Como surfar: confira as principais dicas para iniciantes

6 MINUTOS DE LEITURA
291
como surfar

Muitas pessoas desejam aprender como surfar. O esporte aquático nasceu na Polinésia, um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico. Ele foi difundido no mundo por grandes surfistas. A prática tornou-se mais que uma modalidade esportiva, mas um estilo de vida para apaixonados.

Se você também sonha em deslizar sobre as ondas, pode aproveitar este conteúdo repleto de dicas sobre como aprender a surfar. A seguir, você confere os cinco principais conselhos para iniciantes!

O que você precisa saber antes de aprender como surfar

Os fundamentos do surf requerem muita paciência e disciplina. Esse esporte aquático exige perseverança e constância durante o aprendizado, assim como qualquer outra modalidade.

Antes de ter acesso às dicas de como surfar, vale conferir um pouco sobre o que você precisa saber para iniciar a prática.

Aprenda a nadar

Caso você ainda não saiba nadar, mas queira começar a surfar, precisa aprender a dar braçadas na água primeiro. Enfrentar as ondas sem o preparo necessário pode ser perigoso e vai contra os princípios da modalidade.

Tenha paciência

Durante o aprendizado da modalidade, você vai enfrentar muitos desafios. Cada onda é diferente, e leva um tempo até você surfar por todas elas. Aproveite as sensações que a prática traz para o corpo e a mente, permitindo-se ser iniciante sem apressar as etapas.

Respeite o meio ambiente

O surf não tem uma lista enorme de regras complexas, mas envolve um elemento bastante inconstante: o mar. O esporte é altamente variável porque depende de condições climáticas, como o vento, a ondulação, as marés e muito mais. Você sempre deve respeitá-las acima de tudo.

Importância da prancha

No surf, a prancha é uma extensão do corpo. Uma boa prancha deve se adequar a você em termos de volume e forma. Ao escolher a sua, leve em consideração a espessura, a largura e o comprimento para garantir que tenha estabilidade durante os movimentos.

Materiais necessários

Existem alguns materiais básicos que todo surfista precisa ter, mesmo os iniciantes. Eles possibilitam a prática do esporte e garantem a segurança dos praticantes. São eles:

  • prancha: principal material do surf;
  • barbatanas: nadadeiras colocadas no inferior da prancha para proporcionar maior aderência ou suporte;
  • parafina: cera aplicada na prancha para impedir que o corpo do surfista escorregue;
  • grip ou antiderrapante: espuma de borracha colocada na parte de trás da prancha para dar firmeza ao pé e ajudar nas manobras;
  • leash: equipamento de segurança mais importante do surf, fica preso na prancha e ligado ao tornozelo do praticante;
  • traje de surf: roupa de neoprene sintético que permite a prática em águas frias e quentes.

como surfar

5 dicas para surfistas iniciantes

Agora que você chegou até aqui, já pode saber como surfar pela primeira vez. Confira as principais dicas para aproveitar a modalidade.

1. Procure uma escola de surf

Se você realmente quer saber como iniciar no surf, a nossa primeira dica é procurar uma escola própria. Apesar de ser possível aprender a surfar sozinho, isso não é recomendado.

Ainda que não tenha uma infinidade de regras, o surf é um esporte exigente porque o palco das manobras é o mar, um ambiente imprevisível. Estar acompanhado de pessoas experientes durante o aprendizado é essencial.

2. Pratique no chão

Uma das principais dicas para aprender a surfar é treinar no chão. Antes de ir para a água, você precisa ganhar intimidade com a prancha. Uma ótima forma de fazer isso é treinando os movimentos na areia.

Deite de bruços na prancha e fique alinhado no meio do equipamento. Em seguida, pratique o movimento de remo por um tempo. O terceiro passo é ensaiar a subida. Coloque as mãos sob o peito e impulsione o corpo para cima, com velocidade. Fazer essa sequência ajuda a desenvolver impulso e estabilidade.

3. Reme antes de surfar

Dificilmente você vai ficar em pé na prancha e surfar grandes ondas nas primeiras tentativas. Ao entrar na água pela primeira vez, dê apenas remadas para se acostumar com o movimento do equipamento. Dê braçadas longas, de frente para trás, e aprenda a guiar a prancha.

4. Aprenda a manter-se em cima da prancha

Conseguir subir na prancha no mar é muito importante, mas você também precisa aprender a técnica para se manter de pé em cima dela. Existe uma posição certa que facilita o equilíbrio e a coordenação no equipamento.

Afaste as pernas uma da outra, flexione levemente os joelhos e deixe a sola dos pés completamente coladas na prancha, com uma separação ligeiramente maior do que a distância dos ombros. Mantenha os braços estendidos e relaxados. O tronco deve ficar um pouco inclinado para frente.

5. Respeite as regras básicas de convivência do surf

O surf é um esporte muito amigável e considerado um estilo de vida por muitas pessoas. Mesmo que você esteja iniciando na prática e queira apenas se divertir aos finais de semana, vale aprender as regras básicas de convivência com outros surfistas para se relacionar bem com os colegas:

  • quem chega próximo do pico da onda primeiro tem preferência para surfá-la;
  • nunca invada a onda em que outro surfista está entrando ou surfando. Além de ser considerada uma má prática, pode causar acidentes;
  • não reme entre os surfistas, mas ao longo do canal. Depois de dropar uma onda, evite voltar por onde outras pessoas estão surfando;
  • jamais solte a sua prancha no mar. Ela pode ser levada pelas ondas e machucar outros surfistas e banhistas;
  • não reme em volta de outros surfistas para ficar perto do pico da onda e furar a fila;
  • sempre respeite a praia! Depois de uma sessão de surf, recolha todo o seu lixo e deixe a natureza como você a encontrou: preservada.

Aprender como surfar pode ser muito divertido para crianças e adultos. Além do contato com a natureza, o esporte proporciona diversos benefícios, como bem-estar mental, desafio constante, senso de comunidade, foco e atenção plena. Confira as pranchas disponíveis na Ri Happy para dar as primeiras remadas!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *