Como jogar Imagem e Ação: passo a passo e regras!

5 MINUTOS DE LEITURA
2101
adolescentes comemorando durante partida representando como jogar Imagem e Ação

Está pensando em fazer uma noite de jogos com a família ou os amigos, mas não sabe em quais passatempos investir? Que tal descobrir como jogar Imagem e Ação e garantir horas de diversão?

Para quem não sabe o que é Imagem e Ação, é possível dizer que se trata de um jogo de adivinhação, em que o principal objetivo é usar a criatividade para descobrir o que é representado em desenho. O passatempo foi inspirado no jogo norte-americano Pictionary, lançado em 1985. Logo, fez sucesso por todo mundo, sendo disponibilizado no Brasil na mesma década pela Grow. 

Justamente pela popularidade, o jogo de tabuleiro ganhou atualizações e é uma ótima alternativa para quem quer se divertir até hoje. Pensando nisso, a equipe do #ModoBrincar preparou este artigo com as principais regras e um passo a passo prático sobre como jogar Imagem e Ação. Confira! 

Preparação para o jogo

Para saber como jogar Imagem e Ação, o primeiro passo é conhecer os componentes do passatempo. Indicado para crianças a partir de 10 anos, o jogo conta com 1 tabuleiro, 1 ampulheta, 4 peões, 1 dado, 1 manual de instruções e 198 cartas que, ao todo, somam 2.400 palavras ou expressões.

Para jogar, é necessário a participação de quatro ou mais jogadores, divididos em duas ou quatro equipes. Durante a diversão, também é preciso ter um lápis e um papel em mãos, usados para desenhar, esboçar e rabiscar.

Por fim, cada equipe deve escolher um peão e lançar os dados para descobrir quem começa. Quem tirar o maior número, inicia a partida e deve lançar novamente os dados. Feito isso, é só andar com o peão pelo tabuleiro segundo o número correspondente.

Como jogar? 

Após iniciar o jogo Imagem e Ação, a equipe deve escolher quem será o desenhista — a cada rodada, será um. Esse participante é responsável por retirar uma carta do monte correspondente à casa do tabuleiro que o peão caiu e pensar sobre o objeto a ser desenhado em cinco segundos.

Passado esse período, os jogadores devem virar a ampulheta para cronometrar o tempo do desenho e da adivinhação. O desenhista deve finalizar o desenho, enquanto a equipe deve adivinhar do que ele se trata antes que o tempo acabe. 

Nesse momento, não é permitido escrever nenhuma letra ou número, nem fazer gestos ou mímicas sobre o tema. Se a equipe acertar qual é o desenho, pode lançar novamente o dado e andar nas respectivas casas. Se errar, passa a vez, e a outra equipe faz o processo. Ganha o jogo quem chegar ao final primeiro.

criança desenhando representando como jogar Imagem e Ação

Categorias e casas 

Outro ponto importante para quem quer aprender como jogar Imagem e Ação é conhecer as casas e as categorias do tabuleiro. Cada uma possui uma cor e uma indicação:

  • Casa O; categoria: objeto; indicação: itens que possam ser vistos ou tocados;
  • Casa P; categoria: pessoa; indicação: lugar ou animal, assim como as partes e as características;
  • Casa A; categoria: ação; indicação: verbos ou expressões;
  • Casa D; categoria: difícil; indicação: palavras difíceis de diferentes categorias;
  • Casa L; categoria: lazer; indicação: esportes, jogos, filmes, livros, artistas, etc;
  • Casa T; categoria: todos jogam; indicação: palavras de qualquer categoria.

Ainda entre as regras do Imagem e Ação, estão as casas “Todos jogam”, que indicam desenhos que podem ser adivinhados por todos os participantes, não só a equipe do desenhista participa, e todos podem ganhar o ponto. 

Benefícios e versões de Imagem & Ação

Aprendendo como jogar Imagem e Ação, você já pode incluir o passatempo nas suas horas de lazer. O melhor é que o jogo pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento e estimular habilidades como criatividade, coordenação motora fina, raciocínio lógico, sociabilidade e competitividade saudável. 

Além disso, o jogo de desenho está disponível em diferentes versões, com indicações de idade e temáticas especiais. É o caso do Imagem e Ação Junior, desenvolvido especialmente para crianças de 5 a 10 anos. Ele conta com um baralho azul, com palavras mais simples, e outro vermelho, um pouco mais difícil, totalizando 480 termos para desenhar. 

Outra versão que faz muito sucesso é o Imagem & Ação – No Limite. Nesse passatempo, os jogadores contam com 4.000 novas palavras e podem escolher até 3 para a equipe adivinhar. No entanto, o tempo para adivinhação é cronometrado por um timer especial. Ao acabar, ele derruba as cartas para todos verem. 

Encontre seus jogos de tabuleiro favoritos na Ri Happy! 

Com tantas informações, ficou mais fácil aprender como jogar Imagem e Ação. Então, o que está esperando para garantir seu jogo de tabuleiro favorito? Confira todas as opções disponíveis na Ri Happy e aproveite! 

Ver mais brinquedos incríveis

Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *