Conheça os benefícios de cozinhar com as crianças

3 minutos para ler

Já pensou em cozinhar com as crianças de forma regular na sua rotina? Sim, isso mesmo que você leu. Apesar de parecer uma atividade que tem como único objetivo entreter e divertir a turminha, a verdade é que essa ação pode surpreender você e trazer uma série de benefícios para o desenvolvimento físico e psicológico delas.

Ficou curioso para entender melhor sobre o impacto positivo desse programa em família? Pois, confira nosso post e saiba quais são essas vantagens, na prática!

Treina a coordenação motora

Um dos principais benefícios é, sem dúvidas, o aperfeiçoamento da coordenação motora (tanto a fina quanto a grossa) — o que não é à toa. Isso porque preparar uma comida envolve uma série de tarefas, como mexer, bater, amassar, misturar, cortar, modelar etc.

Ações que trabalham continuamente a musculatura dos braços e mãos, o movimento dos membros, a postura, o senso de localização, a sincronia e o equilíbrio corporal.

Resumindo: habilidades que são fundamentais para qualquer indivíduo. Basta lembrar que elas influenciam diretamente outros afazeres presentes na rotina das crianças, como escrever, pintar, desenhar e praticar esportes.

Estimula a alimentação saudável

Fora a melhora da coordenação motora, cozinhar com as crianças é proveitoso porque elas têm a chance de conhecerem novos alimentos, descobrirem diferentes sabores e o principal: perderem aquela repulsão por frutas, legumes e verduras que é tão comum na infância.

Ou seja, é uma oportunidade para que os pequenos aprendam a valorizar e incluir ingredientes mais saudáveis nas próprias refeições, experimentem comidas mais equilibradas sem excesso de gorduras, açúcar e sódio e se habituem a consumirem produtos orgânicos. Já imaginou toda a família tendo hábitos alimentares mais saudáveis?

Powered by Rock Convert

Estreita os laços

Outra vantagem de cozinhar com as crianças é que essa atividade tão simples e recreativa contribui para estreitar os laços entre a garotada e os parentes — aumentando, em especial, o vínculo materno e o vínculo paterno, gerando, dessa forma, uma família feliz.

Afinal, ela proporciona um momento de interação em que os pequenos podem contar sobre como é o cotidiano na escola, relatar os desafios e descobertas com as primeiras amizades, desabafar sobre possíveis dificuldades nos estudos etc.

Dá mais autonomia

Para concluir, as crianças aprendem a fazer pequenos lanches e petiscos de fácil preparo, o que reduz a dependência delas em relação aos adultos na hora da alimentação.

Além disso, esse hábito estimula a ampliação do senso de autonomia à medida que crescem e entram na adolescência, os preparando, assim, para uma vida adulta mais plena, proativa e com maior controle emocional.

Como mostrado, cozinhar com as crianças é um daqueles programas que vai muito além do lazer. Ele permite uma maior aproximação entre pais e filhos, serve para apresentar novos hábitos alimentares e, de quebra, ainda estimula o desenvolvimento infantil. Por isso, vale a pena apostar nele. Porém, é claro, sempre lembrando de supervisionar a garotada na cozinha para evitar possíveis acidentes, combinado?

Aproveite também para ler mais sobre o porquê ter animais de estimação é tão benéfico para a criançada!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário