Como jogar Pokémon? Veja dicas e saiba o que o game ensina para as crianças

6 MINUTOS DE LEITURA
1447
pessoa segurando celular aberto em rua aprendendo como jogar pókemon GO

Quem não se lembra das aventuras vividas por Ash e seu fiel amigo Pikachu? A franquia Pokémon começou com o lançamento de jogos eletrônicos na década de 90, transformando-se numa verdadeira febre mundial. A partir de então, vários jogos vieram em seguida, além de séries animadas para TV, filmes, brinquedos colecionáveis e outros produtos.

Ainda hoje, crianças de todas as idades querem aprender como jogar Pokémon e se tornar um treinador dessas criaturinhas tão amadas. Para ajudar, criamos este artigo sobre os principais jogos da franquia. Confira também o que a história de Pokémon ensina às crianças. Boa leitura!

Quais os principais jogos de Pokémon?

A evolução das brincadeiras nas últimas décadas trouxe uma série de jogos para a criançada se divertir em diferentes plataformas. Que tal aprender como jogar Pokémon com a molecada? Veja alguns títulos de sucesso a seguir!

Pokémon GO

Antes de tudo, para jogar é preciso baixar o aplicativo no celular, o que pode ser feito na Google Play ou App Store. Com o app aberto no smartphone e o GPS ligado, basta caminhar e tocar nos Pokémons que surgirem no mapa. Uma nova tela será aberta e é só lançar as Pokébolas para capturá-los.

Vale lembrar que cada Pokémon vem com um nível diferente de poder (ou pontos de combate). É possível aumentá-lo com doces específicos para o tipo de Pokémon ou com poeira estelar. Conforme eles evoluem e o treinador sobe de nível, surgirão personagens com níveis mais altos para capturar.

Pokémon Sun e Moon

Criado para a plataforma Nintendo 3DS, esse jogo mudou uma das principais características: a busca pelas insígnias, em que era preciso derrotar os treinadores dos ginásios antes de enfrentar os mais poderosos das regiões.

Nesse novo enredo, os jogadores devem concluir testes para então desafiar os líderes de uma ilha tropical. Além dessa mudança, o jogo ainda garante boas surpresas e trouxe 81 novos tipos de Pokémons.

Pokémon: Let’s Go, Pikachu

Disponível para Nintendo Switch, trata-se de um remake do jogo Pokémon Yellow. Com enredo semelhante, o jogador encontra Pokémons selvagens nos campos, que podem ser capturados ao atirar Pokébolas. As batalhas acontecem quando outro treinador surge no caminho e é preciso derrotar todos os personagens do adversário para vencer. O legal desse jogo é a possibilidade de a criança jogar com um amigo, graças à funcionalidade Support Play. Além de partirem juntos para a jornada, ambos podem ter seus respectivos Pokémons ao lado enquanto caminham.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Mais um remake, esse jogo de videogame para Nintendo 3DS é uma nova versão dos jogos Rubi e Safira. A narrativa é praticamente igual, com o diferencial de trazer gráficos mais modernos em relação ao anterior.

Uma das diferenças dessa nova edição é que os jogadores precisam capturar o Pokémon Rayquaza para parar um meteoro em rota de colisão com a Terra. Nele, há um Pokémon alien chamado Deoxys. É aventura na certa! Além disso, o jogo conta com o Delta Episode, um epílogo jogável que vai surpreender a garotada.

Pokémon Trading Card Game

Disponível de forma totalmente gratuita e multiplayer para PC, Pokémon Trading Card Game é inspirado no jogo de cartas Pokémon. Cada participante é um treinador e deve retirar seis cartas do baralho, deixando-as separadas e viradas para baixo. O objetivo é coletar os prêmios, que correspondem justamente às seis cartas. Os jogadores devem criar um baralho com seus Pokémons, apoiadores e itens para batalhar com os outros competidores. Cada vitória nessas batalhas vale um prêmio e vence quem coletar os seis. O divertido é que, assim como os brinquedos Pokémon, as cartas são colecionáveis no mundo real, sendo encontradas em shoppings e lojas especializadas em jogos

pai e filho sentados no sofá segundo celular aprendendo como jogar pókemon

Quais os ensinamentos da franquia Pokémon? 

Além de garantir muita diversão com os jogos de Pokémon e episódios dos desenhos animados, as histórias também trazem vários ensinamentos importantes que podem ser levados para a vida de crianças de todas as idades. Que tal conferir a seguir um pouco do que podemos aprender com essa franquia tão querida?

Antes de agir, é preciso pensar

Durante as batalhas com outros jogadores, as crianças aprendem sobre a importância de avaliar a situação antes de agir. Afinal, simplesmente usar os ataques mais fortes para derrotar o Pokémon do adversário não é garantia de vitória. Os jogos mostram que as coisas podem não sair como esperamos quando não refletimos ao tomar as melhores decisões.

Vale a pena se esforçar

Os jogadores saem em sua jornada apenas com um pouco de dinheiro e o seu primeiro Pokémon. Para ganhar reconhecimento e se tornar o melhor de todos, cada um precisa capturar novos Pokémons pelo caminho, ganhar experiência e vencer os adversários. 

Assim, a história ensina para as crianças que vale a pena se esforçar para alcançar seus objetivos. Também mostra que cada conquista durante a jornada foi o resultado desse empenho.

É preciso respeitar a diversidade

Existem Pokémons de vários tipos: água, fogo, inseto, psíquico, voador, elétrico ou grama. Cada um deles possui suas próprias habilidades, poderes, aparências e personalidades. Seja qual for a espécie, não tem como não se apaixonar por eles. É ou não é uma ótima maneira de abordar com essa galerinha a diversidade e a importância de respeitar as diferenças?

Siga os seus sonhos

Presente principalmente no desenho da franquia, esse ensinamento vem do protagonista Ash Ketchum, um treinador obstinado que nunca desistiu de alcançar o sonho de ser o melhor.

Mesmo com todos os desafios e obstáculos no caminho, Ash segue firme em sua jornada enquanto faz novos amigos pelo caminho e vive incríveis e inesquecíveis aventuras.

Neste artigo, mostramos como jogar Pokémon e os ensinamentos que traz à garotada. Ao longo de seus 25 anos de existência, essa franquia de sucesso continua fazendo novos e apaixonados fãs pelo mundo todo. Tanto é que novos jogos continuam a ser produzidos, como é o caso do Pokémon Legends, que foi lançado em janeiro de 2022. Assim, prepare as Pokébolas para essa nova jornada!

Quer saber como evitar que o seu pequeno treinador Pokémon passe muito tempo em frente às telas? Confira nosso artigo e saiba como manter uma relação saudável com a tecnologia!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *