Descubra como jogar Jenga e quais são as principais regras

5 MINUTOS DE LEITURA
2461
dois homens e uma menina descobrindo como jogar jenga

Pronto para descobrir como jogar Jenga? Considerado um jogo de raciocínio e habilidades físicas, esse é um excelente passatempo para uma noite em família e oferece muita diversão para todas as idades.

Também conhecido como jogo de torre de madeira, o Jenga possui algumas regras e condições específicas. Pensando nisso, preparamos este artigo recheado de detalhes para te ajudar a entrar na brincadeira. Vem com a gente e saiba mais!

O que é Jenga?

Para começar, nada melhor do que entender o que é o jogo Jenga. Basicamente, trata-se de um passatempo composto por 54 blocos de madeira cujo principal objetivo é construir uma grande torre sem derrubar nenhuma dessas peças pelo caminho. 

O termo “jenga” é a forma imperativa de “kujenga”, verbo suaíli que significa “construir”. O jogo foi desenvolvido em 1983 pela designer e autora britânica Leslie Scott, baseado em um entretenimento de sua família.

Atualmente, ele é comercializado em todo o mundo, com versões para diferentes idades, a partir dos 3 anos. Em meio às opções, é possível encontrar desde o original até modelos com peças personalizadas com figuras marcantes, como o Mário Bros, as personagens da Frozen e muito mais.

Como jogar?

Mas afinal, como jogar Jenga? Bom, para tornar a brincadeira mais divertida é necessário ter por perto pelo menos dois ou mais jogadores, mas também é possível jogar sozinho. Depois de definir os participantes, é hora de montar a torre de madeira, que deve ter 18 blocos de altura.

Para montá-la, o ideal é fazer um conjunto de três peças por andar em cima de uma superfície plana. Com a torre em pé, você deverá endireitá-la com as mãos, certificando-se de que está estável. Ao finalizar, quem a construiu será o primeiro a jogar — se todos ajudarem, vale a pena tirar a sorte para ver quem vai iniciar o jogo. 

Uma jogada consiste em retirar um bloco sem deixar que os demais ou a torre completa caiam. O bloco retirado deve estar abaixo do andar incompleto mais alto e deve ser colocado no topo da torre, de modo que forme um novo andar. 

Todos os jogadores da roda devem retirar um bloco, seguindo no sentido horário, até que um deles perca derrubando uma peça que não foi escolhida ou a torre inteira. Para ver isso tudo na prática, você pode assistir ao nosso vídeo tutorial, disponível no canal Happytube.

Principais regras do jogo

Agora que você já sabe como jogar, é importante ficar por dentro das principais regras do Jenga. Como já dissemos, o principal objetivo do jogo é montar uma grande torre de blocos sem derrubá-los no caminho. Para isso, os jogadores podem utilizar as duas mãos, mas somente uma delas pode estar em contato direto com a torre.

Durante a partida, caso o jogador perceba que a peça escolhida derrubará outros blocos ou a própria torre, ele pode devolvê-la para o lugar. No entanto, segundo as regras de como jogar Jenga, isso só pode ser feito com a mesma mão que a retirou. 

Cada jogada é um “turno”, e o jogador tem até 10 segundos para começar o seu. Perde o jogador que derrubar uma peça ou a torre durante seu turno. Já o ganhador é aquele que fizer a última retirada da partida sem derrubar nenhum bloco. 

Quais habilidades o jogo Jenga pode desenvolver?

Ao investir no jogo Jenga original, é possível desenvolver diversas habilidades. Justamente por ser um jogo de lógica, o brinquedo estimula a concentração, a atenção e até mesmo a criatividade, fazendo com que o jogador pense nas possibilidades durante cada jogada. 

Além disso, ao descobrir como jogar Jenga, também é possível desenvolver a coordenação motora fina. Isso porque o jogo favorece a capacidade do indivíduo de usar os pequenos músculos localizados principalmente nas mãos e nos pés para movimentos delicados e específicos. 

O jogo também pode contribuir para interação social entre crianças, jovens e adultos. Afinal, durante a partida, os participantes poderão se comunicar, partilhar suas estratégias e experiências de jogo. 

Além disso, você pode utilizar o jogo para estreitar relações familiares, incrementando o Jenga com desafios ou regras. Uma ideia é escrever ou colar perguntas pessoais e do cotidiano, como “qual é a sua cor favorita?” ou “o que mais gostou no seu dia?” em cada bloco. Assim, ao retirá-las, os jogadores poderão respondê-las. 

mãe e filha descobrindo como jogar jenga

Marque uma noite de jogos com toda a família!

E aí, gostou do conteúdo e já sabe como jogar Jenga? Então, não deixe de conferir todas as versões disponíveis na nossa loja virtual e marque aquela noite de jogos com toda a família! 

Se quiser saber mais sobre os melhores jogos e brinquedos do mercado, é só continuar navegando pelo blog Modo Brincar. Além das dicas, aqui você encontra diversos artigos sobre desenvolvimento infantil, educação, ideias divertidas e muito mais. Aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *