6 benefícios do contato com a natureza na infância

3 MINUTOS DE LEITURA
464
Contato com a natureza
Pai e filha plantam uma muda de árvore no quintal

“Uma história de amor, de aventura e de magia, só tem a ver quem já foi criança um dia”. Quase todo mundo conhece a letra da música da cantora Sandy, que traduz, de forma poética, o conceito de infância. Dá para imaginar perfeitamente uma criança sorrindo ao se divertir, não é mesmo?

Associar todo o potencial criativo dos pequenos ao contato com a natureza traz inúmeros benefícios para os desenvolvimentos cognitivo, físico e emocional. Aliado a isso, constrói-se um grande aprendizado sobre os cuidados com meio ambiente e ecologia, além, é claro, de proporcionar momentos de diversão enriquecedores junto à família. Conheça, a seguir, os 6 benefícios do contato com a natureza na infância.

1. Aumenta a criatividade

O contato com a natureza permite que a criança amplie e diversifique suas experiências sensoriais. Todos os estímulos que ela recebe de cores, cheiros e texturas ampliam as conexões neurais e melhoram os sentidos. Dessa forma, ela constrói um arquivo de experiências e imagens essencial para a criatividade.

2. Melhora a concentração

Caminhadas ao ar livre e em contato com a natureza aumentam a capacidade de concentração. Bastam 20 minutos para os benefícios aparecerem, e isso vale principalmente para crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), segundo um estudo publicado no Journal of Attention Disorders.

3. Produz Vitamina D

A Vitamina D ganhou destaque no meio médico na última década com a descoberta de que ela tem um papel muito mais amplo do que se acreditava em nosso desenvolvimento e no sistema imunológico. Como você bem sabe, tomar sol é essencial para a sua produção. Bastam 15 minutos diários de exposição, mas lembre-se: tem que ser sem protetor solar.

4. Regula a qualidade do sono

O contato com a natureza estimula brincadeiras que envolvem um intenso gasto de energia. Isso, por si só, já é o suficiente para elas dormirem como anjinhos. Contudo, a interação com as plantas, o vento, a água corrente, os animais e os insetos tem um efeito calmante sobre a mente, favorecendo o relaxamento.

5. Aprimora o desempenho físico

É notório que praticar atividades físicas traz benefícios para a saúde. Se estiverem associadas ao contato com a natureza, eles se ampliam ainda mais. No caso dos pequenos, também ajuda no fortalecimento do sistema muscular e permite o desenvolvimento da noção espacial.

6. Fortalece o sistema imunológico

Além da produção de Vitamina D, o contato com a natureza é fundamental para fortalecer a imunidade das crianças. É o que diz um estudo divulgado pela Universidade de Helsinque, realizado com crianças entre 3 e 5 anos. Segundo os cientistas, a flora intestinal e as boas bactérias da superfície da pele — fatores importantes em nosso sistema de defesa — se beneficiam com a vida ao ar livre.

O contato com a natureza traz muitos benefícios para o corpo, mas os mais importantes são aqueles que estão relacionados a emoções e memórias, ou seja, boas lembranças que serão levadas para toda a vida. Aproveitem juntos esse tempo de descontração!

Que tal já planejar a próxima diversão? Confira este outro artigo com algumas ideias de atividades ao ar livre!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Quer algumas dicas de brincadeiras legais para fazer em família? Leia o nosso post agora mesmo e confira 10 sugestões divertidas!
Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...