Crianças em casa: 10 ideias para entreter e ensinar durante a quarentena

7 minutos para ler

Em determinados momentos, a criançada precisa ficar em casa por questão de segurança, como é o caso de uma quarentena. Com a preocupação em torno da pandemia de COVID-19 ou Coronavírus, é fundamental tomar medidas de saúde pública para reduzir o contágio da doença.

É hora de deixar a molecada longe da rua e prezar pelo bem-estar de todos. Para manter a tranquilidade da família e da turminha, é importante desenvolver atividades para entreter e ensinar, mesmo longe da escola. Afinal, esse período pode durar de 14 a 40 dias, dependendo da recomendação dos especialistas.

A seguir, vamos apresentar 10 ideias para distrair e trazer aprendizado para as crianças em casa. Confira e ative o #modobrincaremcasa!

1. Pintar com os dedos

crianças em casa

Para exercitar a criatividade da turminha, que tal apostar em dinâmicas que envolvam as artes? A pintura com dedos também é uma atividade sensorial, já que a criança pode tocar nas tintas e até brincar com a impressão das mãos e pés.

Dá para pedir que a molecada solte a imaginação e desenhe o que bem entender ou dar temas para os desenhos, para desafiar as crianças e tornar a brincadeira mais interessante.

2. Fazer o ovo na garrafa

Experiências que envolvem ciência são uma ótima forma de entreter as crianças em casa e ainda ensinar sobre essa matéria. Para fazer a atividade do ovo na garrafa, a supervisão de um adulto é indispensável!

Posicione uma garrafa de vidro em uma superfície segura, como a bancada da cozinha. Com um isqueiro, queime a beirada de um pedaço de papel e coloque-o dentro da garrafa.

Em seguida, coloque um ovo cozido na boca da garrafa e peça que a turminha observe. Com o calor produzido pelo fogo, as moléculas de ar dentro da garrafa se expandem, o que faz com que ele caia dentro da garrafa. Esse processo é chamado de vácuo parcial e vai deixar todo mundo impressionado!

3. Criar e encenar histórias

Brincadeiras que envolvem a imaginação são um prato cheio para distrair as crianças em casa. Por isso, uma das dicas é criar e encenar histórias, que podem ser totalmente inéditas ou inspiradas em algum livro.

Peça para a turminha criar um personagem e uma breve história. Vale incentivar as fantasias com peças do guarda-roupa da família. Após pensarem na história, é hora de reunir a família e apresentar uma peça de teatro, com muita diversão.

4. Ler em voz alta

Brincadeiras para desenvolver a leitura são importantes para o aprendizado. Com a técnica de leitura em voz alta, é possível dar mais segurança para a molecada lidar com as palavras e com a própria voz.

Só fique de olho para escolher livros de acordo com a idade das crianças e deixar que elas decidam o que querem ler. Peça para que a molecada imagine como os personagens falariam os diálogos! É uma ótima forma de entender e perceber sentimentos.

Para as mais novas, dá para você mesmo ler as histórias em voz alta e com a entonação adequada.

5. Montar a bolsa mágica

Outro experimento de ciência que deixará as crianças entretidas é a bolsa mágica. Para fazer essa atividade, basta encher com água um saco com fecho hermético. Feito isso, distribua lápis para a molecada e peça para que perfurem o saco até atravessarem para o outro lado.

Por causa da pressão dentro do saco, a água não sairá pelos furos. A ideia é descobrir quantos lápis dá para colocar no saco.

6. Criar uma caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma brincadeira que estimula o raciocínio e pode entreter a turminha por horas. Aqui, é fundamental escolher um prêmio, que será o tesouro que as crianças precisam encontrar, e escondê-lo em um determinado local da casa.

Você deverá fazer papéis com pistas que ajudem a molecada a achar o item e a dificuldade varia de acordo com a idade da turminha. Vale usar charadas, ter que fazer alguma imitação, responder uma pergunta ou montar um quebra-cabeça.

Lembre-se de incentivar a cooperação entre as crianças, já que a forma mais fácil de achar o prêmio é trabalhar em equipe.

7. Assistir a filmes

Assistir a filmes é uma maneira de conhecer novos lugares e personagens e de viver emoções. Para as crianças que estão em casa, separar alguns títulos divertidos é uma excelente dica de entretenimento.

Ainda dá para aprender com os filmes ao descobrir cidades, países, culturas e até idiomas diferentes. Antes de deixar a turminha assistir, é importante verificar a classificação etária e se há algum tema impróprio.

Títulos como desenhos e até mesmo documentários que mostram o planeta são boas indicações para entreter e aprender. Uma dica é começar uma conversa sobre o filme após assisti-lo para descobrir o que o público-mirim entendeu.

8. Utilizar a tecnologia

A tecnologia também pode ser uma aliada nesse momento de quarentena. Dispositivos como tablets e smartphones podem servir de diversão para a criançada desde que sejam usados apenas por um período definido.

Então, estipule um horário para a brincadeira e mantenha o combinado. Os aplicativos de jogos educativos são bem-vindos para o entretenimento, com atividades que envolvam o português, a matemática e outras matérias. O ideal é testar o aplicativo antes de apresentar para a molecada.

9. Brincar com papel

É super possível trabalhar a coordenação motora da turminha, sem deixar a diversão de lado. Há muitas opções para fazer com papel, como as famosas dobraduras. Proponha uma competição, em que ganha quem fizer um origami mais rapidamente.

Também dá para criar aviões com esse material, além de fantoches e até bonecos e roupinhas de papel. Para as crianças mais velhas, é uma ótima oportunidade de aprender geometria brincando, com formas como quadrados, retângulos e triângulos. Vale investir em papéis coloridos ou mesmo em usar canetinha e lápis de cor para obter o resultado desejado!

10. Experimentar o trava-língua

Brincar de trava-língua é uma forma de trabalhar a dicção da criançada e melhorar a fala. Também serve para aumentar o vocabulário, já que normalmente ele conta com palavras que não são comuns no dia a dia.

É importante começar com modelos fáceis e de acordo com o desenvolvimento da turminha. Conforme avançarem, é hora de desafiar a dicção com trava-línguas mais complexos.

Só tenha cuidado para que a atividade seja divertida. Se a criança começar a ficar irritada por não conseguir acompanhar, repita com paciência!

Além dessas dicas, você pode pesquisar outras brincadeiras para distrair a molecada em casa. Veja a lista que separamos com algumas indicações:

Esse momento de quarentena deve servir para unir a família e estar próximo dos pequenos. Com ideias fáceis para entreter e ensinar as crianças em casa, é possível passar por essa situação sem problemas e sem tédio.

Agora que você já conheceu nossas 10 dicas, aproveite para conferir a lista definitiva com o que fazer quando a turminha fica em casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário