Por que 12 de outubro é dia das crianças? Entenda a escolha da data

5 minutos para ler

O dia das crianças é comemorado no Brasil todo dia 12 de outubro. É uma data em que os pequenos recebem presentes e agrados, além de festinhas na escola, nos clubes, nas praças da cidade e em outros lugares. A molecada adora e não vê a hora de chegar esse momento!

Apesar de ser um dia muito lembrado, não é todo mundo que conhece a origem da escolha da data. Você sabe? Bom, se agora despertamos a sua curiosidade sobre o assunto, não se preocupe. Neste post, contamos tudo para você e ainda damos algumas dicas de como comemorar com a criançada. Vamos lá?

Quando surgiu o dia das crianças no Brasil?

dia das crianças

O dia das crianças no Brasil foi uma proposta feita pelo deputado federal Galdino do Valle, em 1924. Embora tenha sido criada nos anos 20, somente nos anos 60 é que a data ganhou força quando a marca de brinquedos Estrela resolveu fazer uma campanha junto à Johnson, a “Bebê Robusto”, para alavancar as vendas.

A estratégia deu tão certo que outras empresas resolveram aderir à comemoração, e foi então que o dia das crianças passou a ser celebrado no país todo.

Por que o dia 12 de outubro foi escolhido?

O dia 12 de outubro foi oficializado como dia das crianças por sugestão dos deputados que aprovaram a ideia de uma data para comemorar os pequenos. Não há relatos das razões pelas quais levaram a escolha, mas há uma coincidência interessante: 12 de outubro também é a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas, chamando-as de “continentes das crianças”. Interessante, né?

Além disso, no Brasil, também é comemorado o dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. É por esse motivo que a data é feriado nacional.

Powered by Rock Convert

O mundo todo comemora o dia das crianças na mesma data?

Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, o 12 de outubro não é dia das crianças em todo o mundo. Na verdade, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece o dia universal das crianças em 20 de novembro, pois é a data de aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.

Entretanto, alguns países comemoram em outras datas e têm costumes diferentes. A seguir, veja alguns exemplos bem interessantes.

Japão

No Japão, o dia das crianças é comemorado 2 vezes ao ano: uma para meninos e outra para meninas. No dia 5 de maio é a vez dos meninos. As famílias expõem capacetes de guerra desejando que os pequenos sejam fortes e comem bolinhos de arroz recheados com feijão vermelho. No dia 3 de março acontece a comemoração das meninas com uma exposição de bonecas.

Países da África Central: Congo, Camarões e Gabão

Nesses países, o dia das crianças é comemorado no dia 25 de dezembro, junto ao natal para que todas as crianças do mundo sejam homenageadas.

Portugal

Em Portugal, a cultura cristã é muito forte. Por isso, o dia das crianças é comemorado no dia 1° de junho por ser em seguida do mês que homenageia Maria, mãe de Cristo. No país, as escolas e as cidades organizam atividades infantis para as crianças comemorarem.

Como tornar o dia das crianças especial em casa?

O dia das crianças deste ano será um tanto quanto diferente dos anteriores. Isso porque o isolamento social ainda é uma recomendação por conta da pandemia, mas não significa que deverá ser chato, não é mesmo? A seguir, confira como vocês podem comemorar esse dia tão especial:

  • deixe que as crianças escolham o cardápio, oferendo opções bem gostosas e que elas adoram;
  • decore a casa com balões e objetos divertidos. Aliás, permita que as próprias crianças criem uma decoração alegre e divertida;
  • façam atividades artísticas, como um ateliê de fantasias ou de pintura, um show de talentos, uma oficina de reciclagem, para manter as crianças ativas;
  • prepare jogos e brincadeiras para o dia;
  • terminem o dia com uma sessão de cinema: escolham um filme, preparem a pipoca e a bebida e curtam a companhia uns dos outros!

O dia das crianças é uma data em comemoração a esses seres tão especiais e que alegram os dias de quem convive com eles. Por isso, não significa apenas dar presentes, mas passar mais tempo juntos, se divertindo e criando boas lembranças! Saiba que criar esses laços é muito importante para as diversas fases de desenvolvimento infantil.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo infantil? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis sobre o que envolve a criançada!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário