Como aprender a andar de skate: 5 dicas para iniciantes

criança segurando skate atrás da cabeça sorrindo por descobrir como aprender a andar de skate

Depois do sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, a criançada só quer saber de uma coisa: como aprender a andar de skate? O novo esporte olímpico ganhou a molecada graças à participação da brasileira Rayssa Leal que, com apenas 13 anos, deu um show em cima das rodinhas.

A prática do skate chegou ao Brasil por volta de 1960, importada dos Estados Unidos. Assim, a modalidade acompanhou gerações e, além de esporte, é considerada por muitos como um estilo de vida. 

Então, se seu pequeno quer descobrir como aprender a andar de skate sozinho, você está no lugar certo. Continue a leitura, confira nossas dicas e saiba mais sobre a cultura do skateboard. 

Conheça a cultura do skateboard! 

Você sabia que, no dia 21 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Skateboard?! Criada em 2004 pela Associação Internacional de Companhias de Skate (IASC), a data é celebrada em diversos países no mundo, incluindo o Brasil, e serve para dar visibilidade à modalidade. 

A cultura do skateboard surgiu por volta de 1950, nos Estados Unidos, mas logo se popularizou e conquistou vários adeptos nos quatro cantos do mundo. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, em 2015, o Brasil já contava com mais de 8,5 milhões de skatistas — um número em constante crescimento. 

Andar de skate é uma prática que vai além do esporte e, de acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB), trata-se de uma expressão sociocultural. Então, isso está relacionado ao comportamento e identidade de um grupo de pessoas, sendo um verdadeiro estilo de vida. 

menino segurando skate andando em parque represetando como aprender a andar de skate

5 dicas para praticar skate

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a modalidade, não há nada melhor que receber umas dicas para começar a praticar, né?! A seguir, veja cinco passos sobre como aprender a andar de skate. 

1. Escolha o skate adequado

Tanto na prática de skate profissional quanto para iniciantes, a primeira dica é escolher o modelo adequado. Existem diferentes tipos de skates, inclusive opções que variam de acordo com a vertente praticada. 

Além disso, na hora de escolher, é possível basear-se em características físicas, como altura e tamanho dos pés, optando por versões compatíveis com suas medidas. Para quem está começando, a dica é investir em versões com a base maior ou um skate longboard, mais comprido.

2. Não se esqueça dos equipamentos de segurança

Outro passo para quem quer descobrir como aprender a andar de skate é não se esquecer dos equipamentos de segurança. Capacete, cotoveleiras e joelheiras são acessórios fundamentais para iniciantes e os ajudam a se protegerem no processo — afinal, as quedas são quase inevitáveis e igualmente necessárias para se aprender, né?!

3. Trabalhe a postura e o equilíbrio

Trabalhar a postura e o equilíbrio também é um passo importantíssimo para aprender a andar de skate. Isso porque, normalmente, a maior dificuldade na prática é ficar em pé, em cima do objeto.

Para ajudar, você pode pegar alguns macetes, por exemplo, direcionar sua força para planta do pé ao subir no skate e contrair o abdômen enquanto flexiona levemente os joelhos. Para não cair e perder o equilíbrio, a dica é tentar manter o corpo parado, sem grandes movimentos para frente e para trás.

4. Devagar e sempre!

Conhece o ditado “a pressa é a inimiga da perfeição”?! Se quiser saber como aprender a andar de skate, você precisa aplicá-lo no dia a dia, porque ter paciência é fundamental para começar. 

Nesse caminho, a dica é começar pelo básico, respeitando seus limites. Inicie praticando em terrenos retos e só siga para as rampas após dominar os fundamentos, como remar, frear e fazer curvas. 

5. Atenção a vestimenta e calçados

Atentar-se a vestimenta e calçados também é uma boa ideia para iniciantes. Algumas peças podem colaborar com a prática, facilitando os movimentos e garantindo mais proteção. 

Calças jeans, mais grossas, são uma boa pedida por servirem como uma camada extra de proteção para a perna. No caso dos tênis, a dica é investir em uma opção confortável, que não aperte, preferencialmente com solado reto e grosso, que dê mais segurança.  

Ative seu #ModoBrincar e encontre seu skate na Ri Happy! 

E aí, gostou das nossas dicas e já sabe como aprender a andar de skate?! Então, se estiver à procura do modelo ideal para começar a praticar, não deixe de conferir todas as opções disponíveis na Ri Happy.

Se quiser, aproveite também para acompanhar as novidades no blog #ModoBrincar. Em meio aos conteúdos, você encontra artigos recheados de informações sobre desenvolvimento infantil, educação, brincadeiras, brinquedos e muito mais! 

Fontes consultadas:

JORNAL SP NORTE. Efeito Fadinha: 4 dicas para aprender a andar de skate. Esporte, [S. l.], p. 1, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.jornalspnorte.com.br/efeito-fadinha-4-dicas-para-aprender-a-andar-de-skate/. Acesso em: 24 jun. 2022.

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Chega a 8,5 milhões o número de skatistas no Brasil. Rudge Ramos Online, Esporte, p. 1, 10 mar. 2017. Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/esportes/2017/chega-a-8-5-milhoes-o-numero-de-skatistas-no-brasil-ouca-no-esporte-10. Acesso em: 24 jun. 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Desde seu lançamento oficial, em 2013, muitos jogadores têm se perguntado como jogar on-line no PS4. Afinal, o console conta com um grande repertório de...
Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

O universo cinematográfico da Marvel é sucesso entre todas as idades graças aos seus heróis incríveis e histórias fantásticas. Dividido em fases, ele conta as...
Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!