo facilitadores para manter os níveis de hiperatividade em equilíbrio.

Quer saber onde encontrar os melhores brinquedos para a criançada? Na Ri Happy! Entre agora mesmo no nosso site e confira todas as opções incríveis que os pequenos vão adorar! Faça as compras pela loja online e receba em sua casa.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário