Como decorar quarto de bebê: dicas práticas e estilos de decoração

6 MINUTOS DE LEITURA
1319
foto de ambiente representando como decorar quarto de bebê

Saber como decorar quarto de bebê nem sempre é fácil. Afinal, trata-se de um momento único para os pais, que devem tomar decisões importantes para tornar a chegada do novo membro da família ainda mais especial. 

Para facilitar o processo e diminuir a ansiedade, confira este artigo recheado de dicas sobre como planejar a decoração para quarto de bebê

Planeje-se com um cronograma 

O primeiro passo para decorar um cômodo é se planejar. Assim, é possível definir o que você deseja para o espaço e traçar uma estratégia para viabilizar as ideias de decoração de quarto de bebê.

Para o quarto de bebê, a dica é começar o planejamento logo no começo da gestação, de modo que seja possível criar um panorama com tudo o que será necessário. A partir disso, você pode montar um cronograma assertivo, dividido em etapas e organizado financeiramente, sem pressa, nem estresse. 

Defina uma paleta de cores

Uma boa alternativa para aprender como decorar quarto de bebê é definir uma paleta de cores. As tonalidades podem ser usadas no cômodo e nos demais elementos, como na decoração do chá de bebê e no kit de saída da maternidade. 

Optar por cores neutras e mais claras, como branco, cinza e bege, é excelente para transmitir tranquilidade. Os tons pastéis, conhecidos como candy colors, também são ótimas escolhas, principalmente amarelo, lilás, azul, rosa e verde. 

Pense na decoração 

Após definir a paleta de cores, você já pode pensar na decoração do quarto do bebê. Nesse momento, é possível transitar por diferentes estilos.

Minimalista

Se você prioriza a simplicidade, o estilo minimalista é uma ótima escolha. Seguindo a premissa “menos é mais”, essa estética foca em móveis para decorar o quarto de bebê multifuncionais, como berço com cômoda embutida. 

Em geral, no quarto de bebê nesse estilo, cores claras e sóbrias, como branco e cinza-claro, destacam-se, ajudando a criar um espaço mais amplo e iluminado. Além disso, é comum a presença de objetos de decoração e papéis de parede com detalhes sutis, como linhas retas e formas geométricas. 

Clássico

O estilo clássico também é uma opção bastante presente nas decorações de quarto infantil. Nele, os móveis e os objetos apresentam curvas e ornamentos. A madeira é um dos materiais mais utilizados para a confecção. 

Essa estética é aconchegante e requintada. Por isso, costuma utilizar cores como bege, rosa, verde e dourado. Nos detalhes, é possível encontrar quadros decorativos para quarto de bebê, babados, bordados e estampas florais ou listradas. 

Retrô

Para dar um toque mais íntimo e familiar ao quarto do bebê, o estilo retrô é uma boa aposta. Essa estética é marcada pela presença de móveis com pés de palitos e decoração em tons neutros, que contrastam com cores vibrantes nos detalhes, como azul e laranja, amarelo e roxo, entre outras. 

A ideia desse estilo de decoração é trazer lembranças, criando uma atmosfera aconchegante. Por isso, é comum o uso de madeira e objetos decorativos que remetem ao passado, como a decoração com nichos para quarto de bebês com fotografias e quadros. 

Moderno

Para quem deseja montar um quarto de bebê simples, outra opção é investir no estilo moderno. Unindo conforto e praticidade, a estética prioriza a mobília mais sutil e versátil, com linhas retas, sem ornamentações. 

Em relação às cores, é possível soltar a criatividade, apostando em tons leves ou mais vibrantes, assim como em um mix de estampas com formas geométricas ou flores. Os próprios brinquedos e objetos da criança podem ser usados como elementos decorativos. 

mulher gravida com pés na escada e homem virando balde de tinta em bandeja representando como decorar quarto de bebê

Pesquise e tenha referências

Ao ter em mente o estilo de decoração do cômodo, pesquise e busque referências na internet. É possível encontrar diversos sites e aplicativos como inspirações. O Pinterest é um dos mais famosos. 

Você pode montar uma pasta com todas as ideias que achar interessante e debatê-las com quem irá executar o projeto depois. Além disso, se quiser poupar uma grana, é possível investir nos tutoriais “faça você mesmo” para criar objetos decorativos, entre outros. 

Conheça os móveis que não podem faltar

Mesmo sabendo como decorar quarto de bebê, tenha em mente que alguns móveis são indispensáveis e fazem toda a diferença na hora de receber o recém-nascido.

Berço

O berço é um dos móveis mais importantes no quarto de bebê. Na hora de escolher, é fundamental verificar se o modelo possui certificação de segurança do INMETRO, que certifica o cumprimento das normas e das medidas adequadas para evitar acidentes. 

Uma boa dica é optar por versões em cores neutras, como branco ou bege, que conversam com qualquer estilo de decoração. Além disso, vale a pena investir em modelos versáteis, que variam de altura e viram cama, acompanhando o desenvolvimento da criança.

Cômoda

Também indispensável no quarto, a cômoda é um móvel prático. Além de servir para guardar as roupas e os acessórios do bebê, ela pode funcionar como trocador. As versões com nichos, gavetas e portas são bem completas, dispensando guarda-roupa e contribuindo com a decoração. 

Poltrona, sofá ou cadeira de amamentação

Ter um lugar reservado para a amamentação também é fundamental no quarto de bebê. O móvel pode ser uma poltrona, um sofá ou uma cadeira de balanço — uma opção adequada para garantir mais conforto e tranquilidade à mamãe durante o aleitamento e as horas de ninar. 

#ModoBrincar: as melhores dicas para sua família! 

Gostou do conteúdo e já sabe como decorar quarto de bebê? Aqui, no blog #ModoBrincar, você garante as melhores dicas para sua família. Entre os artigos, é possível encontrar textos sobre maternidade, desenvolvimento infantil, brincadeiras, brinquedos e muito mais. Confira e aproveite!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *