Dia da Mentira: origem e como educar as crianças

4 MINUTOS DE LEITURA
72
Personagem que ilustra bem o Dia da Mentira

Apesar de não ser feriado, o Dia da Mentira é um dos mais conhecidos em diversos países. Isso acontece, principalmente, por causa das pegadinhas feitas entre amigos, familiares e namorados.

Neste texto do blog Modo Brincar, você vai saber tudo sobre o Dia da Mentira, desde a origem até as formas de usá-lo para abordar o tema com as crianças de forma leve e educativa. Boa leitura!

Qual é a origem do Dia da Mentira?

Você já se perguntou de onde surgiu o Dia da Mentira? Existem algumas teorias, mas a versão mais popular remete ao ano de 1582. Na época, o calendário juliano foi substituído pelo gregoriano. Isso significou que o Ano Novo deixou de ser comemorado entre 25 de março e 1º de abril.

Porém, essa nova forma de iniciar o ano não levava em consideração o movimento de translação da Terra, ou seja, a volta do planeta ao redor do Sol. Com isso, ocorreu defasagem nas datas. Para solucionar a questão, o Papa Gregório XIII propôs uma atualização do calendário durante o Concílio de Trento.

A mudança para o Ano Novo em 1 de janeiro não agradou à população francesa inteira. Por isso, uma parte começou a fazer brincadeiras, convidando outras pessoas para festas fictícias e falsas celebrações da virada do ano. Assim, começou a tradição de fazer pegadinhas, integrando a história do Dia da Mentira.

Entendeu por que existe o Dia da Mentira? A data segue com grande aderência ao redor do mundo até hoje. Você sabe qual é o motivo das pegadinhas no Brasil? Confira a explicação no próximo tópico.

Por que as pessoas fazem pegadinhas na data?

Meninos zoando no Dia da Mentira

Para entender sobre o Dia da Mentira no Brasil, é necessário voltar para 1828. Na época, um jornal mineiro divulgou a morte de Dom Pedro I em 1 de abril, mas a notícia era falsa. Então, pode-se considerar que esse foi o estopim para as brincadeiras na data.

Desde então, o 1 de abril, Dia da Mentira, tem sido marcado por piadas, histórias engraçadas e peças pregadas por todo o Brasil. Grandes redes de fast food destacam-se por criarem campanhas criativas e até produtos fictícios. O importante é que todos se divirtam. Para isso, as brincadeiras devem ser feitas de forma inofensiva, sem causar desconforto.

Qual é o limite das pegadinhas?

Apesar de o Dia da Mentira estimular as brincadeiras entre as pessoas, elas devem ser respeitosas e leves. Do contrário, podem ferir os sentimentos dos participantes. A dica é sempre refletir antes de agir.

O Dia da Mentira também não deve incentivar a criação e o compartilhamento de notícias falsas. O hábito de mentir logo nos primeiros anos de vida é um sinal de alerta para a família, que deve aprender a lidar com o desafio com ajuda profissional.

Conheça filmes e livros que falam sobre mentira

O excesso de mentiras pode caracterizar angústia por parte da criança, sendo necessária a intervenção de um psicólogo. Filmes e livros podem ser um bom ponto de partida para conversar sobre esse desafio. Veja alguns exemplos abaixo.

Pinóquio

A história literária clássica já foi adaptada algumas vezes para a telona. Ela conta a história do carpinteiro Gepeto, que fabrica o boneco. A Fada Azul dá voz ao boneco, cujo nariz cresce a cada vez que mente.

Aladdin

Outro clássico infantil encontrado em livro e filme é sobre o malandro Aladdin, que se apaixona pela princesa Jasmine. Ele mente para ela ao se passar pelo príncipe Ali, escondendo sua verdadeira identidade por um tempo.

O Mentiroso

A última dica da lista é o filme estrelado pelo famoso ator Jim Carrey, que interpreta um advogado mentiroso. Max, seu filho, faz um desejo no dia do aniversário para o pai deixar de mentir e é atendido! A trama gira em torno das confusões do protagonista devido à repentina capacidade de falar apenas a verdade.

Crescer é muito melhor com o blog Modo Brincar!

O Dia da Mentira pode ensinar sobre a verdade! Aproveite a ocasião para ensinar a importância da honestidade para os pequenos. Isso faz a diferença. Aproveite e leia sobre educação positiva no blog Modo Brincar.

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *