Como fazer tie dye? Veja 4 dicas fáceis!

6 MINUTOS DE LEITURA
890
Como fazer tie dye|
Mãe mostra para a filha como fazer tie dye

O tie dye voltou com tudo à moda e não tem data para ir embora! Essa estampa superdivertida e alegre está em todas as vitrines de moda, sejam infantis, femininas ou masculinas. Além de dar um efeito lindo às roupas, sapatos e acessórios, essa técnica é muito democrática, pois é possível fazê-la em casa mesmo. Afinal, você sabe como fazer tie dye?

Com poucos materiais e muita criatividade, você pode chamar a turminha para criar peças incríveis! Aliás, não somente do vestuário, mas também, de objetos de decoração, como mantas e almofadas. Se você ainda não sabe como aplicar o método de pintura, não se preocupe. Neste post, trazemos 4 dicas fáceis para colocá-lo em prática. Continue a leitura e confira!

O que é tie dye?

Tie dye significa “amarrar e tingir”, na língua inglesa. Realmente, é isso mesmo que acontece. A técnica consiste em fazer amarrações no tecido e aplicar tinas coloridas. Dependendo da forma como se amarra, o resultado são espirais, listras e outras formas orgânicas.

Embora seja um ícone do movimento hippie, o tie dye surgiu há muito tempo. Originalmente, a técnica foi desenvolvida pelos japoneses entre os séculos VI e VII. Outros povos também usavam bastante o tingimento, como os indianos, os africanos, os chineses e os peruanos.

Nos anos 60 e 70, o tie dye ganhou destaque no vestuário e na decoração dos hippies. Passado um tempo de esquecimento, logo ele voltou, nos anos 90, com os clubbers — um estilo muito colorido e lúdico que fez sucesso nessa década.

Agora, o tingimento está de volta e super em alta. Quem segue as tendências, com certeza, já tem alguma peça em tie dye. A grande vantagem é que ele pode ser feito em casa mesmo, e é muito exclusivo, já que não há como fazer dois itens iguais, somente muito parecidos.

Benefícios da pintura para as crianças

Você pode estar se perguntando: por que fazer tie dye em casa, se posso comprar as peças prontas? A verdade é que existem muitos benefícios por trás da pintura para crianças. A atividade contribui para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos em diferentes esferas.

Uma delas é o entendimento de ação e consequência. Quando elas pintam o tecido, compreendem que as coisas não dependem somente da influência do ambiente, mas que elas, quando pintam, também provocam uma transformação.

A criatividade infantil é outra habilidade importante a ser estimulada pela técnica tie dye. A mistura de cores e as amarrações diferentes geram uma variedade infinita de estampas no tecido. Dessa maneira, a criança deve colocar a imaginação em campo para criar suas peças.

Como fazer camisetas tie dye?

Há quem pense que fazer tie dye é algo muito complicado e que dá trabalho. A verdade é que o tingimento é algo muito simples e uma brincadeira muito legal. Separe um espaço adequado em casa, junte os materiais, chame os pequenos e siga as nossas dicas.

1. Prepare o tecido

Antes de tudo, é preciso preparar a peça de roupa ou o tecido a ser tingido. Ele deve estar limpo, sem nenhuma sujeira, para não correr risco de falhas indesejadas na estampa. Para garantir, lave antes de começar o procedimento. Vale lembrar que tecidos de fibras naturais absorvem melhor a tinta e têm um resultado mais interessante.

2. Faça a amarração

Existem diversos tipos de amarração que dão origem às mais variadas formas. Para a clássica espiral, estique a peça a ser tingida e a torça a partir do centro. Você pode usar um garfo para isso. Com barbante ou elástico, amarre o rolinho de tecido formando um X.

3. Comece o tingimento

Para tingir o tecido, você pode usar pigmentos diluídos em água quente ou tinta para tecido, também diluída. Quanto mais cores colocar, mais alegre a estampa ficará. Borrife um pouco de água na peça, mas sem encharcar. Então, deposite as tintas aos poucos — pode usar um pincel grande ou uma bisnaga — alternando as cores.

4. Finalize o tie dye

Após a pintura, coloque a peça dentro de um saco plástico e deixe secar por 12 horas na sombra. Então, retire-a da sacola e coloque-a em um cabide para que termine a secagem em um lugar arejado e longe do sol. Depois, é só passar e usar!

Quais os produtos mais indicados para fazer tie dye com crianças?

Não sabe onde comprar os materiais para fazer tie dye? Não há problemas! Hoje em dia, você encontra diversos kits prontos para fazer o tingimento em casa. Aliás, essa é uma ótima dica de presente, não é mesmo? Quer conhecer esses produtos? Confira alguns que você encontra na Ri Happy!

Estúdio Tie-Dye Kit Tybo

O Estúdio Tie-Dye é um kit para fazer camisetas, bolsas e outras peças, sem fazer bagunça. Ele tem uma esfera para colocar a peça dentro com várias válvulas antivazamento sobre a superfície para que a criança possa aplicar as tintas. Assim, permite o tingimento sem que respingue ou escorra. Muito prático!

O kit contém 1 suporte com a esfera e a manivela, 12 corantes em pó, 10 elásticos, 6 frascos com aplicador, 1 par de luvas e um manual incrível com as instruções para fazer vários tipos de estampas diferentes em tie dye. O brinquedo é recomendado para crianças acima de 6 anos.

Kit Tie Dye da Barbie

Por falar em moda, a boneca mais antenada também entrou na onda. O Kit Tie Dye da Barbie é divertido e permite que as crianças soltem a sua imaginação e criatividade.

O conjunto contém uma camiseta com a estampa da Barbie, elásticos, forro e luvas. O mais legal é que a estampa só é revelada após o tingimento! A idade recomendada é acima de 8 anos.

Kit Tie Dye EuQFiz

O Kit Tie Dye EuQFiz também já vem com a camiseta, as tintas coloridas e tudo o que a criança precisa para tingir uma peça linda com essa técnica. Com ele, é possível aplicar diversas amarrações que resultam em estampas diferenciadas!

Viu como fazer tie dye é muito fácil e divertido? Além disso, traz benefícios para o desenvolvimento infantil e é uma ótima oportunidade para fazer um programa em família. Aposte nos kits prontos para ter ainda mais praticidade e diversão!

Quer saber onde encontrar os melhores kits tie dye e outros milhares de brinquedos para a criançada? Na Ri Happy, é claro! Aproveite que está por aqui e confira a nossa loja!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...