Aprenda como jogar o Jogo da Velha com dicas infalíveis

4 MINUTOS DE LEITURA
1709
Imagem de um tabuleiro de jogo da velha

Certas brincadeiras nunca saem da moda. São passatempos que os adultos aprendem na infância e passam para as próximas gerações, como é o caso do Jogo da Velha. Você sabe quais são as regras para aprender como jogar o Jogo da Velha?

É isso que vamos ensinar a seguir. Trouxemos um guia completo sobre o Jogo da Velha, explicando a origem, as regras e alguns truques para a criançada. Assim, elas podem jogar em família ou com os amiguinhos. Confira!

Como o Jogo da Velha surgiu?

Antes de aprender a jogar Jogo da Velha, você precisa conhecer um pouco mais sobre as origens da brincadeira. A referência mais antiga é do século XIV, no templo de Kurna, no Egito. Porém, arqueólogos descobriram que esse jogo foi desenvolvido em várias partes do mundo, como China e América.

Cada versão tinha algum tipo de variação no nome ou até no número de linhas e colunas. Na Inglaterra, o jogo se popularizou muito no século XIX. As mulheres inglesas se reuniam para bordar e tomar chá. Porém, muitas delas não conseguiam fazer a tarefa por não enxergarem direito.

Por isso, adotaram o Jogo da Velha como passatempo para esses momentos. Isso inspirou o nome da brincadeira no Brasil, jogada por senhoras idosas. No inglês, geralmente, leva o nome de tic-tac-toe. Hoje, é possível jogar fisicamente e on-line.

Como o Jogo da Velha funciona?

Essa brincadeira é muito simples, por isso, é uma ótima opção para entreter a criançada. O tabuleiro é dividido em nove quadrados por meio de linhas e colunas verticais e horizontais. 

Cada jogador é representado por um símbolo. Em geral, usa-se um xis (X) e um ó (O). A cada rodada, os participantes alternam e preenchem um quadrado com o símbolo. Ganha quem completar uma coluna, uma linha ou uma diagonal com a letra designada.

Benefícios

Pelas características, já dá para perceber que aprender como jogar o Jogo da Velha é superpositivo para os pequenos. Além de ajudar no desenvolvimento motor, a brincadeira estimula o raciocínio lógico e a criatividade na hora de determinar qual é a melhor jogada para vencer a partida. 

Imagem de crianças brincando de jogo da velha

O que você precisa para jogar

Você precisa saber quais são os itens necessários para aprender como jogar o Jogo da Velha. Se quiser fazer o jogo personalizado, pode usar cartolina, EVA ou até uma folha de papel. Desenhe as linhas verticais e horizontais para formar os espaços em branco.

Quanto aos símbolos, você pode escolher algum que agrade à criançada, sem adotar o “O” e o “X” tradicional. Se quiser deixar a brincadeira mais divertida, use cores diferentes e deixe o jogo supercolorido. Também é possível encontrar modelos já prontos para começar a jogar. 

Truques para jogar o Jogo da Velha

Agora que você já sabe como o Jogo da Velha funciona e de onde surgiu, está na hora de aprender alguns truques que podem ajudar a ganhar as partidas. É claro que tudo depende do modo como os participantes estão jogando. Conheça mais a seguir.

1. Comece pelos cantos

Um dos truques mais comuns é colocar uma peça nas pontas do tabuleiro. Esse movimento pode incentivar o outro participante a ocupar o meio ou até outros cantos. Dependendo da escolha dele, você já terá espaço livre para formar uma linha e ganhar. Considere assim:

  • você começa pelo canto inferior esquerdo;
  • o adversário te bloqueia pelo canto inferior direito;
  • você ocupa o canto superior esquerdo;
  • o oponente bloqueia pela esquerda;
  • você tem a direita, tanto no canto superior quanto no centro, livre.

2. Distribua os símbolos

Outro truque do Jogo da Velha é distribuir os símbolos pelo tabuleiro. Se você colocar dois “X” na mesma coluna, por exemplo, dá a chance do outro participante bloquear e te fazer começar novamente. Agora, se optar por depositar um em uma coluna e outro na outra, pode ter mais chances de conquistar a vitória.

3. Acompanhe o outro participante

Uma das dicas do Jogo da Velha é sempre acompanhar os movimentos do outro participante. Se ele colocar um símbolo em uma linha ou uma coluna, você pode bloquear a jogada, deixando apenas um espaço em branco e aumentando suas chances de vitória.

Viu só? O Jogo da Velha é uma ótima alternativa para noites em família e momentos com os amiguinhos. Aproveite para conferir outros conteúdos sobre jogos clássicos, como Stop. Além disso, veja artigos com tudo sobre o universo infantil no blog Modo Brincar. Saiba mais!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *