Depois do sucesso nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, a criançada só quer saber de uma coisa: como aprender a andar de skate? O novo esporte olímpico ganhou a molecada graças à participação da brasileira Rayssa Leal que, com apenas 13 anos, deu um show em cima das rodinhas.
A prática do skate chegou ao Brasil por volta de 1960, importada dos Estados Unidos. Assim, a modalidade acompanhou gerações e, além de esporte, é considerada por muitos como um estilo de vida.
Então, se seu pequeno quer descobrir como aprender a andar de skate sozinho, você está no lugar certo. Continue a leitura, confira nossas dicas e saiba mais sobre a cultura do skateboard.
Conheça a cultura do skateboard!
Você sabia que, no dia 21 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Skateboard?! Criada em 2004 pela Associação Internacional de Companhias de Skate (IASC), a data é celebrada em diversos países no mundo, incluindo o Brasil, e serve para dar visibilidade à modalidade.
A cultura do skateboard surgiu por volta de 1950, nos Estados Unidos, mas logo se popularizou e conquistou vários adeptos nos quatro cantos do mundo. De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha, em 2015, o Brasil já contava com mais de 8,5 milhões de skatistas — um número em constante crescimento.
Andar de skate é uma prática que vai além do esporte e, de acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB), trata-se de uma expressão sociocultural. Então, isso está relacionado ao comportamento e identidade de um grupo de pessoas, sendo um verdadeiro estilo de vida.
5 dicas para praticar skate
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a modalidade, não há nada melhor que receber umas dicas para começar a praticar, né?! A seguir, veja cinco passos sobre como aprender a andar de skate.
1. Escolha o skate adequado
Tanto na prática de skate profissional quanto para iniciantes, a primeira dica é escolher o modelo adequado. Existem diferentes tipos de skates, inclusive opções que variam de acordo com a vertente praticada.
Além disso, na hora de escolher, é possível basear-se em características físicas, como altura e tamanho dos pés, optando por versões compatíveis com suas medidas. Para quem está começando, a dica é investir em versões com a base maior ou um skate longboard, mais comprido.
2. Não se esqueça dos equipamentos de segurança
Outro passo para quem quer descobrir como aprender a andar de skate é não se esquecer dos equipamentos de segurança. Capacete, cotoveleiras e joelheiras são acessórios fundamentais para iniciantes e os ajudam a se protegerem no processo — afinal, as quedas são quase inevitáveis e igualmente necessárias para se aprender, né?!
3. Trabalhe a postura e o equilíbrio
Trabalhar a postura e o equilíbrio também é um passo importantíssimo para aprender a andar de skate. Isso porque, normalmente, a maior dificuldade na prática é ficar em pé, em cima do objeto.
Para ajudar, você pode pegar alguns macetes, por exemplo, direcionar sua força para planta do pé ao subir no skate e contrair o abdômen enquanto flexiona levemente os joelhos. Para não cair e perder o equilíbrio, a dica é tentar manter o corpo parado, sem grandes movimentos para frente e para trás.
4. Devagar e sempre!
Conhece o ditado “a pressa é a inimiga da perfeição”?! Se quiser saber como aprender a andar de skate, você precisa aplicá-lo no dia a dia, porque ter paciência é fundamental para começar.
Nesse caminho, a dica é começar pelo básico, respeitando seus limites. Inicie praticando em terrenos retos e só siga para as rampas após dominar os fundamentos, como remar, frear e fazer curvas.
5. Atenção a vestimenta e calçados
Atentar-se a vestimenta e calçados também é uma boa ideia para iniciantes. Algumas peças podem colaborar com a prática, facilitando os movimentos e garantindo mais proteção.
Calças jeans, mais grossas, são uma boa pedida por servirem como uma camada extra de proteção para a perna. No caso dos tênis, a dica é investir em uma opção confortável, que não aperte, preferencialmente com solado reto e grosso, que dê mais segurança.
Ative seu #ModoBrincar e encontre seu skate na Ri Happy!
E aí, gostou das nossas dicas e já sabe como aprender a andar de skate?! Então, se estiver à procura do modelo ideal para começar a praticar, não deixe de conferir todas as opções disponíveis na Ri Happy.
Se quiser, aproveite também para acompanhar as novidades no blog #ModoBrincar. Em meio aos conteúdos, você encontra artigos recheados de informações sobre desenvolvimento infantil, educação, brincadeiras, brinquedos e muito mais!
Fontes consultadas:
JORNAL SP NORTE. Efeito Fadinha: 4 dicas para aprender a andar de skate. Esporte, [S. l.], p. 1, 22 set. 2021. Disponível em: https://www.jornalspnorte.com.br/efeito-fadinha-4-dicas-para-aprender-a-andar-de-skate/. Acesso em: 24 jun. 2022.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Chega a 8,5 milhões o número de skatistas no Brasil. Rudge Ramos Online, Esporte, p. 1, 10 mar. 2017. Disponível em: http://www.metodista.br/rronline/noticias/esportes/2017/chega-a-8-5-milhoes-o-numero-de-skatistas-no-brasil-ouca-no-esporte-10. Acesso em: 24 jun. 2022.