Leia dicas de como jogar baralho com as crianças

4 MINUTOS DE LEITURA
82
Pessoa mostrando como jogar baralho

Você vai aproveitar um fim de semana ou as férias com as crianças e está procurando por brincadeiras para se divertir com elas? Já pensou em ensiná-las como jogar baralho? Existe uma série de opções que você pode apresentar para os pequenos!

Qual é a origem do baralho?

As cartas de baralho moderno surgiram na França, no século XVI, com o tradicional conjunto de 52 itens. Porém, acredita-se que o jogo tenha aparecido pela primeira vez na China, no século X.

Os naipes costumavam variar de acordo com a região. Era comum que as nações tivessem as próprias representações. Os logotipos franceses popularizaram-se por serem fáceis de imprimir, então eles foram adotados por outros países.

Opções para ensinar os pequenos a como jogar baralho

Baralho junto - como jogar baralho

Preparado para ensinar os pequenos a como jogar baralho? Veja um breve resumo sobre as regras das principais opções para facilitar o entendimento. Confira!

Burro

Burro é a opção certa para ensinar como jogar baralho em poucas regras. Com até oito jogadores e baralhos convencionais, o objetivo é montar uma quadra, ou seja, reunir quatro cartas semelhantes e naipes diferentes. A brincadeira promete muita diversão e sorrisos!

Blackjack

O blackjack, conhecido por 21, pode contar com três a oito jogadores. O objetivo é atingir 21 pontos com as cartas ou o valor mais próximo, enquanto o restante perde. À medida que duas cartas são distribuídas para cada pessoa, todos devem escolher se vão continuar recebendo-as. Se ultrapassar 21 pontos, o jogador perde.

Tapa

Tapa rende muitas risadas e aprendizado para as crianças. Um adulto pega o monte de cartas e vai mostrando quais são, uma a uma, enquanto narra os números em ordem crescente. Houve combinação entre a carta e o número narrado? É a hora do tapa! O último a colocar a mão leva a pilha.

Mico

Mico requer toda a atenção e concentração dos jogadores. Ele começa com uma carta sendo removida e colocada na mesa, virada para baixo. Em seguida, as cartas são distribuídas. Todos devem formar pares com as opções que estão na própria mão.

Então, cada jogador deve comprar uma carta do oponente no sentido horário, até ficar com uma carta na mão, que não formou par com o mico.

Indo além do baralho tradicional: Uno

Além do baralho com cartas tradicionais, outra possibilidade é o Uno. Ele vem em quatro cores com números de zero a nove, assim como funções especiais, como comprar mais quatro cartas ou pular o próximo jogador.

O objetivo do Uno é ser o primeiro a ficar com apenas uma carta em mãos e gritar “UNO!”. Para isso, é importante usar as cartas com funções especiais.

Por que escolher o baralho como brincadeira?

Jogar baralho pode ser uma boa distração com a criançada. Cada partida pode estimular uma nova emoção e mantê-las focadas na atividade por algum tempo.

Uma ideia é organizar um dia especial de jogos em casa com as opções deste artigo. Aposte em comidinhas e bebidas fáceis de comer, fazendo pouca sujeira. Aproveite para colocar uma música divertida e escolher um bom lugar para as brincadeiras.

A presença de familiares e amigos adultos na brincadeira ajuda os pequenos a entender como jogar baralho e soltar a imaginação por meio das interações. Essa oportunidade pode reforçar os laços afetivos.

Quais são os benefícios do baralho para as crianças?

Um jogo de baralho vai além do entretenimento e promove diversos benefícios para os pequenos. O desenvolvimento da competição saudável e de habilidades motoras relacionadas aos jogos escolhidos são alguns exemplos.

As crianças também aprendem capacidades sociais e cognitivas, como lidar com a frustração das derrotas e desenvolver o trabalho em equipe.

baralho também pode estimular o raciocínio lógico ao pensar nas próximas jogadas e tentar prever o movimento do adversário ao longo das rodadas. Assim, as crianças dedicam-se a alcançarem o melhor resultado.

Outro benefício é a experiência off-line. A tecnologia não é um problema, dependendo do uso. Porém, o tempo excessivo de tela é prejudicial para as crianças. Por isso, vale investir em atividades como os jogos com baralho.

Qual é o seu #ModoBrincar favorito?

Qual é a sua próxima aventura com a criançada? Além de ensinar como jogar baralho, confira mais brincadeiras antigas no blog Modo Brincar para organizar as próximas atividades!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *