Desenvolvimento emocional infantil: entenda a importância e como ajudar o processo!

mãe consolando a filha dentro do carro contribuindo para o desenvolvimento emocional infantil

Você sabia que a criança já apresenta características inatas, que nasceram com ela, logo nos primeiros meses e anos de vida, incluindo, comportamentos e expressões? Esses aspectos fazem parte do desenvolvimento emocional infantil e têm grande influência no crescimento dos pequenos.  

Afinal, o que é o desenvolvimento emocional infantil? Basicamente, trata-se da aquisição da capacidade comportamental de manifestar o temperamento nas atividades cotidianas e no ambiente social. Em outras palavras, é como a criança entende e diferencia o que sente nas interações sociais e no decorrer dos dias.

Nesse caminho, para você entender melhor sobre o processo e saber como ajudar seu filho durante o desenvolvimento, preparamos este artigo recheado de dicas e informações. Veja a seguir e aproveite!

Qual é a importância do desenvolvimento emocional infantil?

O desenvolvimento emocional infantil começa antes dos três anos e se desenvolve até a chegada da fase adulta. Por esse processo, as crianças tomam consciência da origem das emoções e aprendem a gerenciá-las. 

Normalmente, essa consciência ocorre gradualmente, iniciando-se com a leitura e a interpretação das expressões faciais das pessoas ao redor, de acordo com o contexto social. Ao passar dos anos, os pequenos passam a ter determinados objetivos emocionais, relacionados às pessoas e a si mesmos.

Nessa fase, certas conexões neurais no lobo frontal do cérebro começam a surgir, sendo responsáveis por ajudar a concentração das tarefas e na tomada de decisões, entre outras coisas — identificando erros e acertos em certas escolhas e atitudes.

Em razão disso, o desenvolvimento emocional infantil tem um papel importantíssimo para a conquista dos processos de compreensão, memória e aprendizado das crianças. Além disso, ele auxilia na aceitação de mudanças e frustrações, na capacidade de ouvir, no desenvolvimento da empatia e na regulação das emoções.

mãe e filho conversando no quarto sobre sentimentos contribuindo para o desenvolvimento emocional infantil

5 dicas para ajudar o desenvolvimento emocional do seu filho

Ao compreenderem a importância do desenvolvimento emocional infantil, os pais e os responsáveis podem ajudar os pequenos a lidar com os sentimentos e os comportamentos. Dessa forma, é possível garantir inúmeros benefícios, como aumento da autoestima, da comunicação, da resiliência e da autonomia.

Pensando nisso, nossa equipe separou cinco dicas para ajudar a construção da  inteligência emocional nas crianças. Descubra como auxiliá-las nesse processo a seguir! 

1. Estimule a capacidade de ouvir

É natural que, até determinada idade, os pequenos gostem de ser o centro das atenções, não dando muito ouvidos para os outros. Entretanto, estimular a capacidade de ouvir é fundamental para o desenvolvimento emocional infantil. 

Uma dica prática nesse sentido é a contação de histórias. Crianças se encantam pelas narrativas. Quando ouvem histórias, elas desenvolvem a escuta ativa, acompanhando as palavras com o máximo de atenção. Isso facilita o transporte  dessa habilidade para outros cenários da vida.

2. Incentive a comunicação sobre as emoções

Nos primeiros anos de vida, é comum que a criança não saiba expressar as emoções verbalmente, sendo que o choro é a principal resposta para os sentimentos. No entanto, com o passar do tempo, é importante trabalhar essa habilidade. 

Para isso, a comunicação é fundamental na educação emocional infantil. Assim, com diálogos sobre o dia a dia, a escola, os amigos, etc, você pode incentivá-la e abrir um canal para ela expressar sentimentos.

3. Dê o exemplo

É claro que as crianças têm personalidades e formas próprias para demonstrar emoções. Contudo, dar o exemplo também pode ajudar muito o desenvolvimento emocional infantil. Afinal, os pequenos aprendem bastante a partir das ações dos pais.

Por isso, a sugestão é transformar o ambiente familiar em um lugar aberto para as emoções. Nele, expresse sentimentos sempre que for necessário, por meio de uma linguagem próxima e convidativa, para a criança se sentir à vontade para fazer o mesmo. 

4. Colabore para autonomia

Quando a criança demonstra uma dependência excessiva pelos pais, é muito provável que se feche em uma bolha. Por isso, a autonomia é um dos aspectos emocionais na educação infantil que devem ser trabalhados. 

Ao desempenhar certas atividades sozinhos, os pequenos perdem o medo de errar e passam a se arriscar mais nos relacionamentos, aumentando a interação social. A ideia é que os pais colaborem para essa liberdade, mas sigam observando de perto, sempre cientes da segurança da criançada. 

5. Permita que criem vínculos saudáveis

Permitir que a criança crie vínculos saudáveis com pessoas próximas, amigos da escola e da vizinhança também auxilia no desenvolvimento emocional infantil. Ao criar laços, o pequeno passa a compartilhar emoções e até entender mais sobre os próprios sentimentos. 

Além disso, criar vínculos ajuda o desenvolvimento da tolerância e ensina a lidar com expectativas. Dessa forma, a criança aprende a conviver com as diferenças e a controlar as frustrações.

Lições que o filme Divertida Mente nos ensinou!

Quando falamos de inteligência emocional na educação infantil, é possível utilizar diferentes recursos lúdicos para orientar os pequenos. Entre eles, está o cinema, em que encontramos produções bem elaboradas que tratam desse processo, como é o caso do filme Divertida Mente (2015) da Pixar. 

O curta aborda o desenvolvimento emocional infantil de forma simples e didática. Ao longo das cenas, as crianças podem a entender que não existem emoções ruins, em que, a Tristeza, vista como desnecessária para muitas pessoas, é essencial para identificar o que nos incomoda. 

Além disso, o filme deixa claro que não é nada saudável reprimir as emoções. Afinal, independentemente de quais sejam, há um motivo para senti-las, sendo necessário manifestá-las para elas não nos sufocarem de dentro para fora. 

O longa também evidencia que não podemos ter só uma emoção, como a alegria, por exemplo. Somente com o conjunto e o equilíbrio entre todas, é possível tomar as decisões na vida.

Acompanhe o blog Modo Brincar!

Agora que você já sabe a importância do desenvolvimento emocional infantil e como auxiliar os pequenos nesse processo, que tal aproveitar o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar? Explore nossos conteúdos e aproveite!

Ver mais brinquedos incríveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

trava língua infantil|trava língua infantil
26222

Trava-língua infantil: principais benefícios e dicas para estimular a criançada

Apesar de parecer só uma brincadeira divertida para crianças, o trava-língua infantil é um ótimo recurso para estimular o desenvolvimento, especialmente a fala. Por trás...
Curiosidades dias das mães
785

Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a...
benefícios das atividades físicas para as crianças|benefícios das atividades físicas para as crianças
1503

10 benefícios das atividades físicas para crianças!

A prática de atividades físicas na infância é muito importante. Leia o nosso post agora mesmo e entenda os benefícios desse hábito!
pais com seus filhos abraçados comemorando o dia internacional da familia
0

Dia Internacional da Família: como curtir a data com as crianças

O Dia Internacional da Família é comemorado em 15 de maio e foi criado em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em...
fases do desenvolvimento infantil: mãe oriental com seu filho sorrindo ao brincar
4950

Fases do desenvolvimento infantil: entenda e conheça melhor seu filho

Quer conhecer as fases da criança e conhecer ainda melhor seu filho? Então clique aqui agora mesmo e confira mais sobre o assunto!
Imagem de uma criança abraçando um cachorro
1821

Conheça 6 benefícios dos animais na educação infantil

Pensando em adotar um bichinho para as crianças? Veja por que essa é uma ótima ideia e quais os benefícios dessa decisão para o desenvolvimento infantil!