Como jogar beach tennis: aprenda técnicas simples

5 MINUTOS DE LEITURA
575
Como jogar beach tennis

Já pensou em aprimorar as habilidades físicas e cognitivas da garotada com o auxílio de um esporte animado e descontraído? Então, descubra como jogar beach tennis para garantir horas de entretenimento, enquanto mantém os pequenos em movimento.

A equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo exclusivo, trazendo o objetivo, as principais regras e algumas dicas simples para jogar beach tennis. Continue a leitura e confira!

O que é beach tennis?

Você sabe o que é beach tennis? O esporte surgiu em 1987, na província de Ravenna, na Itália. A partir de 1996, começou a ser profissionalizado e teve as regras alteradas ao longo dos anos.

A modalidade reúne elementos do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton, sendo praticada na areia, com o uso de raquetes e bola padronizada. Pode ser disputada individualmente ou em duplas, com inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar.

Quais são os benefícios do beach tennis para as crianças?

beach tennis é envolvente, exigindo atenção, agilidade, força e coordenação. Por isso, ajuda a aprimorar a capacidade de concentração e a tomada de decisões das crianças.

O esporte também melhora o condicionamento físico e a socialização, fortalecendo laços de amizade. Além disso, os jogos aumentam a motivação e o engajamento com a superação física necessária para ganhar as partidas.

Quais são as regras do beach tennis?

Mulher mostrando como jogar beach tennis

O primeiro passo para aprender como jogar beach tennis é conhecer as regras. Para facilitar o entendimento, veja as principais, como tamanho da quadra, objetivo do jogo e pontuação.

Tamanho da quadra

Segundo as regras do beach tennis, a disputa deve ser realizada em uma quadra de areia, com área de 16 m x 5 m para equipes individuais e 16 m x 8 m para duplas. Por padrão, a altura de rede é de 1,70 m. Contudo, você pode reduzir essas medidas para adaptar o jogo à estatura da criançada.

Objetivo do jogo

O objetivo é devolver a bola recebida para o campo adversário com apenas uma tacada, sem a deixar tocar no chão. As jogadas continuam até a bola bater no solo ou sair dos limites da quadra.

Durante a partida, cada jogador saca um game inteiro. Ao contrário do tênis, o saque pode ser executado de qualquer lugar da quadra. Mesmo que a bola raspe na fita, o ponto continua até a finalização da jogada.

Pontuação

O esporte segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com no-add (sem vantagem). O sistema de pontuação considera os games que compõem o set na seguinte ordem:

  • 0: nenhum ponto;
  • 15: 1º ponto;
  • 30: 2º ponto;
  • 40: 3º ponto;
  • Game: 4º ponto.

O set termina na soma de 6 games, sendo necessário abrir a vantagem de 2 games para vencer. Se o empate for 5 x 5, o jogo vai para 7 games. Se o empate continuar em 6 x 6, um tie break decide o jogo, com pontuação corrida até o 7º ponto.

Como jogar beach tennis de maneira simples?

Após conhecer as regras, chegou o momento de aprender como jogar beach tennis. Veja dicas simples e fáceis para iniciar a trajetória no esporte!

Comece passando a bola

Muitas vezes, os jogadores iniciantes tentam forçar o saque e acelerar a bola, provocando erros desnecessários. Por isso, a primeira dica é priorizar o passe de bola até adquirir as habilidades técnicas e a segurança necessárias para tentar jogadas mais ousadas.

Seja ágil e antecipe os movimentos dos adversários

A agilidade é a principal aliada de quem deseja jogar beach tennis. Por isso, é importante manter o corpo em movimento durante a partida e sempre ir de encontro à bola. Dessa forma, é possível antecipar os movimentos do oponente, surpreendendo-o com reações rápidas.

Evite enterrar os pés na areia

Outro ponto importante é tomar cuidado para não enterrar os pés na areia durante o jogo. Mantê-los livres facilita os movimentos, tanto para ataque quanto para defesa, ajudando a vencer a partida.

Segure a raquete sempre no alto

Uma dica valiosa para quem está aprendendo como jogar beach tennis é sempre manter a raquete no alto. Ao deixá-la pronta para as tacadas, você consegue ter melhor controle da bola durante o jogo.

Preste atenção na força do saque

Outra técnica de beach tennis essencial é controlar a força do saque. O ideal é que a bola chegue ao campo adversário sem ultrapassar os limites da quadra. As crianças podem treinar as tacadas fazendo o movimento completo do braço ou um deslocamento curto, saindo com a raquete da parte de trás da cabeça.

A Ri Happy tem tudo para você aproveitar seus esportes favoritos!

Gostou do conteúdo e já sabe como jogar beach tennis? Aqui, no #ModoBrincar, você encontra diversas dicas para praticar seus esportes favoritos! Após conferi-las, é só visitar o site da Ri Happy e adquirir os melhores equipamentos esportivos!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *