Como jogar queimada: veja técnicas para elaborar uma estratégia campeã

5 MINUTOS DE LEITURA
101
pessoa com calça e tenis correndo em direção a bola na quadra representando como jogar queimada

Os jogos com bola são superdivertidos e trazem diversos benefícios para as crianças. Este artigo ensina como jogar queimada e criar uma estratégia campeã para o seu time. Acompanhe logo abaixo!

Origem da queimada

Também conhecido como jogo da mata ou baleado, a queimada é um esporte coletivo muito popular no Brasil. A origem é desconhecida, mas acredita-se que versões similares eram praticadas na Europa Meridional durante a Idade Média.

Com o tempo, a atividade espalhou-se por todo o mundo, adquirindo nomes e variações diferentes. No Brasil, ela foi introduzida pelos colonizadores portugueses e se tornou uma das brincadeiras preferidas da molecada.

O jogo de queimada moderno foi influenciado pela variante norte-americana prisonball. Nela, os competidores eliminados ficam atrás da linha de fundo do campo adversário, chamada prisão. Para sair de lá, eles precisam receber um passe de um companheiro de equipe.

Regras da queimada

As regras da brincadeira queimada não são unificadas no Brasil, variando conforme a região. Geralmente, são utilizadas bolas semelhantes às do vôlei, com tamanho pequeno ou médio.

O local do jogo costuma ser um terreno plano, com formato retangular, dividido em 2. A quantidade de participantes não é determinada, podendo chegar a 20 ou mais. Os competidores devem arremessar a bola contra o time oponente, com o intuito de acertá-lo ou “queimá-lo”.

Os jogadores são considerados “queimados” quando são acertados em qualquer parte do corpo ou tentam pegar a bola, mas a deixam cair. As equipes podem se movimentar livremente pela área de jogo, contanto que não passem para o lado adversário.

O tempo das partidas pode ser pré-estabelecido ou continuar até que uma das equipes elimine todos os adversários. Vence o time que fizer o maior número de prisioneiros.

Como jogar queimada: passo a passo simples

A atividade é divertida e pode ser incorporada de maneira simples no dia a dia. Veja um passo a passo sobre como jogar queimada:

  1. os dois times devem ficar posicionados em um lado do campo, dividido por uma linha central;
  2. o jogo começa com o apito do juiz, quando um jogador arremessa a bola contra o time rival e tenta “queimar” um dos participantes;
  3. a equipe atacada deve espalhar-se pelo campo para não ser atingida. Caso consigam escapar, os jogadores podem pegar a bola, sem a deixar cair, e iniciar uma nova jogada;
  4. os participantes vão para uma área específica ao serem “queimados”, localizada na parte de trás do campo adversário. O nome desse espaço pode variar, como “prisão”, “céu” e “cemitério”;
  5. os participantes “queimados” podem voltar ao jogo de baleado se conseguirem queimar outro competidor;
  6. a partida continua até um dos times aprisionar todos os oponentes. Uma dica é deixar a partida rolar por 20 minutos. Após esse momento, a equipe com o maior número de rivais na prisão é a vencedora.

criança segurando bola sorrindo em quadra representando como jogar queimada

Técnicas para jogar queimada

Além de saber como jogar queimada, é possível otimizar o desempenho esportivo com técnicas específicas. Dessa forma, você elabora estratégias vitoriosas para a equipe:

  • utilize apenas uma das mãos ao lançar a bola para garantir mais potência ao arremesso;
  • prefira mirar os membros inferiores dos adversários, como tornozelos, dificultando a defesa;
  • esconda as mãos sempre que for possível, evitando que os jogadores rivais prevejam sua jogada;
  • atirar a bola próxima à linha da quadra é outra estratégia vencedora na hora de jogar queimada, aumentando a velocidade do lançamento;
  • tente “queimar” os melhores jogadores do time rival para enfraquecer o oponente e vencer a partida.

Benefícios da queimada para as crianças

Agora que você já sabe como jogar queimada, é importante lembrar que o esporte oferece diversos benefícios físicos, psicológicos, sociais e emocionais. Por isso, é uma ótima maneira de contribuir para o desenvolvimento e garantir muita diversão.

Físicos

Em primeiro lugar, o jogo de bola queimada é uma ótima atividade física, que exige movimentos rápidos e precisos. Ela estimula a coordenação motora, a resistência muscular e a agilidade.

Psicológicos

Brincar de queimada estimula o raciocínio e a agilidade de pensamento, uma vez que desafia a tomar decisões rápidas. A atividade também é uma forma prazerosa de gastar energia, o que ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse.

Sociais

Durante as partidas, os jogadores precisam comunicar-se e cooperar entre si. Assim, existe forte estímulo à socialização e ao respeito entre os membros da própria equipe.

Emocionais

A perda da partida ajuda a lidar com as emoções, gerenciando as frustrações. Também dá confiança e autoestima para superar os desafios e ganhar a competição.

Os melhores artigos esportivos estão na Ri Happy!

É simples aprender como jogar queimada. Aproveite para deixar as partidas mais profissionais, utilizando os melhores equipamentos. É só acessar o site da Ri Happy e conferir o catálogo completo!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *