Como ensinar meu filho a ler: conheça dicas e truques simples

6 MINUTOS DE LEITURA
7036
Imagem de uma menina lendo um livro
Menina concentrada lê livro na cama

A alfabetização é uma das fases mais importantes da infância. É emocionante ver os pequenos aprendendo sobre as letras e começando a se expressar por meio delas. A leitura é um dos principais aliados para esse processo e é comum que muita gente se pergunte: “como ensinar meu filho a ler?”.

Sabendo da importância desse assunto, o blog Modo Brincar preparou um conteúdo com dicas sobre como ensinar a criança a ler. São truques simples, mas podem facilitar toda a alfabetização. Além disso, vamos explicar um pouco mais sobre os benefícios da leitura para a criançada e como escolher as obras adequadas para cada fase. Confira!

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

Para você entender melhor como ensinar seu filho a ler, trouxemos algumas dicas que podem ajudar nesse processo. É importante ter em mente que os adultos têm um papel fundamental na alfabetização, estimulando e ajudando os pequenos a entender melhor tudo que estão aprendendo nessa fase. 

1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos

Se você se pergunta “como alfabetizar meu filho?”, saiba que a primeira etapa desse processo é ensiná-los sobre a diferença entre letras, desenhos e símbolos. Isso pode parecer algo banal para nós, mas, nesse primeiro contato com a leitura, é fundamental que os pequenos saibam fazer essa distinção para compreender as histórias.

2. Mostre quais são as vogais

As vogais são essenciais para qualquer palavra, por isso o próximo passo é apresentá-las para os pequenos. Mostre como é a grafia dessas letras, depois os sons de cada uma. Uma dica é falar algumas palavras simples como gato e cama para ajudar a criançada a identificar as vogais.

3. Apresente o alfabeto

Após apresentar as vogais, está na hora de mostrar o alfabeto. Existem músicas infantis que podem ajudar a criançada a compreender as letras, mas é importante que você mostre como é a grafia de cada um. Um modo bacana de facilitar o processo é escrever o nome da criança e pedir que ela identifique cada letra.

4. Mostre a ordem da leitura

Você sabia que nem todas as culturas fazem a leitura da esquerda para a direita? Com isso em mente, é possível perceber que essa ordem não é algo instintivo. Por isso, é essencial passar para os pequenos o jeito certo de começar a ler um texto. 

Imagem de uma mulher lendo o livro para duas meninas

5. Incentive a leitura em todo lugar

Nessa fase inicial, a repetição faz toda a diferença. Por isso, incentive que os pequenos leiam vários trechos durante a rotina. Pode ser uma placa de trânsito, palavras nas embalagens de alimentos, receitas ou qualquer outra coisa que apareça no dia a dia da criançada.

6. Estimule dentro de casa

O estímulo no ambiente caseiro é muito importante também. Separe um tempo na rotina para sentar com eles e fazer a leitura com seriedade e longe de distrações. Isso ajuda não só na leitura, mas futuramente nos momentos de estudo. Por isso, essa é uma medida simples, mas eficaz para quem se pergunta “como ensinar meu filho a escrever e ler?”.

7. Dê o exemplo

A criançada tem a tendência de imitar as ações dos adultos, principalmente nas fases iniciais da vida. Por isso, tenha o hábito da leitura na sua rotina. Isso faz seu filho notar que você tem interesse por livros, assim ele passa a demonstrar curiosidade e motivação para ler também.

8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar

Se você já se perguntou “como ensinar meu filho a ler”, saiba que os gibis e livrinhos infantis são ótimas maneiras de ajudar. A Turma da Mônica, por exemplo, é um sucesso de várias gerações. Jogos de alfabetização também podem auxiliar nesse processo.

Quais são os benefícios da leitura para a criançada?

Além de ajudar no processo de alfabetização, a leitura traz diversos benefícios para a criançada. Um dos principais é o estímulo à concentração, ao raciocínio e à memória. Isso porque os pequenos precisarão focar na história para compreendê-la da melhor maneira possível e se lembrar dos detalhes depois. 

Sabendo como a criança aprende a ler, é possível perceber que esse hábito tem papel fundamental no desenvolvimento emocional dos pequenos. Por meio de histórias fantásticas, a criançada consegue entender as emoções e como lidar com elas. Por isso, é interessante escolher livros com personagens que a garotada possa se conectar. 

Outro benefício da leitura é o estímulo à criatividade. Afinal, os pequenos terão que imaginar os cenários, os personagens e tudo que acontece dentro das histórias. Isso é essencial para a fase escolar e, é claro, para a vida adulta. Além disso, ler é uma maneira de expandir o conhecimento da criançada, mesmo em obras de fantasia.

Ler também é uma maneira de incentivar o desenvolvimento da linguagem oral da criançada. Por fim, a leitura é uma ótima maneira de conectar pais e filhos. Se você tem o hábito de ler para as crianças, isso ajuda a criar uma conexão entre elas e quem está lendo. 

Como escolher as obras adequadas para a criançada?

Agora que a sua dúvida sobre “como ensinar meu filho a ler” está sanada, está na hora de aprender como escolher os livros adequados para cada fase. É importante entender que cada faixa etária conta com um rol de habilidades e conhecimentos, por isso opte por obras que estejam de acordo com isso.

Para crianças de até um ano, por exemplo, os livros de textura e sons são perfeitos. Nesse caso, eles precisarão que os adultos façam a leitura, mas sempre indicando as figuras para que futuramente eles possam associar os sons às imagens. Até três anos, é bacana apostar em obras com textos cheios de repetições. 

A criançada com até oito anos já começa a se interessar por histórias mais elaboradas e com menos imagens. Para os pequenos entre oito a dez anos, os livros com enredos estruturados são ideais. É legal escolher temáticas que influenciam no desenvolvimento. Daí para frente, as obras podem ter histórias mais densas e com linguagem mais aprimorada. 

Viu só? Agora a sua dúvida de “como ensinar meu filho a ler” está sanada! Confira as opções de livros da Ri Happy e escolha as histórias preferidas da criançada. Depois, é só começar a se aventurar nos mundos literários.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *