Como os brinquedos podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dos pequenos?

6 minutos para ler

Brinquedos são excelentes aliados para ajudar as crianças a serem saudáveis e inteligentes. E quando pensamos no desenvolvimento cognitivo, eles são mais ainda mais especiais e merecedores de reconhecimento!

Mas espera! Você sabe o significado dessa expressão? O desenvolvimento cognitivo é um processo pelo qual o cérebro passa para atingir sua maturidade. É influenciado por estímulos e envolve linguagem, coordenação motora, adaptação, psicomotricidade e pensamento. Com essas características, a pessoa consegue organizar todo seu mundo interno e externo.

Vamos entender melhor a importância da brincadeira e descobrir quais os melhores brinquedos nesse sentido? É só acompanhar a gente!

Qual a importância dos brinquedos para o desenvolvimento cognitivo?

desenvolvimento cognitivo

Brincadeiras são muito mais importantes do que imaginamos. É a partir delas que as crianças têm oportunidade para conhecer melhor a si e o mundo à sua volta. Entenda algumas das vantagens!

Ajudam no desenvolvimento da personalidade

A personalidade é um conjunto de características que definem a pessoa. Parte dela é determinada pela genética, enquanto a outra é influenciada pelos estímulos recebidos desde o nascimento. Assim, ainda que uma criança tenha tendência à agressividade ou à timidez, por exemplo, esses atributos podem ser melhor trabalhados com a ajuda de brinquedos educativos e brinquedos lúdicos.

Estimulam a imaginação e a criatividade

O brinquedo favorece o desenvolvimento do pensamento e da imaginação. Boas brincadeiras possibilitam às crianças criarem situações em sua mente, sem que as vivenciem no mundo real. Isso facilita as conexões de ideias para produzir algo diferente e original. A criatividade é um dos grandes sinais de inteligência e ajuda a pessoa se destacar em suas atividades.

Favorecem a expressão de emoções

Brinquedos e brincadeiras são ótimos para o autoconhecimento e auxiliam a criança a lidar com suas próprias emoções. Ansiedade, raiva, alegria e empatia são alguns dos sentimentos manifestados durante esses momentos. É muito importante aprender a entendê-los e enfrentá-los, para o amadurecimento da inteligência emocional.

Propiciam o raciocínio lógico

Com os estímulos propiciados pelos brinquedos, o cérebro cria novas conexões. Isso o torna mais ativo e faz com que as informações e os conhecimentos sejam não só acessados mais facilmente, mas também adquiridos em menos tempo. Com isso, a meninada é capaz de identificar problemas e solucioná-los de modo eficaz.

Auxiliam no rendimento escolar

Com uma cognição estimulada, o rendimento escolar se torna superior. A criança tem mais facilidade na alfabetização, na aprendizagem da matemática, na memória, na percepção e na aquisição de conhecimentos posteriores que dependam do desenvolvimento dessas capacidades primárias.

Quais são os tipos de brinquedos mais indicados para o desenvolvimento cognitivo da criança?

Cada idade está relacionada a certas necessidades e potencialidades e, por isso, precisa de estímulos específicos. No fundo, todos os brinquedos são ótimos para melhorar a inteligência, mas veja só algumas ideias que separamos!

0 a 2 anos

Você sabia que mesmo tão pequenos, os bebês já são capazes de desenvolver a inteligência? Mas claro que, nessa idade, os brinquedos de desenvolvimento cognitivo precisam ser compatíveis às possibilidades deles!

Aqui, eles precisam aprimorar as habilidades motoras básicas, além dos seus 5 sentidos. Então, capriche nas cores, nos sons e nas texturas. Ao mesmo tempo, não esqueça: eles vão colocar tudo na boca. Assim, o brinquedo não pode machucar, nem conter pecinhas pequenas.

Uma ideia é um tapete de atividades. É uma opção segura e contém uma diversidade de estímulos! E se até agora você achava que móbiles serviam apenas para enfeite, então reconsidere o pensamento. Eles são fantásticos, pois chamam a atenção, entretêm e incentivam o bebê a esticar os bracinhos, para tocá-lo, puxá-lo e girá-lo.

Está notando que o pequeno quer dar os primeiros passos? Isso acontece por volta de 1 ano de idade e nada melhor, nessa hora, que um carrinho de empurrar. Afinal, ele dá aquela segurança, para que a criança se apoie e consiga mais força nas pernas.

2 a 5 anos

A partir dos 2 anos, você perceberá uma criança com mais energia e muito curiosa para descobrir o mundo ao seu redor. A fase é propícia para estimular a imaginação, o pensamento e a linguagem.

Invista em massinhas! A textura macia facilita a criação e o molde das coisas, instigando a criatividade. Suas cores vibrantes também aumentam a motivação para a brincadeira.

Ainda pensando nisso, temos mais uma sugestão! Um kit de lápis de cor ajudará a dar asas à imaginação, para que a criança expresse na folha suas primeiras obras artísticas.

Ela cansou de pintar e quer outra brincadeira? Então, tenha às mãos um quebra-cabeça ou jogo da memória! Eles são uma ótima ginástica para o sistema cognitivo, pois treinam atenção, raciocínio lógico, coordenação motora, percepção visual e espacial e a resolução de problemas.

A partir dos 6 anos

Nossas crianças já estão bem mais sociáveis a partir dos 6 anos. Sabe aquela história de “mamãe, deixa meu amiguinho dormir aqui”? Acontece porque elas passam a perceber o quanto a amizade pode ser uma delícia e que brincar junto de alguém é bem mais interessante!

Além da sociabilidade, nessa fase, também há maior domínio das habilidades motoras e da leitura. Isso aumenta o leque de brincadeiras pelas quais as crianças se interessam.

Livros infantis são ótimos presentes, já que a leitura propicia inúmeras capacidades, como o enriquecimento do vocabulário e da imaginação. Atividades de movimento, como brincar com bicicleta, patins e patinete também são boas pedidas. Contribuem para a coordenação motora e a saúde física.

Aproveite para estimular um pouco da competitividade. Ela é importante para que a meninada cresça com a noção de lutar pelas suas conquistas. Jogos de times, como aqueles com bola, ou mesmo jogos de tabuleiro são muito benéficos. Esses últimos, inclusive, ajudam a melhorar o raciocínio estratégico e favorecem as boas relações sociais, a partir da percepção de precisar seguir regras e de saber perder.

Percebeu o tanto que brinquedos são ricos e como podem ser benéficos ao desenvolvimento cognitivo da criançada? Então, não deixe de continuar investindo no crescimento saudável dos pequenos, para que cheguem à idade adulta com a inteligência completamente formada.

Pensando nisso, venha conhecer a loja online da Ri Happy! Somos especialistas em brinquedos para todas as idades!

CTA_Importância-do-brincar-na-vida-da-criançaPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário