Já pensou em cozinhar com as crianças de forma regular na sua rotina? Sim, isso mesmo que você leu. Apesar de parecer uma atividade que tem como único objetivo entreter e divertir a turminha, a verdade é que essa ação pode surpreender você e trazer uma série de benefícios para o desenvolvimento físico e psicológico delas.
Ficou curioso para entender melhor sobre o impacto positivo desse programa em família? Pois, confira nosso post e saiba quais são essas vantagens, na prática!
Treina a coordenação motora
Um dos principais benefícios é, sem dúvidas, o aperfeiçoamento da coordenação motora (tanto a fina quanto a grossa) — o que não é à toa. Isso porque preparar uma comida envolve uma série de tarefas, como mexer, bater, amassar, misturar, cortar, modelar etc.
Ações que trabalham continuamente a musculatura dos braços e mãos, o movimento dos membros, a postura, o senso de localização, a sincronia e o equilíbrio corporal.
Resumindo: habilidades que são fundamentais para qualquer indivíduo. Basta lembrar que elas influenciam diretamente outros afazeres presentes na rotina das crianças, como escrever, pintar, desenhar e praticar esportes.
Estimula a alimentação saudável
Fora a melhora da coordenação motora, cozinhar com as crianças é proveitoso porque elas têm a chance de conhecerem novos alimentos, descobrirem diferentes sabores e o principal: perderem aquela repulsão por frutas, legumes e verduras que é tão comum na infância.
Ou seja, é uma oportunidade para que os pequenos aprendam a valorizar e incluir ingredientes mais saudáveis nas próprias refeições, experimentem comidas mais equilibradas sem excesso de gorduras, açúcar e sódio e se habituem a consumirem produtos orgânicos. Já imaginou toda a família tendo hábitos alimentares mais saudáveis?
Estreita os laços
Outra vantagem de cozinhar com as crianças é que essa atividade tão simples e recreativa contribui para estreitar os laços entre a garotada e os parentes — aumentando, em especial, o vínculo materno e o vínculo paterno, gerando, dessa forma, uma família feliz.
Afinal, ela proporciona um momento de interação em que os pequenos podem contar sobre como é o cotidiano na escola, relatar os desafios e descobertas com as primeiras amizades, desabafar sobre possíveis dificuldades nos estudos etc.
Dá mais autonomia
Para concluir, as crianças aprendem a fazer pequenos lanches e petiscos de fácil preparo, o que reduz a dependência delas em relação aos adultos na hora da alimentação.
Além disso, esse hábito estimula a ampliação do senso de autonomia à medida que crescem e entram na adolescência, os preparando, assim, para uma vida adulta mais plena, proativa e com maior controle emocional.
Como mostrado, cozinhar com as crianças é um daqueles programas que vai muito além do lazer. Ele permite uma maior aproximação entre pais e filhos, serve para apresentar novos hábitos alimentares e, de quebra, ainda estimula o desenvolvimento infantil. Por isso, vale a pena apostar nele. Porém, é claro, sempre lembrando de supervisionar a garotada na cozinha para evitar possíveis acidentes, combinado?
Aproveite também para ler mais sobre o porquê ter animais de estimação é tão benéfico para a criançada!