Lembra aquela massinha pegajosa da infância? Era uma diversão só brincar com aquilo, não é mesmo? Hoje em dia, ela ganhou novas cores, texturas e até mesmo brilho, sendo um dos brinquedos atuais mais vendidos. A criançada adora! Mas o melhor é que dá para fazer em casa.
São diversas as formas de confeccionar o seu próprio brinquedo, com vários ingredientes diferentes que vão resultar em massas superinteressantes. Para isso, basta ter a receita, os itens necessários, muita criatividade e, como não poderia faltar, reunir a turminha para uma grande diversão.
E aí, quer aprender como fazer slime de forma simples e bem rápida? Então confira as nossas dicas!
Como fazer slime?
Muita gente acha que o slime é um brinquedo puramente industrializado. Embora existam modelos prontos para serem usados (e que são muito bons também), é possível fazer a massa em casa com materiais bem fáceis de serem encontrados em supermercados e papelarias.
A seguir, trouxemos receitas simples e com ingredientes populares. Veja de qual você gosta mais!
Slime com cola
O slime com cola leva apenas 2 ingredientes — mais fácil que isso impossível! Você vai precisar de:
- cola para slime;
- água boricada.
Como fazer
Coloque a cola em uma vasilha. A quantidade vai depender do tamanho que você quer o seu slime: quanto mais cola, maior a massinha. Então acrescente as gotas de água boricada, mexendo sempre. Logo, você verá que a mistura ganha consistência e estará prontinha para usar e personalizar. Essa é a parte de que a criançada mais gosta.
Slime sem cola
Essa versão que trouxemos não sem cola fica bem elástica e muito cheirosa! É ideal para aqueles momentos quem que não temos os ingredientes específicos, mas a criançada quer brincar, sabe? Veja a receita.
Pegue:
- amido de milho;
- corante alimentício;
- sabonete líquido.
Como fazer
Em uma vasilha, coloque o amido de milho. Em outro pote, misture o corante ao sabonete líquido. Então, junte as misturas e mexa bem até formar uma massinha. Pode ser que você precise de mais alguns dos ingredientes para chegar à consistência ideal. Aí, é só ir testando o ponto até que desgrude das mãos.
Slime fofo
O slime fofo tem uma textura bem viscosa e escorregadia. Além disso, como vai amaciante, fica com um cheirinho muito gostoso. Para fazer, será preciso:
- 1 colher de sopa de amaciante;
- 3 xícaras de espuma de barbear;
- corantes alimentícios;
- 1 colher de sopa de água boricada;
- 1 xícara de chá de cola para slime;
- ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Como fazer
Em uma tigela grande, despeje a cola, o amaciante, a espuma de barbear e misture bem. Depois, adicione o restante dos ingredientes, mexendo bastante com uma colher até formar uma massa que solte das mãos. Você pode colocar o corante conforme a intensidade da cor desejada.
Slime com glitter
O slime com glitter chama a atenção por onde passa, pois a forma como brilha é uma atração à parte. A seguir, saiba como fazê-lo de maneira bem fácil, com os seguintes ingredientes:
- 3 colas com glitter da cor que preferir;
- água morna;
- bicarbonato de sódio;
- espuma de barbear;
- água boricada;
Como fazer
Despeje os tubos de cola em uma vasilha. Dissolva o bicarbonato em um pouco de água morna e despeje uma colher de sopa no pote, misturando em seguida com a cola e a espuma de barbear. Por fim, coloque a água boricada e mexa até dar o ponto. Se preferir, acrescente mais glitter.
Como incrementar os slimes?
Os slimes não são simples massinhas de modelar. Além de ter texturas diferentes, eles podem ser personalizados para que fiquem ainda mais bonitos.
Com alguns materiais a mais, você consegue fazer diferentes slimes com apenas uma receita. Quer saber como? Seguem as dicas:
- use materiais apropriados para dar um tom metálico ao slime, como pó de ouro;
- miçangas, bolinhas de isopor, paetês, estrelinhas e outros apetrechos podem compor o slime e deixá-lo mais atraente e divertido;
- misture duas ou mais massas de cores diferentes para fazer um slime mesclado;
- use cola com glitter;
- cola de cores neon.
Quais são os benefícios de fazer slimes?
Além de ser uma brincadeira superdivertida, o slime ajuda (e muito!) no desenvolvimento de várias habilidades dos pequenos. Por fazer parte de todo o processo de transformação de ingredientes básicos em uma massinha de modelar de cores, texturas e formas inusitadas, as crianças aprendem organização e criatividade.
Além disso, outras capacidades são trabalhadas, como a imaginação, a coordenação motora, o raciocínio, a sensorialidade e o cognitivo. Ainda tem o fato de ser uma brincadeira para toda a família. Quando todos se reúnem para fazer algo juntos, pode reparar que a prática ajuda a estreitar os laços entre pais, filhos e demais familiares.
Quais cuidados ter ao fazer slime?
Nem tudo é apenas diversão! Embora o slime seja feito com ingredientes que usamos no dia a dia, existem alguns cuidados importantes ao confeccioná-lo. Isso porque as crianças são muito sensíveis aos produtos químicos e podem ter alguma reação alérgica.
No entanto, não é motivo para alarde, apenas para uma maior atenção. Sempre supervisione a produção do slime, ofereça luvas e espátulas para que os pequenos façam a massa e oriente-os a nunca colocar o brinquedo na boca. A ingestão pode causar alguma intoxicação e não é isso o que queremos, não é verdade? No mais, a brincadeira é muito saudável e deve ser incentivada por todos os benefícios que ela traz.
Outro cuidado é usar produtos de boa qualidade e apropriados para isso, como as colas específicas para slimes. Além de serem mais seguros, pois são produzidos para essa finalidade, dão melhor consistência e durabilidade à massinha.
Viu como fazer slime é fácil e bem simples? Com itens que você tem em casa ou encontra facilmente no comércio, você faz brinquedos para lá de divertidos para criançada. Aliás, até mesmo os adultos adoram brincar com a massinha, já que é bem relaxante. No final das contas, ainda é uma ótima oportunidade de interação!
E aí, quer fazer slime com a criançada de uma maneira ainda mais prática? Não deixe de conferir os kits da loja online da Ri Happy!