Aprenda como jogar Ludo para se divertir com a criançada

5 MINUTOS DE LEITURA
1757
Imagem de um tabuleiro de Ludo

Ludo é um dos jogos que passa de geração para geração. Trazendo um tabuleiro divertido e colorido, ele pode ser encontrado em versões físicas e digitais, por isso, é uma das opções mais populares entre adultos e crianças. Porém, como jogar Ludo? É isso que o blog Modo Brincar vai explicar no conteúdo a seguir. 

Confira um pouco sobre a história do Ludo, como é o tabuleiro, quais são as principais regras para jogar e alguns benefícios de jogá-lo com os pequenos!

A história do Ludo

Para jogar Ludo, é bacana conhecer um pouco sobre as origens desse jogo de tabuleiro. O primeiro registro remete à Índia do século XIX. Na época, ele não tinha o nome mais famoso, sendo chamado de Pachisi. Com a colonização britânica, o Ludo atingiu outros territórios.

Os ingleses adaptaram alguns detalhes originais, mudando o nome para Ludo em 1896. Esse termo não foi escolhido por acaso, já que significa “eu jogo” em latim. Com a popularização, o jogo recebeu denominações curiosas por todo o mundo, mas é mais conhecido pelo nome dado na Inglaterra.

Como é o tabuleiro do Ludo?

Antes de saber mais sobre como jogar Ludo de tabuleiro, é preciso conhecer mais detalhes sobre ele. Ele é dividido em quatro áreas, sendo que cada uma está pintada com uma cor diferente (vermelho, azul, amarelo e verde). No meio dessas divisórias, está uma demarcação para os peões. 

Em geral, eles ficam em um círculo na cor escolhida pelo participante. Saindo dessa demarcação, está um caminho que deve ser percorrido pelos peões durante a partida. No centro, onde todas essas trilhas se encontram, está um espaço com as quatro cores, que é o objetivo final do jogo.

Imagem de duas meninas jogando Ludo

Afinal, como jogar Ludo?

Para aprender como jogar Ludo, é essencial conhecer o objetivo do jogo. Nele, cada participante deve levar as quatro peças até o centro, dando uma volta completa pelo tabuleiro antes que os adversários consigam atingir tal meta. A movimentação é feita por meio dos dados.

Os peões andam sempre em sentido horário. No começo do jogo, todos tiram a sorte no dado. Quem ficar com o maior número começa. Todos os avanços devem ser feitos com base no que é tirado no dado. Se o jogador tirar um ou seis, pode tirar um peão da casa de partida. Com o último número, ainda ganha a chance de jogar novamente o dado.

Caso um participante chegue a uma casa já ocupada, o peão do adversário é obrigado a voltar para a base. Porém, caso dois peões da mesma cor ocupem o mesmo espaço, nenhum outro jogador pode passar por ali. Isso forma uma “torre” que só pode ser derrubada por outra “torre”.

Ao se aproximar da casa final, é preciso tirar o número exato para ela. Se você precisar de um cinco, por exemplo, mas tirar um seis, terá que dar outra volta no tabuleiro por ter passado pela casa final. O jogo Ludo pode ser feito em duplas, mas é necessário um participante para ocupar cada uma das cores. 

O que o Ludo ensina para a criançada?

Agora que você conhece as principais regras do Ludo, que tal saber o que esse jogo pode ensinar à criançada? Em primeiro lugar, essa brincadeira é uma ótima maneira de mostrar aos pequenos como identificar as cores. Além disso, é perfeito para eles aprenderem como contar.

Afinal, precisam fazer os peões andarem de acordo com o que foi tirado no dado. Aliás, o uso do dado é perfeito para ensiná-los a ter paciência, especialmente porque algumas jogadas podem dar errado e atrasar as peças no tabuleiro

Junto da paciência, os pequenos devem lidar com a frustração, o que é superpositivo para o futuro deles. Apesar de ser um jogo de sorte, o Ludo requer planejamento na hora de mexer os peões, principalmente quando todos já estão se movimentando pelo tabuleiro. 

Por fim, aprender como jogar Ludo é algo feito em grupo. Todas as partidas precisam ter pelo menos quatro participantes, o que é ótimo para os pequenos trabalharem habilidades sociais e ainda aprenderem a respeitar os momentos de cada participante. 

Ludo é na Ri Happy!

Viu como é fácil aprender como jogar Ludo com a criançada? Depois de conferir mais sobre essa brincadeira, acesse o site da Ri Happy e encontre os melhores jogos de tabuleiro para se divertir com os pequenos. Desde os clássicos até os mais modernos, há tudo por aqui. Aproveite!

Confira outros conteúdos sobre jogos de tabuleiro do blog Modo Brincar. Assim, você pode montar um dia superdivertido e com uma variedade de brincadeiras incríveis. 

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *