Saiba como incentivar o desenvolvimento motor infantil

Imagem de um bebê deitado de barriga para baixo com auxílio de um adulto

Desde que nascem, as crianças passam por fases em que conhecem o mundo à sua volta, as pessoas do seu convívio e, é claro, seu próprio corpo. O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo, mas que possui grande relevância no período chamado de primeira infância.

A primeira infância — os cinco primeiros anos da vida de uma criança — é uma fase de exploração e onde o cérebro da criançada está mais adepto a receber novos conhecimentos. Pensando nisso, é importante que os pequenos recebam todo o apoio possível, desde acompanhamento até incentivos.

Quais são as fases do desenvolvimento motor na educação infantil? Qual é a importância dele para a vida dos pequenos? Como estimulá-lo no dia a dia? Quais brinquedos podem ajudar nesse processo? É isso que você vai conferir neste conteúdo que o blog Modo Brincar preparou. 

Conheça as fases do desenvolvimento motor infantil

Você sabia que existem fases do desenvolvimento motor das crianças? Esse é um conceito muito comum para ajudar os adultos a se orientarem nesse momento tão novo. Mas lembre-se: cada criança possui o seu próprio tempo para aprender as coisas e conhecer o próprio corpo. 

Para tornar esse aprendizado mais fácil, trouxemos um exemplo clássico que é o modelo de desenvolvimento de Gallahue e Ozmun. Nele, temos quatro fases principais: 

  • motora-reflexiva: essa fase compreende de quatro meses a um ano no útero até quatro meses fora dele. Nela, a criança tem movimentos involuntários pautados na observação do mundo que são a base do desenvolvimento;
  • motora-rudimentar: de um a dois anos, essa fase tem como objetivo maturar a movimentação da criança, ou seja, é nela que o pequeno passará a se movimentar para estabilização e manipulação de objetos;
  • motora-fundamental: de dois a sete anos, é a fase da descoberta e em que as crianças querem testar as habilidades motoras dos seus corpos;
  • motora-especializada: de sete anos para cima, é a última fase. Nela, os pequenos usarão tudo o que aprenderam nas outras três e passarão a entender como utilizar essas habilidades em cada situação do dia a dia.

Qual é a importância do desenvolvimento motor infantil?

Pensando em como essa fase influencia o resto da vida da criançada, é possível perceber quão importante ela é. Primeiro, o desenvolvimento motor infantil tem impacto direto no aprendizado. Isso porque, nesse período, os pequenos serão estimulados a aprender mais sobre seu corpo, movimentos e a utilização deles.

Imagem de um adulto ajudando uma criança a andar

Considere esta situação: a criança aprende um movimento no início da vida e armazena essa informação. Futuramente, ela poderá contar com o desenvolvimento cognitivo para entender melhor onde utilizar esse aprendizado no dia a dia. Se ela aprende a equilibrar brinquedos, por exemplo, terá boas noções de equilíbrio no futuro. 

Outro ponto importante é que o desenvolvimento motor infantil é um grande demonstrativo de possíveis doenças motoras ou déficits de aprendizado. Pensando nisso, é importante sempre contar com acompanhamento médico e ficar atento aos sinais que os pequenos podem demonstrar, por menores que sejam.

Como estimular o desenvolvimento motor infantil no dia a dia?

Apesar de parecer um desafio, estimular o desenvolvimento motor da criançada é mais fácil do que você imagina. O mais importante é respeitar os limites que os pequenos têm e não tentar adiantar nenhuma fase. Os brinquedos e brincadeiras são ótimos aliados nesse estímulo.

No início da vida, é legal que a criançada tenha um bom espaço para desenvolver movimentos, como engatinhar, ficar em pé e até mesmo andar. Para ajudá-los a engatinhar, por exemplo, você pode colocar o bebê de bruços num tapete de atividades, que tenha elementos para distraí-los e estimulá-los a se movimentar.

Os andadores podem ajudar na hora de começar a andar, mas certifique-se de que os pequenos estejam com toda a planta do pé no chão. Nesses momentos de aprendizado, é bacana comemorar as conquistas que a criança faz e ajudá-la caso sinta que ela precisa do seu apoio.

Confira alguns brinquedos para ajudar no desenvolvimento motor infantil

Como você viu, o desenvolvimento infantil pode ser auxiliado pelos brinquedos. Afinal, não existe maneira mais fácil de aprender do que se divertindo, não é mesmo? Os tapetes de atividade, por exemplo, são ótimos para os primeiros movimentos.

Os blocos de construção também são boas alternativas para o desenvolvimento motor infantil fino, ou seja, movimentos de pinça com as mãos. É importante, nesse caso, ficar atento ao tamanho das peças para cada faixa etária. Livros para colorir são outras opções para esse desenvolvimento e ainda estimulam a criatividade.

Massinhas e slimes são opções interessantes para o desenvolvimento motor infantil. Além disso, são superdivertidas e as crianças costumam adorar mexer com essa “geleca”. O bambolê também faz a diversão da criançada e ainda ajuda a estimular vários movimentos corporais.

Pronto! Agora você já conhece tudo sobre o desenvolvimento motor infantil. Na Ri Happy, você encontra várias opções de brinquedos para ajudar em todas as fases. Confira as opções!

Fontes consultadas:

EFDEPORTES. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais de movimento em crianças de 4 e 5 anos de idade. Disponível em: https://efdeportes.com/efd186/padroes-motores-fundamentais-de-movimento.htm. Acesso em: 23 jun. 2022

HOSPITAL INFANTIL SABARÁ. Como estimular o desenvolvimento motor da criança. Disponível em: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/como-estimular-o-desenvolvimento-motor-da-crianca/. Acesso em: 23 jun. 2022

PORTAL FIOCRUZ. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/importancia-do-desenvolvimento-motor-na-primeira-infancia. Acesso em: 23 jun. 2022

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom
iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Desde seu lançamento oficial, em 2013, muitos jogadores têm se perguntado como jogar on-line no PS4. Afinal, o console conta com um grande repertório de...
Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

O universo cinematográfico da Marvel é sucesso entre todas as idades graças aos seus heróis incríveis e histórias fantásticas. Dividido em fases, ele conta as...
Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

Quem já assistiu filmes e desenhos ou leu alguma HQ sobre o Batman sabe que seu maior rival é o Coringa. Ele é um dos...
bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

Se você curte colecionar brinquedos, com certeza já se perguntou quais são os Funko Pop mais raros do mundo. Feitos em vinil, os bonecos são...
criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

De acordo com o levantamento realizado em 2019 pelo IBOPE Repucom, cerca de 40 milhões de brasileiros são fãs de basquete. Se você faz parte...
Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância

Quer entender qual é a importância dos avós na infância para uma criança? Então clique aqui agora mesmo e confira o conteúdo que preparamos!