Aprenda como jogar boliche com dicas práticas

5 MINUTOS DE LEITURA
1385
Imagem de duas crianças numa pista de boliche

Aprender como jogar boliche pode ser divertido para a criançada. Isso porque existem brinquedos que imitam os equipamentos e reproduzem o jogo com fidelidade. Quer saber mais sobre essa modalidade? Confira as dicas que o blog Modo Brincar reuniu sobre ela.

Onde o boliche surgiu?

Ao longo da história, existem várias evidências que apontam para versões primitivas do boliche. Na década de 30, uma tumba de 3.200 a.C. foi encontrada com pinos e bolas similares aos usados hoje em dia. Dizem que a origem desse esporte veio da Polinésia, no jogo “ula maika”.

Também há histórias que mencionam origens na Alemanha, na Itália e na Holanda, mas o esporte só ficou popular quando chegou aos Estados Unidos. No século XX, o boliche se espalhou pelo mundo com a criação de campeonatos e o aperfeiçoamento de equipamentos.

Entre 1963 e 1969, o esporte expandiu o Brasil, com a abertura de diversos lugares para a prática. Na década de 70, o boliche foi reconhecido como uma modalidade esportiva mundialmente organizada. No Brasil, isso só aconteceu em 1980.

Um detalhe bacana sobre a prática desse esporte no Brasil é que, nos Jogos Pan Americanos de Toronto (2015), o atleta Marcelo Suartz ganhou a medalha de ouro no boliche individual. Quem sabe os pequenos não se inspiram a ser atletas olímpicos depois de aprenderem como jogar boliche?

Como jogar boliche?

Jogar boliche não é nenhum bicho de sete cabeças. Esse esporte é divertido e fácil de ser ensinado para os pequenos. A equipe do blog Modo Brincar trouxe algumas dicas importantes para começar a praticar. 

Equipamentos

Os participantes do jogo de boliche na pista devem usar um sapato especial, que facilita a hora de lançar a bola. Normalmente, as pistas já oferecem isso para os praticantes. As bolas podem ser encontradas em diversos materiais, como plástico. 

Elas estão disponíveis em vários pesos, variando entre 2,7 kg e 7,2 kg. Porém, para brinquedos infantis, elas são mais leves e práticas, possibilitando que os pequenos as carreguem sem problemas. Nas pistas, as bolas têm cores diferentes, geralmente para indicar quais são as mais pesadas.

As bolas possuem três furos, que servem para segurá-las na hora do arremesso. Um deles costuma ser maior que os outros. O mais indicado é usá-lo para o apoio do polegar. Nos outros, você pode encaixar o dedo médio e o anelar. A dica é não segurar tão forte para ficar mais fácil de soltar. 

Imagem de uma criança jogando boliche

Pontuação

Ao final da pista, estão dispostos dez pinos no formato de um triângulo. De acordo com as regras do boliche, o objetivo é derrubar todos eles. A cada pino derrubado, você soma um ponto. Caso derrube todos, faz o chamado strike, a maior pontuação possível.

Outro detalhe para aprender como jogar boliche é conhecer o spare. Imagine que você derrubou seis pinos na primeira jogada e quatro na segunda, ou seja, cumpriu o objetivo de acertar todos. Esse acontecimento é o spare. Ele também é válido no caso em que o jogador derruba todos os pinos na segunda chance.

Também há o split, quando dois pinos opostos ficam de pé depois da primeira jogada. Essa é uma das situações mais complicadas para aprender como jogar boliche, pois você tem que escolher a melhor estratégia para acertar ambos e conseguir o spare.

Existe um detalhe interessante sobre a pontuação total do jogo. É possível fazer 300 pontos ao todo com 12 strikes. Com apenas 10 rodadas, como fazer 12 deles? É simples: o jogador que fizer um strike na última rodada ganha 2 chances extras.

Exemplo

Para demonstrar a pontuação do boliche, veja um exemplo. Nessa situação hipotética, o jogador fez um strike na primeira rodada (frame) e quase conseguiu um spare, acertando seis pinos na primeira chance e três na segunda. A pontuação foi:

  • frame 1: 10 (strike) + (6 +3) = 19
  • frame 2: 3 + 6 = 9
  • total: 28 pontos

Veja que, a cada strike, você soma a pontuação dele e dos próximos dois arremessos. No caso de um spare, é somado dez pontos ao valor do primeiro arremesso. 

Posicionamento

Para saber como o jogo de boliche funciona, é preciso entender o posicionamento do jogador na hora do arremesso. O principal objetivo é derrubar mais pinos que os adversários. No início da pista, há uma área chamada approach, que determina o espaço em que o jogador pode estar para jogar a bola.

Ela tem uma linha entre a área de posicionamento e a pista. O jogador não pode pisar ali. Se isso acontecer, a jogada é anulada. As laterais da pista possuem canaletas. Se a bola cair nelas, a pontuação da rodada é nula. Em geral, o jogo possui dez rodadas, com duas chances para participante por vez.

O segredo para fazer o melhor arremesso é encontrar a posição confortável. Existem técnicas que podem ajudar, como apoiar a bola na mão que não está segurando o buraco ou mirar entre o primeiro pino e outros dois. Porém, cada um pode desenvolver a própria técnica.

Agora, você já sabe como jogar boliche. Depois de conferir este conteúdo, acesse o site da Ri Happy e encontre vários modelos de boliche para se divertir com a criançada, treinando para as pistas maiores.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *