Como lutar boxe? Descubra aqui!

4 MINUTOS DE LEITURA
589
menina com luva de boxe encostada em saco de pancada dentro de ringue

Existem tantas modalidades bacanas que é fácil se interessar por alguma que tenha a ver com sua personalidade. Os pequenos podem ficar interessados em aprender como lutar boxe. Por isso, a equipe do blog Modo Brincar preparou este guia especial. Veja!

Um pouco sobre o boxe

O boxe tem origem no Egito, em 3.000 a.C. Porém, ele só foi tratado como um esporte na Grécia Antiga. Ele teve ápice no Império Romano. Depois, só reapareceu na Inglaterra do século XVII.

A modalidade entrou nas Olimpíadas em 1904. Desde então, ocorreram mudanças significativas no funcionamento para garantir a segurança dos atletas. As categorias do boxe são baseadas nos pesos dos atletas, tanto masculinos quanto femininos.

Entre os benefícios de aprender como lutar boxe, estão: tonificação dos músculos, alto gasto calórico, melhora no desempenho cardiorrespiratório, redução do estresse e aumento da força. Isso significa que o esporte diverte a criançada e ainda contribui com a saúde.

Como qualquer arte marcial, as vantagens de aprender como lutar boxe vão além do físico. Ele trabalha o raciocínio lógico e a interação social.

Como lutar boxe e por onde começar?

O boxe requer equipamentos específicos para facilitar a prática. Isso é importante para as crianças que estão conhecendo o esporte. Os materiais indispensáveis são: luvas, bandagens, protetor de cabeça e protetor de boca.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a prática de qualquer arte marcial seja iniciada entre cinco e sete anos. Porém, existem escolas que podem admitir alunos mais cedo. O importante é que a criança se sinta confortável o suficiente para aprender como lutar boxe, evoluindo no esporte conforme o próprio tempo.

É sempre importante verificar as credenciais dos mestres e a organização das turmas. Também vale conversar com a criança para saber se ela está gostando de praticar a modalidade. Veja dicas de como começar a lutar boxe, a seguir!

menino usando luvas de boxe enquanto bate em saco de pancada

Glossário de golpes

Para aprender como lutar boxe, é importante conhecer os principais golpes do esporte. Veja uma lista com alguns exemplos:

  • direto: golpe potente, com a mão que fica para trás na guarda;
  • cruzado: golpe lateral em uma distância curta;
  • esquiva no boxe: ato de desviar do adversário;
  • gancho: golpe aplicado na linha da cintura do oponente;
  • jab: golpe curto, com a mão que fica na frente da base;
  • uppercut: golpe feito de baixo para cima.

 

Tanto o ataque quanto a defesa do boxe podem ser feitos de diversas maneiras. O professor vai orientar os pequenos em relação ao posicionamento correto para garantir que a luta seja fluida e segura.

Pontuação

Além dos golpes da luta boxe, é importante conhecer o sistema de pontuação das competições. Se o pequeno tiver essa ambição, já estará preparado. A cada combate, cinco juízes ficam dispostos à frente do ringue, sendo que três serão selecionados para julgar cada luta.

Ao final dos rounds, o vencedor recebe dez pontos e o perdedor, de 6 a 9, dependendo do decorrer da luta. Isso tem como base: número de golpes que atingem o oponente, superioridade tática e técnica, domínio na luta, possíveis infrações e competitividade.

As lutas na modalidade masculina têm três rounds de três minutos, enquanto na feminina, têm quatro rounds de dois minutos. A pontuação do lutador derrotado determina o resultado:

  • 10 x 9: round equilibrado, com leve vantagem para o vencedor;
  • 10 x 8: round com um vencedor claro;
  • 10 X 7: round com domínio de um dos lutadores;
  • 10 x 6: round com vitória para um dos lutadores.

Encontre tudo para boxe na Ri Happy!

Gostou de conhecer sobre o boxe com o blog Modo Brincar? Por aqui, você encontra diversos conteúdos sobre esportes para descobrir qual é a modalidade ideal para os pequenos. Confira!

Aproveite vários itens para começar a aprender como lutar boxe! No site, também é possível encontrar materiais para outras modalidades incríveis. Cadastre-se no Happy Mais, o programa de fidelidade da Ri Happy.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *