Descubra se criança pode usar maquiagem

Imagem de uma mulher colocando batom em uma criança
Mãe passa batom nos lábios da filha

A infância combina muito com cores e brilhos, por isso colorir se torna uma expressão da criatividade dos pequenos. Pensando nisso, você já se perguntou se criança pode usar maquiagem? Afinal, ao se maquiar, a criançada está pintando o rosto, de maneira muito similar a pintar um papel ou uma tela.

A maquiagem infantil é um assunto que gera bastante polêmica. Algumas pessoas consideram um ato de adultização da criança. Outros acreditam que, na medida certa, pode ser um ensinamento sobre a criatividade. Porém, será que se maquiar conta como uma expressão de arte?

Pensando nesse debate sobre a maquiagem para criança, convidamos as profissionais Alessandra Almeida — psicopedagoga — e Daniela Munhoz — maquiadora profissional, consultora e coach de imagem e estilo — para trazer visões imperdíveis sobre o assunto. Confira!

Como saber se o uso da maquiagem nas crianças é saudável?

Nossas convidadas concordam que a criança pode usar maquiagem até o ponto em que esse ato tem um tom lúdico e estimula a imaginação. Portanto, toda a experiência deve ser positiva para os pequenos e supervisionada por adultos. 

A dica que elas dão é explorar cores e fantasias dentro do faz de conta, para deixar a brincadeira mais legal. “Quando a criança vê a maquiagem com uma princesa na embalagem, a vontade dela, ao se maquiar, é de se transformar na princesa. É algo do faz de conta”, explica Daniela Munhoz.

A maquiagem de criança também pode ser uma expressão da fase de copiar os adultos. Por volta dos três anos, é comum que os pequenos passem a imitar pais, professoras, avós e outras pessoas à volta. Além de se maquiar, usar sapatos ou bolsas pode ser outro sinal desse momento, que é saudável.

Quando o uso da maquiagem se torna um problema?

Para entender isso, Daniela Munhoz e Alessandra Almeida ressaltam a importância de analisar a situação para entender o motivo do interesse na maquiagem. Se a criança começar a se importar demais com a aparência, é essencial que os adultos proponham uma conversa e deixem a pintura para uma fase mais apropriada.

Outro ponto importante para definir se esse ato se tornou um problema é considerar a inteligência emocional infantil. Se a criança usando maquiagem não tem idade suficiente para entender o que está acontecendo, provavelmente é apenas um capricho dos adultos. “A idade psicológica conta muito, não é só a biológica”, considera Alessandra.

Um sinal de que a maquiagem se tornou o problema são as reações na pele. Se houver dermatites, alergias, ressecamento, o uso deve ser suspenso até a avaliação do pediatra ou dermatologista. Aliado a isso, Daniela ressalta que os pais devem observar o surgimento de baixa autoestima e atitudes que não condizem com essa fase.

“Se o ato de se maquiar começar a ser visto como uma autocobrança estética e virar uma limitação, em que a criança só quer sair se estiver maquiada, pode existir um problema. Outra preocupação é a criança adultizada, que confunde as fronteiras saudáveis que diferenciam uma fase da outra”, diz ela.

Imagem de uma criança recebendo uma maquiagem

Afinal, qual é a idade para a criança usar maquiagem?

Entendendo que criança pode usar maquiagem, é importante saber que não existe um consenso entre os especialistas sobre qual é a idade ideal para começar. Contudo, a Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que quanto mais tarde isso acontecer, melhor.

Uma das razões para essa falta de unanimidade é a proibição de testar os produtos nas crianças. Isso é totalmente diferente daquilo que acontece com os cosméticos para adultos, que passam por diversas fases e testagens antes de chegar à nossa casa.

Para entender com quantos anos pode usar maquiagem, é preciso saber que a visão da pintura no rosto pode ter uma conexão cultural em vários países, sendo até uma espécie de rito ou proteção. Alessandra propõe uma reflexão que pode ajudar os adultos a definir a fase para se maquiar:  “Qual conceito de beleza nós criamos? Como nossos filhos recebem isso do mundo?”.

Maquiagem infantil: como orientar e quais usar?

Sabemos que a discussão sobre “criança pode usar maquiagem” está longe de acabar. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como orientar os pequenos sobre o uso desses cosméticos e quais produtos são mais indicados para a criançada. Confira:

Como orientar?

O diálogo é essencial para estabelecer limites sobre o uso saudável da maquiagem. Alessandra afirma que “a maquiagem também faz parte da educação proporcionada pela família. É importante conversar, monitorar e acompanhar”. Além disso, atente-se a elogios relacionados à make, para os pequenos não sentirem a necessidade de sempre usá-la.

Nesse sentido, é importante estabelecer regras para evitar exageros ou influências externas. “Vale combinar os momentos adequados para a maquiagem, como alguma festa, o carnaval ou ocasiões mais raras, apenas para tornar as brincadeiras legais”, ensina Daniela.

A forma utilizada para essa comunicação também é extremamente importante, segundo a maquiadora. O mais recomendado é não incentivar a criança a usar, mas sim esperar que ela tenha a iniciativa em relação aos cosméticos. Alessandra concorda: “é legal respeitar as fases da criança. Ela tem o tempo dela, não precisa acelerar ou querer que se torne logo pré-adolescente”

“Às vezes, os adultos transferem alguns conceitos e opiniões. Por exemplo, perguntar se a filha não vai passar nenhum batonzinho, quando estão saindo de casa, pode alimentar um lado não sadio. É possível que ela nem pense nisso ainda”, diz Daniela.

Quais usar?

Sim, a criança pode usar maquiagem, mas nem todo cosmético é adequado a ela. Confira nossas dicas:

  • verifique se tem o produto tem o registro da Anvisa ou é regularizado no SGAS (Sistema de Automação de Produtos Cosméticos);
  • evite as maquiagens feitas para brinquedos e bonecas, pois não são apropriadas à pele humana;
  • é recomendado usar produtos hipoalergênicos;
  • é preferível optar por linhas infantis, já que seguem as recomendações dos órgãos fiscalizadores, como ter baixa fixação e fácil remoção com água;
  • evite as versões de uso adulto, que costumam ter ativos que podem causar irritação na pele infantil.

Com todas essas informações, o assunto “criança pode usar maquiagem” fica mais claro, não é mesmo? Aqui na Ri Happy, você encontra algumas opções de cosméticos infantis. Confira!

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

|amizade na infância
1639

Amizade infantil: como ajuda a criança a se desenvolver?

Reconhecer a importância da amizade na infância é essencial para ajudar o desenvolvimento da turminha. Entenda como isso acontece!
mãe consolando a filha dentro do carro contribuindo para o desenvolvimento emocional infantil
2176

Desenvolvimento emocional infantil: entenda a importância e como ajudar o processo!

Sabia que o filme Divertida Mente dá uma boa lição de vida para nós e deixa importantes mensagens para os pequenos? Confira o post e saiba por quê!
imaginação infantil|imaginação infantil
3532

A importância da imaginação infantil para o desenvolvimento da criança!

Até onde a imaginação infantil pode nos levar? Certamente, ao sucesso pessoal e profissional. Leia o texto agora mesmo e entenda por quê!
Imagem de uma família sentada no sofá e assistindo TV
20841

Confira uma lista com 8 filmes para assistir em família

Com apenas alguns toques no controle, você tem acesso a centenas de filmes para a família na Netflix. Trouxemos 6 opções imperdíveis pra você!
trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...