3 tipos de dança para crianças e as vantagens para o desenvolvimento

3 MINUTOS DE LEITURA
1452
Dança para crianças|
Crianças ensaiam coreografia de música

Você sabia que a dança para crianças pode ser mais que uma simples diversão? A verdade é que os pequenos já começam a bailar antes mesmo de dar os primeiros passinhos. Essa atividade física é uma das primeiras formas de expressão que temos e traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil, além da saúde, obviamente.

Dançar ajuda a gastar energia, libera substâncias que dão prazer e bem-estar e trabalha várias habilidades corporais, emocionais e sociais. Por isso é algo que os pequenos devem incluir em sua rotina. Mas qual tipo de dança é melhor para crianças? A seguir, confira 3 sugestões!

1. Ballet

rihappy rihappybrinquedos image 942

O ballet é quase uma unanimidade quando se fala em dança para crianças. Embora seja mais praticado por meninas, saiba que meninos também podem praticá-lo. A modalidade inclui 7 movimentos básicos (elevar, saltar, estirar, deslizar, dobrar, girar e lançar-se), o que ajuda a exercitar toda a funcionalidade do corpo.

Por conta dos passos, melhora a flexibilidade e o equilíbrio. Além disso, por conter movimentos com graus de dificuldade elevados, estimula a disciplina e a perseverança, já que é preciso essas duas qualidades para aprimorar a técnica.

2. Jazz

O jazz é um tipo de dança muito popular nas academias de dança. Ele é recomendado para as crianças, pois dá liberdade de movimentos, o que desenvolve a criatividade e permite a expressão de sentimentos. De maneira lúdica, ele estimula a autoestima dos pequenos.

Além disso, ajuda a desenvolver a musicalidade, a noção de espaço, a coordenação motora e a autoconfiança. Diversas músicas podem ser dançadas pelo jazz. Isso o deixa ainda mais atrativo para os pequenos, que podem se divertir dançando as canções favoritas!

 3. Hip-Hop

O hip-hop conquistou a criançada mais agitada e cheia de energia! Por ser uma dança com movimentos bem energéticos e vigorosos, ela faz a alegria dos pequenos que gostam de se mexer. As músicas também são muito animadas, o que chama ainda mais atenção e facilita a adesão à dança.

O hip-hop conta com uma grande variedade de passos básicos e fáceis de aprender, que são combinados para formar as coreografias. Dessa forma, os pequenos logo aprendem a dançar uma música inteira, em vez de passar muito tempo somente aprendendo os passos.

Se antigamente era preciso ir até uma academia de dança para aprender as modalidades, hoje em dia é bem mais fácil. Há a opção de fazer aulas de dança pela internet, em canais do YouTube, por exemplo. Outra sugestão é apostar nos jogos de videogame, como o Just Dance. Aliás, é uma ótima maneira de reunir a família toda para se divertir!

Como você pode conferir, a dança para crianças traz muitos benefícios. Durante a atividade, os pequenos gastam energia, se divertem e trabalham habilidades importantes, como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e sociabilidade. Além do que, é uma boa forma de aliviar o estresse.

Por falar em dança, você sabia que a música na infância também é muito importante? Aproveite que está por aqui e leia os 5 benefícios da prática em nosso post que fala sobre o assunto!

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *