Aprenda como jogar Detetive com superdicas e divirta-se

4 MINUTOS DE LEITURA
1036
como jogar detetive

Jogos de tabuleiro são verdadeiras paixões para todas as idades. Dos mais simples aos mais complexos, eles são brincadeiras superdivertidas para a família e os amigos. Entre os clássicos, muitas pessoas perguntam como jogar Detetive.

Se você quer se aventurar pelos mistérios do jogo Detetive, o blog Modo Brincar pode ajudar. A seguir, você entende como essa brincadeira funciona, quantos participantes podem estar nela, qual é a idade indicada e muito mais. Pronto para resolver esse enigma?

Um pouco sobre o jogo Detetive

Criado em 1949 pelo inglês Anthony Pratt, Detetive é um sucesso entre os apaixonados por jogos de tabuleiro e quem só joga de vez em quando. Ele chegou ao Brasil apenas em 1977. Desde então, ganhou várias versões alternativas.

A premissa do jogo de tabuleiro Detetive é desvendar o autor de um crime. A versão tradicional tem seis personagens, nove ambientes e seis objetos usados como possíveis armas. É possível fazer várias suposições para resolucionar esse mistério.

Afinal, como jogar Detetive?

Se você está pronto para embarcar no mistério e aprender como jogar Detetive, precisa entender todos os detalhes da brincadeira. A seguir, confira uma lista com alguns fatores importantes.

1. Versões

Como qualquer brinquedo, o jogo Detetive da Estrela foi alterado para se adequar ao passar dos anos. A jogabilidade é basicamente a mesma, mas existem versões que usam apps de realidade aumentada, apps mais simples e tabuleiro inspirado nas primeiras edições.

2. Participantes

Para aprender como jogar Detetive, reúna de três a oito pessoas. Quanto mais participantes, o mistério fica mais divertido e funcional. O jogo é indicado para crianças acima de oito anos.

3. Peões

Em geral, o jogo vem com oito peões, representando os seguintes personagens: Sargento Bigode, Florista Dona Branca, Chef de Cozinha Tony Gourmet, Mordomo James, Médica Dona Violeta, Dançarina Srta. Rosa, Coveiro Sérgio Soturno e Advogado Sr. Marino.

Mesmo que não haja oito participantes, todos os peões devem estar nas respectivas casas, relacionadas à profissão do personagem (médica no hospital, chefe no restaurante, mordomo na mansão, e assim por diante). Cada jogador escolhe um personagem e uma folha do bloco de notas.

como jogar detetive

4. Cartas

As cartas determinam todo o mistério. No início, você deve separá-las em três montes: armas, locais e suspeitos. As pilhas são misturadas individualmente. Depois, são retiradas três cartas, uma de cada pilha. Ninguém pode ver quais são porque elas revelam o grande enigma do jogo.

Depois, junte, embaralhe e distribua todas as cartas aos jogadores. Pode ser que, por conta do número de participantes, a quantidade fique desigual, mas não tem problema.

5. Movimentação

O jogador que começa está à esquerda de quem escolheu o Sr. Marino, seguindo pela mesma direção. Se ninguém optar pelo personagem, o sorteio é feito no dado. Os peões movem-se conforme os números do dado. Dois jogadores não podem ocupar a mesma casa.

6. Palpite

Ao chegar em um dos locais do tabuleiro, você deve dar um palpite sobre quem cometeu o crime e qual arma foi utilizada, posicionando as peças de ambos na casa. A localização sempre será a base para a adivinhação. Se você está na floricultura, por exemplo, deve usá-la no seu palpite.

O primeiro jogador à esquerda vê se possui alguma carta relacionada ao palpite realizado nas suas cartas. Se não houver, passe por todos. Confira algumas dicas para solucionar esse grande mistério e aprender como jogar Detetive:

  • anote todas as cartas mostradas durante os palpites para ter uma base de quem não está envolvido no crime;
  • seja estratégico ao se movimentar pelo tabuleiro, incluindo palpites e posição dos personagens dos seus adversários em outros lugares do jogo;
  • esteja sempre atento aos outros participantes. Em cada rodada, novas informações podem ajudar na resolução do mistério. Com tantas possibilidades, cada detalhe conta;
  • tenha certeza ao apostar em um personagem, ambiente e objeto. As dicas do seu palpite podem ajudar seu adversário e eliminar você do jogo;
  • aproveite todas as dicas que a versão com app pode oferecer, inclusive informações de testemunhas.

Comece a jogar Detetive!

Você já sabe o que é Detetive e como jogar. Então, é hora de começar a brincadeira. Na Ri Happy, você encontra várias versões incríveis, além de outros jogos de tabuleiro para montar uma noite superdivertida com os amigos e a família. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *