Desde que nascem, as crianças passam por fases em que conhecem o mundo à sua volta, as pessoas do seu convívio e, é claro, seu próprio corpo. O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo, mas que possui grande relevância no período chamado de primeira infância.
A primeira infância — os cinco primeiros anos da vida de uma criança — é uma fase de exploração e onde o cérebro da criançada está mais adepto a receber novos conhecimentos. Pensando nisso, é importante que os pequenos recebam todo o apoio possível, desde acompanhamento até incentivos.
Quais são as fases do desenvolvimento motor na educação infantil? Qual é a importância dele para a vida dos pequenos? Como estimulá-lo no dia a dia? Quais brinquedos podem ajudar nesse processo? É isso que você vai conferir neste conteúdo que o blog Modo Brincar preparou.
Conheça as fases do desenvolvimento motor infantil
Você sabia que existem fases do desenvolvimento motor das crianças? Esse é um conceito muito comum para ajudar os adultos a se orientarem nesse momento tão novo. Mas lembre-se: cada criança possui o seu próprio tempo para aprender as coisas e conhecer o próprio corpo.
Para tornar esse aprendizado mais fácil, trouxemos um exemplo clássico que é o modelo de desenvolvimento de Gallahue e Ozmun. Nele, temos quatro fases principais:
- motora-reflexiva: essa fase compreende de quatro meses a um ano no útero até quatro meses fora dele. Nela, a criança tem movimentos involuntários pautados na observação do mundo que são a base do desenvolvimento;
- motora-rudimentar: de um a dois anos, essa fase tem como objetivo maturar a movimentação da criança, ou seja, é nela que o pequeno passará a se movimentar para estabilização e manipulação de objetos;
- motora-fundamental: de dois a sete anos, é a fase da descoberta e em que as crianças querem testar as habilidades motoras dos seus corpos;
- motora-especializada: de sete anos para cima, é a última fase. Nela, os pequenos usarão tudo o que aprenderam nas outras três e passarão a entender como utilizar essas habilidades em cada situação do dia a dia.
Qual é a importância do desenvolvimento motor infantil?
Pensando em como essa fase influencia o resto da vida da criançada, é possível perceber quão importante ela é. Primeiro, o desenvolvimento motor infantil tem impacto direto no aprendizado. Isso porque, nesse período, os pequenos serão estimulados a aprender mais sobre seu corpo, movimentos e a utilização deles.
Considere esta situação: a criança aprende um movimento no início da vida e armazena essa informação. Futuramente, ela poderá contar com o desenvolvimento cognitivo para entender melhor onde utilizar esse aprendizado no dia a dia. Se ela aprende a equilibrar brinquedos, por exemplo, terá boas noções de equilíbrio no futuro.
Outro ponto importante é que o desenvolvimento motor infantil é um grande demonstrativo de possíveis doenças motoras ou déficits de aprendizado. Pensando nisso, é importante sempre contar com acompanhamento médico e ficar atento aos sinais que os pequenos podem demonstrar, por menores que sejam.
Como estimular o desenvolvimento motor infantil no dia a dia?
Apesar de parecer um desafio, estimular o desenvolvimento motor da criançada é mais fácil do que você imagina. O mais importante é respeitar os limites que os pequenos têm e não tentar adiantar nenhuma fase. Os brinquedos e brincadeiras são ótimos aliados nesse estímulo.
No início da vida, é legal que a criançada tenha um bom espaço para desenvolver movimentos, como engatinhar, ficar em pé e até mesmo andar. Para ajudá-los a engatinhar, por exemplo, você pode colocar o bebê de bruços num tapete de atividades, que tenha elementos para distraí-los e estimulá-los a se movimentar.
Os andadores podem ajudar na hora de começar a andar, mas certifique-se de que os pequenos estejam com toda a planta do pé no chão. Nesses momentos de aprendizado, é bacana comemorar as conquistas que a criança faz e ajudá-la caso sinta que ela precisa do seu apoio.
Confira alguns brinquedos para ajudar no desenvolvimento motor infantil
Como você viu, o desenvolvimento infantil pode ser auxiliado pelos brinquedos. Afinal, não existe maneira mais fácil de aprender do que se divertindo, não é mesmo? Os tapetes de atividade, por exemplo, são ótimos para os primeiros movimentos.
Os blocos de construção também são boas alternativas para o desenvolvimento motor infantil fino, ou seja, movimentos de pinça com as mãos. É importante, nesse caso, ficar atento ao tamanho das peças para cada faixa etária. Livros para colorir são outras opções para esse desenvolvimento e ainda estimulam a criatividade.
Massinhas e slimes são opções interessantes para o desenvolvimento motor infantil. Além disso, são superdivertidas e as crianças costumam adorar mexer com essa “geleca”. O bambolê também faz a diversão da criançada e ainda ajuda a estimular vários movimentos corporais.
Pronto! Agora você já conhece tudo sobre o desenvolvimento motor infantil. Na Ri Happy, você encontra várias opções de brinquedos para ajudar em todas as fases. Confira as opções!
Fontes consultadas:
EFDEPORTES. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais de movimento em crianças de 4 e 5 anos de idade. Disponível em: https://efdeportes.com/efd186/padroes-motores-fundamentais-de-movimento.htm. Acesso em: 23 jun. 2022
HOSPITAL INFANTIL SABARÁ. Como estimular o desenvolvimento motor da criança. Disponível em: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/como-estimular-o-desenvolvimento-motor-da-crianca/. Acesso em: 23 jun. 2022
PORTAL FIOCRUZ. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia. Acesso em: 23 jun. 2022