A importância da contação de histórias na educação dos filhos

6 MINUTOS DE LEITURA
1320
Contação de histórias|
Mãe e filha na hora da contação de histórias

A contação de histórias faz parte do universo infantil. Fábulas, contos de fada, lendas. João e Maria, Rapunzel, O Patinho Feio, Peter Pan. Não importa o tipo ou a narrativa: histórias entretêm, ensinam conceitos e estimulam a imaginação.

Inserir boas narrativas no dia a dia da criança é uma forma de contribuir para o desenvolvimento saudável, além de dar a ela a oportunidade de experimentar a magia de crescer junto de fantasias e faz de conta.

Continue com a gente e entenda como fazer com que a contação de histórias faça parte da rotina! Vamos lá?

Quais são os benefícios da contação de histórias para as crianças?

A contação de histórias traz muitos benefícios para a criançada. Confira!

Associa vivências

As histórias ativam a memória, levando as crianças a se identificarem com situações vivenciadas. É uma forma de internalizar experiências e consolidar aprendizados.

Histórias ensinam a compreender melhor sobre si e as pessoas. Elas entendem sobre sentimentos e aprendem a se expressar. As narrativas também ajudam a atravessar problemas e dificuldades, como perdas importantes ou mudanças na vida. E isso é ótimo, não é?

Incentiva a leitura

Instigantes, engraçadas, interessantes ou reflexivas. Histórias aguçam o gosto pela leitura, por conhecimento e pela literatura. Elas são, ainda, formas de estimular a concentração infantil, o que ajuda no aprendizado escolar.

Estimula a liberdade de expressão

Crianças nascem com grande tendência à imaginação. Mas é preciso que ela seja estimulada, para que a criatividade infantil se desenvolva. As narrativas são um entretenimento saudável, ensinam noção de tempo e espaço, contribuindo para um pensamento inventivo e estruturado. A meninada se sente mais livre para se expressar.

Ensina valores

Quer uma forma mais prática e lúdica de transmitir valores? A contação de histórias ensina princípios e faz a criança refletir sobre as próprias atitudes. Combate, por exemplo, o bullying, tornando-a mais receptiva com os coleguinhas, sabendo respeitar e aceitar qualquer tipo de diferença.

Ajuda a criar uma rotina

Histórias são ótimas antes de dormir, pois relaxam e proporcionam uma boa noite de sono. Também ajudam a criar uma rotina: a criança entende que existe momento certo para tudo e logo associa a hora da historinha com o sono.

Cria aproximação

Quando pai, mãe, tia, tio, avó ou avô leem para a criança, o vínculo se fortalece. É uma forma de investir na relação, pois começar a construí-la desde cedo facilita a fase da adolescência e mantém o elo na fase adulta.

Como inserir a contação de histórias no dia a dia das crianças?

Qualquer momento pode ser ótimo para a contação de histórias. E qualquer forma é muito bem-vinda! Aqui, separamos boas sugestões!

Livros e gibis

Que tal procurar por bons livros infantis e gibis? Se a criança não estiver alfabetizada, você pode se propor a ler para ela, pois isso já é o começo para incentivar o gosto por histórias. Se puder, encarne bem os personagens. Investir em gestos, entonações e sentimentos deixa a imaginação mais aguçada e torna o momento mais estimulante.

A meninada que já sabe ler pode ser estimulada com bons livrinhos ou gibis. Não se esqueça de escolher aqueles que permitem explorar bem as imagens.

Quadrinhos incompletos

Outra forma de inserir a atividade é ensinar a criança a inventar a própria narrativa. Você pode, por exemplo, imprimir uma sequência de tirinhas ou quadrinhos sem as falas, mas com muitas imagens. A ideia é que ela crie balões de conversas e pensamentos. A atividade é maravilhosa para trabalhar a criatividade e ajudar na autoexpressão.

Filmes com a família

Juntar toda a família para assistir a filmes infantis é uma deliciosa forma de contação de histórias, não é mesmo?. Além de divertida, essa atividade proporciona uma relação mais harmônica entre todos, transmite valores e cria memórias afetivas, que são muito importantes no desenvolvimento infantil.

Quais são as principais dicas de boas histórias?

rihappy rihappybrinquedos image 307

Está em dúvidas sobre qual história contar? Calma, que temos algumas sugestões!

Mulan

Filmes da Disney são super inspiradores, você já deve saber! A história de Mulan é daquelas que nos fazem ter vontade de rever sem nunca enjoar. A narrativa se passa na Dinastia Han, na China. Para impedir seu pai doente de lutar na guerra, ela finge ser um menino e vai ao combate. O filme relata a importância de lutar pelos sonhos e transmite uma mensagem legal sobre o poder feminino.

Divertida Mente

Sabia que todas as nossas emoções são importantes? Inclusive o medo, a tristeza e a raiva? O filme mostra como os sentimentos vivem na cabeça de uma garotinha e como eles vão influenciar o humor, o dia e as lembranças.

Divertida Mente contou com a ajuda de um psicólogo para ter sua história escrita, pois a Pixar quis transmitir a realidade das emoções, sem deixar o lúdico de lado. É um filme inteligente e que ensina muito a todas as pessoas, independente da idade.

Turma da Mônica: Aniversários

Se fazer uma festa de aniversário é legal, imagine fazer várias! O Gibi Turma da Mônica: Aniversários reúne 300 páginas de quadrinhos dessa turminha que encanta há gerações. Guloseimas, mágicos loucos, palhaços em graça e um ladrão de velas fazem parte das confusões.

Sete Cachorros Amarelos

O livro Sete Cachorros Amarelos conta a história de Teodoro. Sua mãe cria galinhas, mas ele não vê nenhuma graça nesses bichinhos. Na verdade, ele tem interesse é nos cachorrinhos da vizinha. Assim, ele tenta pegar um para si, mas acaba aprendendo uma grande lição, além de perceber que as galinhas são, também, especiais. Ensina a valorizar o que se tem.

A Irmã de Gildo

O elefantinho Gildo pensa que a barriga da mamãe está crescendo porque ela come muito. Na verdade, é um bebê! Quando sua pequena irmã chega ao mundo, ele precisa aceitar várias mudanças: dividir a atenção da mãe, os brinquedos, as risadas e, claro: o amor um pelo outro. A Irmã de Gildo é um livro sensível e leve.

Viu só? A contação de histórias tem diversos benefícios e pode ser inserida no dia a dia de diversas formas. Além disso, há milhares de narrativas incríveis esperando por você e as crianças!

Gostou de aprender um pouco mais sobre contação de histórias? Então, agora veja a importância da arte no desenvolvimento infantil!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *