Como ensinar meu filho a ler? Veja dicas e truques simples

3 minutos para ler

Uma das fases mais marcantes da infância é quando nossos pequenos estão na alfabetização. Chegamos a nos emocionar, ao vê-los juntando cada sílaba, até formar uma palavra. O papel não é só da escola, então a pergunta: “como ensinar meu filho a ler?” faz todo sentido e é sobre isso que falaremos no texto.

Para começar, saiba que dá para fazer isso no meio de brincadeiras, já que o lúdico é uma das melhores formas de ensinar. Acompanhe a seguir!

Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos

Se você se pergunta “como alfabetizar meu filho?”, entenda que a primeira etapa é ele aprender a diferença entre letras, desenhos e símbolos. Para nós adultos, pode parecer algo banal, mas tente ver isso pela realidade de uma criança pequena, que ainda está aprendendo sobre o mundo. Ensine que as letras registram nossa fala.

Comece com as vogais

Em seguida, apresente as vogais. Mostre-as escritas no papel e enfatize o som diferente que cada uma tem. Fale palavras mais simples, como “gato” e “cama”, e ajude a criança a identificar, pelo som, quais vogais fazem parte dela.

Apresente o alfabeto

O próximo passo de como ensinar seu filho a ler é apresentar todo o alfabeto. Existem canções infantis que ajudam a decorá-lo, mas, também, mostre como desenhar cada letra. Algo que incentiva bastante é ajudar a criança a identificar quais são as letras do seu próprio nome.

Mostre a ordem da leitura

Nem todas as culturas fazem a leitura da esquerda para a direita, sendo assim, isso não é algo instintivo. Mostre à criança o jeito certo de começar a ler o texto. Atividades para desenvolver a leitura, a exemplo de repetição e rima, são um grande incentivo.

Powered by Rock Convert

Incentive a leitura em todo lugar

Receita de biscoito, placas na rua, palavras na embalagem de um alimento que ela adora, letreiro no supermercado: qualquer espaço e hora são bons momentos para incentivar mais a criança e ajudá-la a ler.

Estimule dentro de casa

Mas também tenha alguns minutos do dia para sentar com ela e estimular com seriedade e longe de distrações. Essa é até uma forma de ensinar seu filho a estudar, fazendo com que ele pegue a prática e não sinta dificuldade em fazer isso mais tarde.

Dê o exemplo

Crianças pequenas têm uma grande tendência a imitar os pais. Se seu filho notar que você tem interesse por leituras, ele demonstrará curiosidade e motivação para isso, que são estímulos importantes para que ele se empenhe na atividade.

Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar

Gibis e livrinhos são ótimos estímulos para a criançada. A Turma da Mônica, por exemplo, faz muito sucesso e já acompanha várias gerações. Você também encontra proveitos em jogos de alfabeto. Quebra-cabeça, jogo da memória e alfabeto ilustrado são bons exemplos de atividades lúdicas que ensinam enquanto divertem.

Bem, perguntar-se: “como ensinar meu filho a ler?” é o primeiro passo para você ajudá-lo nessa etapa. Agora, com as dicas que demos, verá como o processo fica mais fácil e divertido.

Compartilhe o conteúdo nas suas redes, pois ele pode ajudar outras crianças também!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário