Como lidar com a birra infantil?

Quem ainda não teve que lidar com uma situação de birra infantil, provavelmente já presenciou essa cena em algum lugar público, como shopping ou supermercado, não é mesmo? Os sentimentos de quem observa são muito diferentes de quem está envolvido com a pequena pessoa raivosa. Mas é, sem dúvida, constrangedor para ambas as partes.

Para o adulto que precisa administrar a crise é um misto de vergonha e impotência, que pode levá-lo a agir de forma impulsiva, e isso deixará tudo mais complicado.

Sabemos que não é fácil — aliás, está muito longe disso. Mas, calma, tem solução, e é uma questão de aprender de que maneira agir nessa hora. Como sempre, preparamos este conteúdo para ajudar você. Confira!

Por que as crianças fazem birra?

Talvez a primeira coisa que um adulto precisa entender é que crianças não fazem isso para afrontar a pessoa que está com ela no momento, e que não é uma situação de desrespeito com o adulto, ok? Posto isso, fica mais fácil de tentar manter o controle, já que você entende não ser uma questão pessoal.

E o que é birra infantil? Essa é apenas mais uma das fases da criança. Nesse momento da vida, ela começa a realizar inúmeras descobertas e desenvolve uma capacidade de interação e de autonomia muito grande. Contudo, ainda é incapaz de lidar com as próprias emoções. Afinal, isso é um aprendizado, concorda?

Frustração, medo e raiva são sentimentos que fazem parte da nossa existência, e não temos como evitá-los. Pode ser por causa de um pacote de balas no supermercado ou os preparativos para chegada do bebê: qualquer situação pode desencadear uma crise de birra de crianças.

Conforme vamos amadurecendo, aprendemos a reconhecer e a lidar com as emoções — ou, pelo menos, deveria ser assim. Por isso, o papel do adulto é fundamental para ajudar a criança com birra a lidar com tudo isso.

Como lidar com a birra infantil?

Respire fundo e, depois, tenha muita paciência, muita paciência mesmo, combinado? Com o tempo e nossas dicas, os acessos de birra da criança diminuirão e ficará cada vez mais fácil resolver a situação.

Mantenha a palavra e não ceda

Nem sempre é simples ter equilíbrio, afinal, a vida adulta também exige muito autocontrole. Imagine ter que lidar com a birra da criança depois de um dia de trabalho exaustivo e cheio de problemas? Difícil, sem dúvida!

O caminho mais fácil é concordar com as exigências dela para acabar com a crise naquele momento, mas isso traz efeitos negativos a longo prazo, pois reforça o comportamento inadequado.

Acolha a criança

Procure ajudar a criança a entender o que está sentindo e ofereça uma alternativa para ela se expressar.

Você pode dizer que entende que ela está frustrada e triste porque não pode comer doces depois de escovar os dentes para dormir. Porém, mantenha-se firme e explique os motivos da proibição. Incentive-a a falar sobre como se sente e ofereça um abraço. Mesmo que ela recuse, mostre-se disponível.

Tente prevenir a birra

Na maioria das vezes, é possível identificar situações em que a birra de crianças pode surgir e criar uma estratégia para prevenir a crise. Se vocês vão ao supermercado, por exemplo, converse antes sobre o que ela pode escolher e a quantidade, lembrando-a de que isso não será negociado dentro da loja, por exemplo.

Uma boa conversa sobre um acesso de birra recente também pode ajudar a criança a pensar sobre como ela se sentiu. Diga que foi ruim tanto para ela quanto para você e que, juntas, vocês podem tentar evitar essa sensação. Procure ter uma conversa tranquila para que essa criança não se sinta acuada.

Tenha consistência

É preciso ter certa flexibilidade quando se trata da educação dos filhos. Por isso, escolha as batalhas que deseja lutar, mas seja fiel a elas. Não ajudará muito se você for firme em algumas situações, porém ceder em outras. Para que a criança entenda que um determinado comportamento é inadequado, é necessário ser coerente.

As regras importantes devem ser cumpridas em qualquer circunstância, caso contrário, elas percebem que podem manipular a situação e conseguir o que querem.

Procure manter o controle

É importante manter o controle, mas, às vezes, mesmo os adultos perdem a paciência e acabam agindo de forma impulsiva. Aproveite a oportunidade para ensinar, por meio do exemplo, que é possível recuperá-lo.

Você pode dizer que também está desconfortável com a situação e que precisa de uns minutos para se acalmar. Se houver outro adulto de confiança por perto, peça para que ele fique com a criança por um momento e se afaste.

Respeite a rotina da criança

Outra forma de evitar a birra infantil é respeitar o ritmo da criança. Se ela está acostumada a dormir em um determinado horário durante a semana, será difícil que ela fique calma e tranquila no sábado à noite no shopping, principalmente se for a hora de ir para a cama e ela estiver cansada.

A meninada menor costuma se irritar quando há mudanças inesperadas na rotina da criança. O cansaço e o sono só pioram a situação e não contribuem para que ela consiga compreender o que está sentindo. Para um evento que é diferente é preciso preparo, como uma boa conversa e quem sabe aquela soneca à tarde. De qualquer forma, elas têm um limite, e é importante respeitá-lo.

Não se importe com as críticas

Sim, elas virão, seja pelo olhar reprovador da pessoa que está operando o caixa do supermercado, seja por algum comentário de um parente presente. Essa deve ser talvez a coisa mais difícil; é natural sentir vergonha, mas procure manter a calma.

Se puder, leve a criança a um lugar reservado para tentar controlar a situação, mas, se não for possível, não se importe com quem está olhando para vocês. Esse é um processo natural, e praticamente toda família passa por isso. Mantenha-se fiel aos seus princípios e não sinta culpa.

Entender que a birra infantil é a maneira que a criança tem de mostrar que não sabe como lidar com a situação sozinha ajuda você a ter mais paciência e demonstrar que ela pode contar com sua ajuda. No entanto, para isso, é preciso se preparar.

E, para se preparar, nada melhor do que receber conteúdo de qualidade, não é mesmo? Por isso, convidamos você a assinar nossa newsletter!

Ri Happy

Recent Posts

Dia do Esporte: quando é, como surgiu e o que fazer para comemorar

O Dia do Esporte é comemorado anualmente em 6 de abril. Estabelecida em 2013 pela…

2 dias ago

Confira os 10 melhores jogos de tabuleiro para entreter a garotada

Reunir a garotada para brincadeiras é sempre uma ótima ideia, principalmente, se elas estimularem a…

2 dias ago

Dia do Obstetra: celebre o trabalho desse profissional importante

O nascimento do bebê é um dos momentos mais importantes da vida de muitas mulheres.…

2 dias ago

Dia Mundial do Livro: dicas para comemorar e promover a leitura

O Dia Mundial do Livro celebra o poder transformador das palavras, da imaginação e da…

3 dias ago

Dia do Goleiro: conheça a origem da data e alguns representantes famosos

Quem ama futebol sabe o quanto é importante ter uma boa base defensiva. Não é…

3 dias ago

Dia da Mentira: origem e como educar as crianças

Apesar de não ser feriado, o Dia da Mentira é um dos mais conhecidos em diversos países.…

6 dias ago