Saiba como jogar bingo com as crianças para estimular o desenvolvimento infantil

5 MINUTOS DE LEITURA
91
bloco com vários numeros representando como jogar bingo

Sabia que, para as crianças, aprender como jogar bingo vai muito além do lazer? A experiência estimula o desenvolvimento infantil de várias formas. Continue a leitura para descobrir como ele pode contribuir com o aprendizado dos pequenos.

Qual é a origem do bingo?

O bingo tem uma origem interessante: ele surgiu como forma de realização de sorteios. No final da Idade Média, na cidade de Gênova, na Itália, os nomes dos candidatos para membros do conselho político eram colocados em bolas, retiradas de uma urna.

Em 1530, essa tradição virou a loteria Lo Gioco Del Lotto. Ao longo dos séculos, ela se espalhou e evoluiu para o bingo conhecido atualmente. No século XX, a brincadeira foi popularizada por Edwin Lowe, fabricante de brinquedos que a usou para arrecadar fundos.

Os italianos trouxeram o jogo para o Brasil nesse mesmo século. Por aqui, logo, ele conquistou o gosto popular, sendo praticado em Festas Juninas, clubes e associações até hoje.

Quais são as regras de como jogar bingo?

As regras são simples. Bolas com números são sorteadas. Os jogadores precisam marcar os números sorteados em uma cartela. Vence quem gritar “bingo” primeiro, após completar uma linha horizontal, diagonal, vertical ou a cartela inteira, dependendo do que foi acordado inicialmente.

4 passos para jogar bingo com crianças

Saber como jogar bingo é um jeito incrível de aproveitar o tempo com a família e os amigos. O melhor é que o jogo precisa de poucos recursos: folhas de papel, caneta e um recipiente bastam. Veja iniciar a brincadeira abaixo.

Passo 1: definindo o tipo de bingo

Primeiro, defina a modalidade. Existem diferentes tipos de bingo, o que ajuda a melhorar habilidades específicas. É possível treinar a escrita e o reconhecimento de letras e palavras, por exemplo.

Na versão colorida, as casas das cartelas podem ser pintadas de maneira diferenciada, reforçando o reconhecimento das tonalidades. Outra ideia é desenhar animais ou incluir notas musicais nas casas, tornando a prática ainda mais interessante.

Passo 2: montando o jogo

Se você optou por adquirir um jogo de bingo, confira todas as cartelas e verifique se as bolas numeradas estão completas no globo. Caso prefira montar um jogo próprio com as crianças, crie as fichas, que devem ter 25 casas em branco.

Peça para os pequenos preencherem cada uma aleatoriamente, com números, figuras ou palavras. No globo, ou outro recipiente, coloque os papéis que serão sorteados a cada rodada.

Passo 3: distribuindo as cartelas e explicando as regras

O próximo passo é distribuir as cartelas para os jogadores e explicar como o bingo funciona. Mostre o padrão que define o vencedor: preencher uma linha horizontal, vertical ou a cartela cheia.

Além disso, diga como marcar o número sorteado na cartela e peça a colaboração de todos para prestarem atenção no sorteio. Lembre que, para vencer, é necessário gritar “bingo”.

Passo 4: iniciando as rodadas

A cada rodada, um número é sorteado e os jogadores devem conferir se o possuem na cartela. Se sim, devem riscar ou colocar um grão de feijão sobre a casa correspondente. A pessoa responsável pelo sorteio deve guardar o número sorteado para conferência ao final.

dados com vários numeros espalhado pela superfície representando como jogar bingo

Técnicas para jogar bingo com as crianças

Aprender como jogar bingo não exige técnicas específicas, mas há maneiras de envolver os pequenos na atividade. Comece despertando o interesse deles contanto um pouco da história e mostrando como a brincadeira pode ser legal.

Quanto à dinâmica, permita que as crianças assumam o controle. Deixe que elas se sintam no comando, tanto como jogadoras quanto como responsáveis pelo sorteio dos números.

4 benefícios do bingo para as crianças

Brincar de bingo é uma forma de incentivar diferentes competências. Com regras simples e fáceis, o jogo estimula e entretém as crianças. Veja quatro benefícios da brincadeira abaixo.

1. Foco e raciocínio rápido

Durante a atividade, as crianças precisam prestar atenção nos números sorteados e localizá-los na cartela. Assim, elas trabalham a concentração. Além disso, melhoraram a agilidade mental e o raciocínio.

2. Coordenação visomotora

Saber como jogar bingo exige escuta, visualização e ação, o que ajuda a melhorar a coordenação entre os olhos e as mãos, uma habilidade importante para o desenvolvimento infantil.

3. Reforço matemático

Na modalidade tradicional, as crianças desenvolvem a capacidade de reconhecer números fora de sequência e compreender o sistema decimal por meio da oralidade.

4. Socialização e cooperação

Jogar bingo promove a socialização e a troca de experiências entre os pequenos, estimulando a cooperação e o respeito, enquanto compartilham um momento lúdico e educativo.

Encontre mais jogos e brincadeiras divertidas no blog Modo Brincar

Se você gostou de entender como jogar bingo com as crianças, confira mais dicas de atividades e jogos para estimular o desenvolvimento infantil no blog Modo Brincar. A diversão é garantida enquanto elas aprendem.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *