Como jogar xadrez: confira um guia completo

5 MINUTOS DE LEITURA
1376
Imagem de uma criança jogando xadrez

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais tradicionais. Em uma mistura de boas técnicas e percepção visual, essa modalidade é perfeita para os pequenos desenvolverem várias habilidades. Você sabe como jogar xadrez? A seguir, confira como esse jogo funciona.

Conheça a história do xadrez

O xadrez é um dos jogos mais tradicionais que existem. Ele surgiu no século VI, na Índia, com o nome “shaturanga”, em sânscrito, traduzido para algo como “os quatro elementos do exército”. Viajou pela China e pela Pérsia, lugar em que foi nomeado com base na palavra “shah”, que significa “rei”.

Quando os árabes invadiram a Pérsia, o jogo foi levado para outros lugares, como a África e, posteriormente, a Europa. Nesse momento, o xadrez recebeu os elementos mais importantes, baseados justamente na religião, algo presente na Idade Média.

Foram adicionadas outras peças do xadrez, como a rainha, o bispo e as torres. Assim, o jogo foi tomando a forma conhecida hoje. Em 1999, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu a modalidade como um esporte cuja prática é feita por meio da mente, não do corpo.

Afinal, como jogar xadrez?

Aprender como jogar xadrez não é um bicho de sete cabeças. O funcionamento passa muito pelas peças. A seguir, veja um pouco sobre elas e como uma partida funciona.

Peças 

Um dos pontos mais importantes para jogar xadrez é conhecer as peças. Cada uma tem uma movimentação diferente no tabuleiro e um peso diferente na partida em geral:

  • rei: é a peça mais importante do tabuleiro e pode se movimentar para todos os lados, porém apenas andando uma casa;
  • rainha: também é uma peça importante e muito estratégica, já que pode se movimentar para todos os lados, com número livre de casas;
  • bispo: pode se movimentar nas diagonais, sem limite para o número de casas;
  • cavalo: é uma das peças mais curiosas, já que pode se movimentar apenas em L, por isso, pode pular por cima de outras;
  • torres: podem se movimentar na horizontal e na vertical em linha reta, também sem limite para o número de casas;
  • peões: subestimados, os peões podem andar apenas para frente, de casa em casa. Para capturar uma peça, eles podem andar na diagonal. Na primeira jogada do peão, ele pode andar duas casas.
Imagem de duas crianças jogando xadrez

Existe uma disposição certa no tabuleiro que pode confundir quem quer saber como aprender a jogar xadrez. Cada participante tem as peças dispostas nos lados opostos do tabuleiro quadrado. Todas ocupam as duas primeiras linhas. 

Na primeira, há a seguinte ordem: torre, cavalo, bispo, rainha, rei, bispo, cavalo e torre. Já na segunda, estão dispostos todos os peões, totalizando oito. Veja algumas características principais para identificar cada peça:

  • rei: possui uma pequena cruz no topo da peça;
  • rainha: conta com uma coroa no topo da peça;
  • bispo: tem uma pequena bolinha no topo da peça;
  • cavalo: tem o formato de um cavalo;
  • torre: tem o formato similar a uma torre;
  • peões: peças mais baixas e com design de uma haste com uma bola em cima.

Objetivo

Afinal, qual é o principal objetivo dessa modalidade? Ao aprender como jogar xadrez, você vai se deparar com o termo “xeque-mate”, justamente a meta dos participantes. Nesse esporte, você deve encurralar o rei do adversário, sem a possibilidade de uma rota de saída. Se houver, ele estará apenas em xeque.

Partida

Como você viu, aprender como estudar xadrez é mais simples do que parece. Você precisa movimentar as peças pelo tabuleiro e encontrar a melhor maneira de chegar ao rei do adversário. No início da partida, as peças brancas sempre começam primeiro. 

Em partidas profissionais, existe a marcação do tempo para as jogadas. Porém, se o objetivo for puramente recreativo, é possível continuar jogando até que um dos reis esteja em xeque-mate ou haja o empate entre os dois participantes.

Para capturar uma peça, basta movimentar outra de acordo com as especificidades até a casa onde a primeira está. Quanto mais peças capturar, mais fácil será chegar ao rei do adversário. Confira alguns movimentos que podem ajudar.

Promoção

Quando um peão atravessa todo o tabuleiro e chega à última casa, acontece a promoção, na qual ele passa a ter a movimentação de outra peça da escolha do participante até o final da partida ou a captura. São elas: bispo, torre, cavalo e rainha.

Roque

Roque é um movimento defensivo que pode ajudar muito durante as partidas. Ele acontece nas seguintes condições: não existem peças entre o rei e a torre, e o rei ainda não foi movido da posição inicial. O rei anda duas casas, enquanto a torre troca de lugar com ele, ficando na frente para protegê-lo. 

Confira o blog Modo Brincar!

Agora que você já sabe como jogar xadrez, que tal conhecer os benefícios dessa prática para os pequenos? Acesse o conteúdo especial e entenda tudo sobre essa modalidade. Confira outros artigos sobre o universo infantil no blog Modo Brincar!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *