Descubra o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos

5 MINUTOS DE LEITURA
2651
disputa entre beyblades em arena de batalha

Se você é fã de mangás e animes, com certeza, já sabe o que é beyblade. Vindo diretamente do oriente, este brinquedo conquista gerações e é uma verdadeira febre entre as crianças.

Inspirado em um pião japonês tradicional, denominado “beigoma”,  beyblade nada mais é que um pião de alta performance feito de plástico e peças intercambiáveis. Presente em diferentes modelos, o passatempo foi um sucesso entre os brinquedos dos anos 90, oferecendo muita diversão aos pequenos.

Para você entender melhor o que significa beyblade, como jogar e quais são os principais tipos, a equipe do blog Modo Brincar preparou este artigo recheado de informações. Confira a seguir e entre na brincadeira! 

Qual é a origem da beyblade?

Para começar, nada melhor que ficar por dentro da origem desse brinquedo tão popular. Também conhecida como bakuten shoot beyblade, a beyblade é um item utilizado para um jogo em formato de batalha, em que o principal objetivo é derrubar outros piões e permanecer com o item em pé! 

Fabricado pela empresa japonesa Takara Tomy, o brinquedo beyblade foi lançado em 1999, promovido por meio de um mangá de mesmo nome, desenvolvido pelo artista japonês Takao Aoki. O sucesso foi tanto que o mangá ganhou uma adaptação para anime, que se popularizou e cativou o mundo todo.

Em 2002, a Hasbro introduziu a beyblade para o público ocidental e ganhou vários adeptos. Inclusive, mais de 160 milhões de brinquedos foram vendidos entre 2010 e 2013. Atualmente, existem três gerações de beyblades, sendo que a última, beyblade burst, tem uma variedade de piões customizáveis e de alta tecnologia, acompanhando crianças, jovens e adultos nas batalhas. 

Como brincar de beyblade?

Como já dissemos, hoje, existem várias edições de beyblades, com acessórios, regras e conceitos diferentes. Entretanto, tanto a beyblade antiga quanto a nova seguem a mesma lógica de brincadeira, que consiste em colocá-la para girar, em uma batalha, até que uma só continue em movimento.

Dessa forma, para brincar, a ideia é juntar um grupo de amigos e decidir entre competir em equipes ou individualmente. Ao tomar essa decisão, é necessário encontrar um ringue — cada geração possui uma arena diferente, e você pode escolher a sua favorita.

Com tudo pronto, é hora de começar a batalha. Quem for primeiro precisa contar “3, 2, 1 – LET IT RIP!” e lançar a beyblade. A batalha acaba quando todos já tiverem jogado e o último ficar de pé. Ganha o jogador que fizer a maior pontuação primeiro.

Vale lembrar que a forma de contabilizar os pontos varia de acordo com a geração das beyblades. Por exemplo, na beyblade burst, tirar o adversário do ringue vale um ponto, assim como ser o último a ficar de pé. Porém, quando o adversário desmonta em batalha, é dada uma vitória de eclosão, que vale dois pontos.  

beyblade verde em cima de mesa ao lado de lançador laranja

Principais tipos de beyblade

Desde o lançamento das beyblades, já surgiram inúmeros modelos, com as mais diversas características. Porém, todas elas são classificadas de acordo com as habilidades em que se destacam.

Pensando nisso, agora que você já sabe o que é beyblade e como jogar, preparamos um guia prático com os principais tipos e competências do item. Veja a seguir!

Beyblades de ataque

São denominadas beyblades de ataque possuem movimentos rápidos, com golpes poderosos. Agressivas, elas são ótimas para eliminar os componentes da arena, mas não giram por muito tempo — são eficientes contra o tipo de resistência.

Beyblades de resistência

As beyblades de resistência são projetadas para girar por mais tempo. Poderosas, elas são fortes no ataque, mas, normalmente, assumem um papel mais defensivo. O tipo é bastante eficaz contra as beyblades de defesa. 

Beyblades de defesa

As beyblades de defesa possuem estrutura mais firme para ataques. Em geral, elas são mais pesadas e arredondadas, o que as garante mais estabilidade. O tipo é voraz contra as beyblades de ataque. 

Beyblades de equilíbrio

Unindo ataque, resistência e defesa, as beyblades de equilíbrio possuem um pouco das principais características das demais. Por isso, apesar de não serem especialistas em uma habilidade, são ótimas opções para batalhar contra todos os tipos de beyblades.

Modo Brincar: fique por dentro das novidades!

E aí, aprendeu o que é beyblade, como jogar e quais são os principais tipos? Então, aproveite o tempo livre para ficar por dentro de todas as novidades e conhecer outras brincadeiras aqui, no blog Modo Brincar.

Caso tenha se interessado e deseje garantir uma beyblade novinha para sua coleção, não se preocupe! Confira todas as versões disponíveis no catálogo da Ri Happy e escolha a sua favorita.

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *