Chegou o momento de matar as saudades de algumas opções de desenho Pokémon que conquistaram fãs de todas as idades ao longo dos anos.
Você sabia que os animes são divididos em séries? Elas representam todo o universo da saga em desenho!
Série O início
A animação mostra o começo da jornada de Ash e Pikachu, quando o treinador deixa a cidade natal com a única criatura que o Professor Carvalho possuía. Ele derrota os próximos líderes de ginásio e chega à liga principal na companhia de dois amigos, Brock e Misty.
Ash compete na Conferência do Planalto Índigo, mas não possui um bom desempenho. Depois, viaja para as Ilhas Laranja para receber a Pokébola GS, compete na Liga Laranja e conhece um novo amigo, Tracey Sketchit.
A série O início é clássica. Uma curiosidade é que ela tem a maior quantidade de episódios banidos entre todas as outras.
Série Rubi e Safira
Nessa série, Ash não é acompanhado por Misty, mas por May, uma jovem treinadora novata que se declara Coordenadora Pokémon, Max, irmão dela, e Brock. Misty aparece em alguns episódios.
Ash compete na Liga Hoenn e volta para Kanto, enquanto May e Max retornam para Petalburg. Ele conhece Scott, que o convida para a Batalha da Fronteira. Então, ele se junta a May, Max e Brock novamente para viver as próximas aventuras.
Uma curiosidade é que, nessa série, Ash captura apenas um Treecko. O protagonista e Brock ganham novas roupas, assim como Misty, durante as participações especiais. Nenhum episódio de Rubi e Safira usou animação tradicional/colorida à mão.
Série Diamante e Pérola
Ash de Pokémon começa a série sozinho novamente, mas se junta a Brock e Dawn, uma coordenadora novata da Cidade de Twinleaf.
Ao contrário das outras séries, Diamante e Pérola é mais focada na história do que na jornada pelos ginásios. Os episódios também mostram mais capturas, rivais e partidas em comparação às temporadas anteriores.
Como curiosidade, essa série tem o arco de história regional mais longo. Diamante e Pérola também muda o formato de definição para 16:9, assim como renderização em CGI e alguns movimentos.
Série Preto e Branco
Preto e Branco apresenta dois personagens, Iris e Cilan, que acompanham Ash na jornada para Unova. A Equipe Rocket não aparece em todos os episódios, mas ganha novo figurino.
O estilo de arte da série é diferente das anteriores, com olhos redondos, íris maiores e pupilas visíveis. Jessie e James ficam com um penteado mais reto graças a essa mudança.
A aparência de muitos ataques também foi ajustada, enquanto os movimentos passaram a ser renderizados em CGI, com a câmera girando de forma mais rápida.
Série XY
Esse desenho Pokémon introduz dois personagens que acompanham Ash rumo a uma nova região: Serena, Clément e Bonnie. A Equipe Rocket aparece com menos frequência, mas com o objetivo tradicional de capturar Pikachu e outras criaturas de Ash.
Os fãs do anime lembram de XY pela mudança marcante na dublagem dos personagens. Além disso, ela tem um novo estilo de arte, abandonando os fundos de “efeito” de estoque.
Série Sol e Lua
Em vez de viajar por uma região específica, neste desenho Pokémon, Ash entra para uma escola na ilha de Melemele e conhece novos colegas: Kiawe, Lulú, Lilian, Chris e Vitória. Ele recebe uma pulseira Z e participa do Desafio da Ilha para ganhar os cristais X e se tornar um usuário de Movimento Z.
Sol e Lua apresenta um novo estilo de arte, mais arredondado. A abordagem do desenho animado também é mais madura, com a morte de algumas criaturas e o processo de luto de um personagem.
Série Jornadas
Ash e Goh protagonizam esta série, viajando ao redor do mundo e encontrando criaturas típicas de cada região.
Ash segue com o objetivo de tornar-se um mestre ao participar do Campeonato da Coroação Mundial. Goh sonha em capturar Mew, considerado mítico, após encontrar-se com ele na infância.
Entre as curiosidades, a versão japonesa da série utilizou o título original: Pokémon. No Brasil, a série marca a segunda troca dos dubladores dos personagens principais.
Série Horizontes
Em vez de Ash, a série é protagonizada por Liko e Rain, dois jovens aventureiros que desbravam novas terras, revelam antigos mistérios e encontram tanto criaturas quanto Pokébolas.
Anime produzido pela Netflix
Você sabia que pode encontrar produções da saga no catálogo da Netflix? Uma versão de desenho Pokémon foi produzida pela plataforma de streaming. Agora, é só maratonar com a família!
A Concierge Pokémon
A minissérie mais recente do universo da franquia apresenta um resort, criado para as criaturas relaxarem e divertirem-se. Qual delas vai se tornar o mascote preferido da concierge Haru?
Pokémon está no Modo Brincar
Após tantas aventuras de desenho Pokémon para maratonar, aproveite para ensinar as crianças como jogar as cartas do anime com o artigo do Modo Brincar sobre o tema.