Como lidar com a birra infantil?

criança sentada no sofá fazendo birra infantil

Quem ainda não teve que lidar com uma situação de birra infantil, provavelmente já presenciou essa cena em algum lugar público, como shopping ou supermercado, não é mesmo? Os sentimentos de quem observa são muito diferentes de quem está envolvido com a pequena pessoa raivosa. Mas é, sem dúvida, constrangedor para ambas as partes.

Para o adulto que precisa administrar a crise é um misto de vergonha e impotência, que pode levá-lo a agir de forma impulsiva, e isso deixará tudo mais complicado.

Sabemos que não é fácil — aliás, está muito longe disso. Mas, calma, tem solução, e é uma questão de aprender de que maneira agir nessa hora. Como sempre, preparamos este conteúdo para ajudar você. Confira!

Por que as crianças fazem birra?

Talvez a primeira coisa que um adulto precisa entender é que crianças não fazem isso para afrontar a pessoa que está com ela no momento, e que não é uma situação de desrespeito com o adulto, ok? Posto isso, fica mais fácil de tentar manter o controle, já que você entende não ser uma questão pessoal.

E o que é birra infantil? Essa é apenas mais uma das fases da criança. Nesse momento da vida, ela começa a realizar inúmeras descobertas e desenvolve uma capacidade de interação e de autonomia muito grande. Contudo, ainda é incapaz de lidar com as próprias emoções. Afinal, isso é um aprendizado, concorda?

Frustração, medo e raiva são sentimentos que fazem parte da nossa existência, e não temos como evitá-los. Pode ser por causa de um pacote de balas no supermercado ou os preparativos para chegada do bebê: qualquer situação pode desencadear uma crise de birra de crianças.

Conforme vamos amadurecendo, aprendemos a reconhecer e a lidar com as emoções — ou, pelo menos, deveria ser assim. Por isso, o papel do adulto é fundamental para ajudar a criança com birra a lidar com tudo isso.

criança no colo da mãe fazendo birra infantil

Como lidar com a birra infantil?

Respire fundo e, depois, tenha muita paciência, muita paciência mesmo, combinado? Com o tempo e nossas dicas, os acessos de birra da criança diminuirão e ficará cada vez mais fácil resolver a situação.

Mantenha a palavra e não ceda 

Nem sempre é simples ter equilíbrio, afinal, a vida adulta também exige muito autocontrole. Imagine ter que lidar com a birra da criança depois de um dia de trabalho exaustivo e cheio de problemas? Difícil, sem dúvida!

O caminho mais fácil é concordar com as exigências dela para acabar com a crise naquele momento, mas isso traz efeitos negativos a longo prazo, pois reforça o comportamento inadequado.

Acolha a criança

Procure ajudar a criança a entender o que está sentindo e ofereça uma alternativa para ela se expressar.

Você pode dizer que entende que ela está frustrada e triste porque não pode comer doces depois de escovar os dentes para dormir. Porém, mantenha-se firme e explique os motivos da proibição. Incentive-a a falar sobre como se sente e ofereça um abraço. Mesmo que ela recuse, mostre-se disponível.

Tente prevenir a birra

Na maioria das vezes, é possível identificar situações em que a birra de crianças pode surgir e criar uma estratégia para prevenir a crise. Se vocês vão ao supermercado, por exemplo, converse antes sobre o que ela pode escolher e a quantidade, lembrando-a de que isso não será negociado dentro da loja, por exemplo.

Uma boa conversa sobre um acesso de birra recente também pode ajudar a criança a pensar sobre como ela se sentiu. Diga que foi ruim tanto para ela quanto para você e que, juntas, vocês podem tentar evitar essa sensação. Procure ter uma conversa tranquila para que essa criança não se sinta acuada.

Tenha consistência

É preciso ter certa flexibilidade quando se trata da educação dos filhos. Por isso, escolha as batalhas que deseja lutar, mas seja fiel a elas. Não ajudará muito se você for firme em algumas situações, porém ceder em outras. Para que a criança entenda que um determinado comportamento é inadequado, é necessário ser coerente.

As regras importantes devem ser cumpridas em qualquer circunstância, caso contrário, elas percebem que podem manipular a situação e conseguir o que querem.

Procure manter o controle

É importante manter o controle, mas, às vezes, mesmo os adultos perdem a paciência e acabam agindo de forma impulsiva. Aproveite a oportunidade para ensinar, por meio do exemplo, que é possível recuperá-lo.

Você pode dizer que também está desconfortável com a situação e que precisa de uns minutos para se acalmar. Se houver outro adulto de confiança por perto, peça para que ele fique com a criança por um momento e se afaste.

Respeite a rotina da criança

Outra forma de evitar a birra infantil é respeitar o ritmo da criança. Se ela está acostumada a dormir em um determinado horário durante a semana, será difícil que ela fique calma e tranquila no sábado à noite no shopping, principalmente se for a hora de ir para a cama e ela estiver cansada.

A meninada menor costuma se irritar quando há mudanças inesperadas na rotina da criança. O cansaço e o sono só pioram a situação e não contribuem para que ela consiga compreender o que está sentindo. Para um evento que é diferente é preciso preparo, como uma boa conversa e quem sabe aquela soneca à tarde. De qualquer forma, elas têm um limite, e é importante respeitá-lo.

Não se importe com as críticas

Sim, elas virão, seja pelo olhar reprovador da pessoa que está operando o caixa do supermercado, seja por algum comentário de um parente presente. Essa deve ser talvez a coisa mais difícil; é natural sentir vergonha, mas procure manter a calma.

Se puder, leve a criança a um lugar reservado para tentar controlar a situação, mas, se não for possível, não se importe com quem está olhando para vocês. Esse é um processo natural, e praticamente toda família passa por isso. Mantenha-se fiel aos seus princípios e não sinta culpa.

Entender que a birra infantil é a maneira que a criança tem de mostrar que não sabe como lidar com a situação sozinha ajuda você a ter mais paciência e demonstrar que ela pode contar com sua ajuda. No entanto, para isso, é preciso se preparar.

E, para se preparar, nada melhor do que receber conteúdo de qualidade, não é mesmo? Por isso, convidamos você a assinar nossa newsletter!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...