Como brincar de cabra-cega? Veja o passo a passo!

4 MINUTOS DE LEITURA
739
como brincar de cabra cega

Existem muitas brincadeiras que ultrapassam gerações e permanecem divertidas. Você sabe como brincar de cabra-cega, por exemplo? Ela existe desde 500 a.C, quando foi inventada na China.

A origem da cabra-cega também remete à Idade Média e à Era Vitoriana. Nesse período da história, ela era muito apreciada pelas famílias reais.

Conhecer as regras é essencial para garantir a diversão. Por isso, continue a leitura e veja como se divertir brincando de cabra-cega!

Qual é o objetivo da brincadeira cabra-cega?

O objetivo da cabra-cega é pegar outro participante estando vendado. Quando isso acontece, o capturado torna-se responsável por pegar outro colega no jogo.

Como essa brincadeira ajuda o desenvolvimento dos pequenos?

A cabra-cega estimula habilidades importantes. Por estar vendado, o participante responsável por pegar os demais precisa usar bastante os sentidos. A audição é usada para identificar onde os colegas estão. O tato também é importante para se movimentar.

Em geral, tudo isso contribui para a orientação espacial e até para o equilíbrio. Na infância, aprimorar essas habilidades é essencial para a coordenação motora.

A brincadeira cabra-cega também tem a ver com estratégia. Vale definir um plano para capturar ao menos um dos participantes, ao mesmo tempo que é essencial saber se esconder e quando sair do esconderijo, por exemplo. Essa atividade também estimula a concentração.

Como brincar de cabra-cega?

Agora que você já conhece alguns detalhes e até curiosidades sobre essa atividade, é o momento de saber como brincar de cabra-cega. Confira os passos!

Prepare o espaço

Antes de começar a diversão, é essencial preparar todo o espaço da brincadeira. O objetivo é tornar a atividade mais segura, já que um ambiente cheio de obstáculos pode causar acidentes — especialmente para o participante vendado.

Nesse momento, é importante tirar os objetos que possam machucar, deixando a área mais livre. Também é interessante deixar alguns esconderijos disponíveis, tornando a brincadeira mais emocionante.

Explique as regras

O próximo passo é explicar todas as regras para os participantes. Mesmo que a criançada já conheça a atividade, é interessante mostrar como brincar de cabra-cega, pois isso deixa a atividade mais organizada.

Aproveite esse momento para tirar dúvidas e dar orientações importantes. Em seguida, sorteie a primeira cabra-cega para ter menos riscos de ocorrer disputas por quem começará.

Vende os olhos do pegador

Escolhida a cabra-cega da vez, basta vendar os olhos do pequeno. Isso é feito com um tecido comum ou uma máscara de dormir, por exemplo. É importante que o participante não consiga ver o que está à frente, mas possa respirar e falar normalmente.

como brincar de cabra cega

Gire a criança algumas vezes

Após vendar a primeira cabra-cega, é preciso girar a criança. Alguns rodopios já são suficientes porque a ideia é garantir que ela não saiba exatamente onde está cada elemento do ambiente. Com isso, a brincadeira dura mais tempo.

É importante não exagerar na velocidade dos giros, nem realizá-los por muito tempo. Dessa forma, a criança não fica enjoada, nem sofre uma queda ao tentar se movimentar depois.

Oriente a criançada a fugir

Com a cabra-cega à solta, é a hora de falar para as demais crianças se esconder e fugir. Os outros participantes também podem confundir o pegador, se quiserem. Dar pequenos toques nas costas de quem está com os olhos fechados ou fazer barulhos para distraí-lo pode deixar a brincadeira mais engraçada.

Repita os passos com quem for pego

Quando a cabra-cega pegar um participante, ele se torna o próximo pegador. Também é possível fazer a criança vendada tentar adivinhar quem foi pego. Se ela acertar, deixa de ser a cabra-cega.

Coloque o #ModoBrincar em prática

Ao saber como brincar de cabra-cega, fica claro que não é preciso muito para se divertir. Além dessa opção, há muitas outras brincadeiras de criança para testar. Não deixe de acompanhar as publicações no blog Modo Brincar!

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *