Como fazer tie dye: 4 dicas para arrasar na produção

5 MINUTOS DE LEITURA
2314
como fazer tie dye

Você sabe como fazer tie dye? Esse tipo de padronagem voltou com tudo e não tem data para ir embora! Além de dar um efeito lindo a roupas, sapatos e acessórios, a estampa superdivertida e alegre é resultado de uma técnica democrática, que pode ser feita em casa. 

Com poucos materiais e muita criatividade, é possível criar peças incríveis — não só de vestuário, mas de decoração, como mantas e almofadas. Para descobrir como aplicar o método e se divertir com a galera colocando a mão na massa, leia este artigo recheado de dicas sobre como fazer tie dye.

O que é tie dye?

De origem inglesa, o significado de tie dye é “amarrar e tingir”. A técnica consiste em fazer amarrações no tecido e aplicar tintas coloridas para criar a padronagem. A maneira de amarrar pode resultar em espirais, listras e outras formas orgânicas.

A origem do tie dye é datada entre os séculos VI e VII. A técnica foi importada do Japão, ganhando destaque entre 1960 e 1970, com o movimento hippie. O método também foi muito usado em 1990 pelos clubbers — uma subcultura que tinha uma estética multicolorida.

Atualmente, a tendência tie dye está de volta e segue em alta. A grande vantagem é que ela pode ser feita em casa com exclusividade, já que não há como criar dois itens iguais, somente muito parecidos.

Como fazer camisetas tie dye?

Após entender o significado e um pouco da origem, está na hora de aprender como fazer uma camiseta tie dye. Veja um passo a passo simples e prático para aplicar a técnica em casa! 

1. Separe os materiais e busque um espaço adequado

A primeira dica para descobrir como fazer tie dye é separar os materiais necessários e buscar um espaço adequado para a confecção. Como é preciso trabalhar com tintas ou corantes, o ideal é encontrar um lugar arejado, que permita um pouquinho de sujeira, sem preocupações.

Em relação aos equipamentos, você precisa de: uma camiseta ou outra peça de algodão branca, tinta de tecido ou corantes de sua preferência, borrifador, água e elástico, barbante ou prendedor de cabelo. Para facilitar, você também pode adquirir kits com todos os materiais necessários para a técnica.

Na Ri Happy, você encontra conjuntos desenvolvidos especialmente para crianças, como estúdio tie-dye kit Tybo, kit tie dye da Barbie e kit tie dye EuQFiz. Alguns já contam com peças prontas para a confecção. Outros têm misturadores para facilitar o tingimento. Confira todas as opções e escolha a sua favorita!

2. Prepare o tecido

Com os materiais em mãos, você já pode começar a fazer o tie dye. O primeiro passo é preparar o tecido a ser tingido. Lembre-se de deixá-lo limpo, sem nenhuma sujeira, para não correr risco de ter falhas indesejadas na estampa. 

Para garantir que tudo esteja adequado, vale a pena lavar o tecido antes de começar o procedimento. As fibras naturais absorvem melhor a tinta e têm um resultado mais interessante.

como fazer tie dye

3. Faça a amarração

Não tem como fazer tie dye sem amarração. Após preparar o tecido, a dica é escolher o tipo de estampa desejada. Existem diversas combinações que dão origem às mais variadas formas. 

Para o clássico espiral, torça a peça a ser tingida a partir do centro. Você pode usar um garfo para isso. Depois, com barbante, prendedor ou elástico, amarre o rolinho de tecido, formando um X.

4. Comece o tingimento

Após a amarração, você já pode tingir a roupa com tinta para tie dye. Para isso, borrife um pouco de água na peça, sem encharcar. Então, deposite as tintas ou os corantes aos poucos, usando um pincel grande ou uma bisnaga, alternando as cores.

O mais legal é que você pode brincar com diferentes ideias de cores para o tie dye. Quanto mais tonalidades colocar, mais alegre e divertida a estampa fica. Lembre-se de usar pigmentos diluídos em água quente ou tinta para tecido, também diluída, para potencializar o efeito da técnica. 

5. Finalize o tie dye

Após a pintura, coloque a peça em um saco plástico e deixe-a secar por 12 horas na sombra. Retire-a da sacola e coloque-a em um cabide para terminar a secagem em um lugar arejado, distante do sol. Depois, é só passar e usar! Gostou das dicas para fazer tie dye? Agora, é só aplicá-las e divertir-se! 

Benefícios da pintura para as crianças

Aplicar as técnicas de pintura durante as brincadeiras é uma excelente forma de contribuir para o desenvolvimento infantil, já que estimula diversas habilidades. Uma delas é o entendimento de ação e consequência, tendo em vista que, ao pintar, a criança percebe que as atitudes dela transformam as coisas ao redor. 

A criatividade é outra habilidade trabalhada na pintura. Com as dicas de como fazer tie dye, é possível descobrir que a mistura de cores e as amarrações podem gerar uma variedade de estampas no tecido. A partir disso, a criança tem mais liberdade para soltar a imaginação e criar as padronagens.

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se!

Gostou das dicas e já sabe como fazer tie dye? Então, aproveite o tempo livre para ativar seu #ModoBrincar! Fique por dentro das novidades sobre desenvolvimento, educação e brincadeiras no blog!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *