6 benefícios do contato com a natureza na infância

3 minutos para ler

“Uma história de amor, de aventura e de magia, só tem a ver quem já foi criança um dia”. Quase todo mundo conhece a letra da música da cantora Sandy, que traduz, de forma poética, o conceito de infância. Dá para imaginar perfeitamente uma criança sorrindo ao se divertir, não é mesmo?

Associar todo o potencial criativo dos pequenos ao contato com a natureza traz inúmeros benefícios para os desenvolvimentos cognitivo, físico e emocional. Aliado a isso, constrói-se um grande aprendizado sobre os cuidados com meio ambiente e ecologia, além, é claro, de proporcionar momentos de diversão enriquecedores junto à família. Conheça, a seguir, os 6 benefícios do contato com a natureza na infância.

1. Aumenta a criatividade

O contato com a natureza permite que a criança amplie e diversifique suas experiências sensoriais. Todos os estímulos que ela recebe de cores, cheiros e texturas ampliam as conexões neurais e melhoram os sentidos. Dessa forma, ela constrói um arquivo de experiências e imagens essencial para a criatividade.

2. Melhora a concentração

Caminhadas ao ar livre e em contato com a natureza aumentam a capacidade de concentração. Bastam 20 minutos para os benefícios aparecerem, e isso vale principalmente para crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), segundo um estudo publicado no Journal of Attention Disorders.

3. Produz Vitamina D

A Vitamina D ganhou destaque no meio médico na última década com a descoberta de que ela tem um papel muito mais amplo do que se acreditava em nosso desenvolvimento e no sistema imunológico. Como você bem sabe, tomar sol é essencial para a sua produção. Bastam 15 minutos diários de exposição, mas lembre-se: tem que ser sem protetor solar.

4. Regula a qualidade do sono

O contato com a natureza estimula brincadeiras que envolvem um intenso gasto de energia. Isso, por si só, já é o suficiente para elas dormirem como anjinhos. Contudo, a interação com as plantas, o vento, a água corrente, os animais e os insetos tem um efeito calmante sobre a mente, favorecendo o relaxamento.

5. Aprimora o desempenho físico

É notório que praticar atividades físicas traz benefícios para a saúde. Se estiverem associadas ao contato com a natureza, eles se ampliam ainda mais. No caso dos pequenos, também ajuda no fortalecimento do sistema muscular e permite o desenvolvimento da noção espacial.

6. Fortalece o sistema imunológico

Além da produção de Vitamina D, o contato com a natureza é fundamental para fortalecer a imunidade das crianças. É o que diz um estudo divulgado pela Universidade de Helsinque, realizado com crianças entre 3 e 5 anos. Segundo os cientistas, a flora intestinal e as boas bactérias da superfície da pele — fatores importantes em nosso sistema de defesa — se beneficiam com a vida ao ar livre.

O contato com a natureza traz muitos benefícios para o corpo, mas os mais importantes são aqueles que estão relacionados a emoções e memórias, ou seja, boas lembranças que serão levadas para toda a vida. Aproveitem juntos esse tempo de descontração!

Que tal já planejar a próxima diversão? Confira este outro artigo com algumas ideias de atividades ao ar livre!

Posts relacionados

Deixe um comentário