Descubra se criança pode usar maquiagem

6 MINUTOS DE LEITURA
2864

A infância combina muito com cores e brilhos. Pensando nisso, você já se perguntou se criança pode usar maquiagem? Será que essa pode ser uma nova maneira do pequeno expressar a criatividade?

Convidamos a psicopedagoga Alessandra Almeida e a maquiadora profissional, consultora e coach de imagem e estilo Daniela Munhoz para debater sobre a maquiagem para criança. Confira!

Usar maquiagem é saudável para a criança?

Tanto a Alessandra quanto a Daniela concordam que a criança pode usar maquiagem se o ato tiver um tom lúdico e estimular a imaginação. A experiência deve ser positiva para o pequeno e supervisionada por adultos.

A dica que elas dão é explorar cores e fantasias para deixar a brincadeira mais legal. “Quando a criança vê a maquiagem com uma princesa na embalagem, a vontade dela é de se transformar na princesa ao se maquiar — algo do faz de conta”, explica Daniela Munhoz.

A criança com maquiagem também pode querer copiar os adultos. Por volta dos três anos, é comum que ela imite pais, professores, avós e outras pessoas à volta. Usar sapatos ou bolsas pode ser outro sinal dessa fase saudável.

Quando a diversão vira preocupação?

Daniela e Alessandra ressaltam a importância de analisar a situação para entender o motivo do interesse pela maquiagem. Se a criança começar a se importar demais com a aparência, vale propor uma conversa.

Outro ponto importante é considerar a inteligência emocional infantil. Se a criança não tem idade suficiente para entender o que está acontecendo, o uso dos cosméticos provavelmente é apenas um capricho dos adultos. “A idade psicológica conta muito, não só a biológica”, considera Alessandra.

Ainda é crucial ficar alerta aos sinais! Se houver dermatite, alergia e ressecamento da pele, o uso deve ser suspenso até a avaliação de um pediatra ou dermatologista. Aliado a isso, Daniela ressalta que os adultos devem observar baixa autoestima e atitudes que não condizem com a faixa etária.

“Se o ato de se maquiar começar a ser visto como uma autocobrança estética e virar uma limitação, em que a criança só quer sair se estiver maquiada, pode existir um problema. Outra preocupação é a criança adultizada, que confunde as fronteiras saudáveis que diferenciam uma fase da outra”, diz ela.

crianca pode usar maquiagem interna

Qual é a idade ideal para a criança usar maquiagem?

Entendendo que criança pode usar maquiagem, não existe um consenso entre os especialistas sobre a idade ideal para isso. Contudo, a Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que quanto mais tarde isso acontecer, melhor.

Uma das razões para a falta de unanimidade da criança em usar maquiagem é a proibição dos testes dos produtos no público infantil. Alessandra propõe uma reflexão que pode ajudar os adultos: “qual conceito de beleza você cria? Como seu filho recebe isso do mundo?”.

Maquiagem infantil: dicas para um uso seguro

Se você considera que a criança pode usar maquiagem, vale aplicar algumas dicas para orientar o pequeno sobre os cosméticos e os produtos mais indicados para ele. Confira!

Como conversar com a criança sobre maquiagem?

O diálogo é essencial para estabelecer limites sobre o uso saudável da maquiagem. Alessandra afirma que isso também faz parte da educação proporcionada pela família: “é importante conversar, monitorar e acompanhar”. Além disso, atente-se a elogios relacionados aos cosméticos para a criança não se sentir obrigada a usar os produtos toda hora.

Aplique regras para evitar exageros e influências externas. “Vale combinar os momentos adequados para a maquiagem infantil, como alguma festa, Carnaval ou ocasiões mais raras, apenas para tornar as brincadeiras legais”, ensina Daniela.

O recomendado é não incentivar a criança, mas esperar que ela tome a iniciativa em relação ao uso dos cosméticos. Alessandra afirma que “é legal respeitar as fases da criança. Ela tem o tempo dela. Os adultos não precisam acelerar ou querer que ela se torne logo pré-adolescente”.

“Às vezes, os adultos transferem alguns conceitos e opiniões. Perguntar se a filha não vai passar nenhum batonzinho para sair de casa pode alimentar um lado não sadio. É possível que ela nem pense nisso ainda”, reforça Daniela.

Quais produtos de maquiagem são seguros para crianças?

Os produtos infantis são desenvolvidos para a pele delicada das crianças. A ANVISA regulamenta a produção e a venda desse tipo de maquiagem. Então, sempre verifique o selo de aprovação da agência e a faixa etária indicada no rótulo.

Para ser considerada infantil, a maquiagem deve ser formulada com ingredientes seguros, ter embalagem com fechamento adequado, instruções claras de uso e registro na ANVISA ou regulação no SGAS.

Evite maquiagens de brinquedos e bonecas, pois elas não são apropriadas para a pele humana, assim como as de uso adulto, que podem conter ingredientes que irritam a pele infantil.

Kit de maquiagem infantil

Agora que você sabe se maquiagem faz mal para criança e quais produtos são adequados para a faixa etária, montar um kit infantil pode proporcionar uma experiência segura e divertida. Os itens recomendados são:

  • batom e gloss;
  • sombra de cores suaves;
  • blush;
  • esmaltes feitos à base de água;
  • pincéis e esponjas próprios para crianças.

Remoção da maquiagem do rosto da criança

Confira o passo a passo para remover os cosméticos do rosto da criança com todo o cuidado necessário:

  • umedeça um algodão ou uma toalha macia com água morna;
  • passe o algodão ou a toalha suavemente no rosto da criança;
  • use lenços umedecidos específicos para a pele sensível, se for necessário;
  • aplique hidratante;

A maquiagem infantil simples pode ser removida com água e sabão. Não é necessário usar tônicos ou demaquilantes.

As melhores opções de cosméticos para os pequenos estão na Ri Happy!

As informações e as dicas das especialistas esclareceram se a criança pode usar maquiagem. Na Ri Happy, você encontra opções de acessórios de beleza infantil, como esmaltes e bijuterias. Confira!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *