Dia das Crianças: curiosidades e dicas para comemorar a data

5 MINUTOS DE LEITURA
7260
familia sentada no sofá se divertindo representando o dia das crianças

O Dia das Crianças é superespecial para os pequenos. Além dos presentes e dos agrados, nesse momento, eles podem se conectar mais com a família e colecionar lembranças inesquecíveis.

Afinal, que dia é o Dia das Crianças? Comemorada em 12 de outubro em todo o Brasil, a data surgiu em 1924 e ficou popular como uma homenagem não só à criançada, mas à magia presente nessa fase da vida. 

Você sabe qual é a origem da comemoração? Continue a leitura para conferir curiosidades incríveis sobre o Dia das Crianças, além de dicas criativas para vivenciá-lo com muita alegria e diversão! 

Como tudo começou?

Diferentemente de algumas comemorações do calendário brasileiro, a origem do Dia das Crianças não veio de outros países. Na verdade, o Brasil foi pioneiro ao dedicar uma data para celebrar e homenagear os pequenos.

Tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho idealizou a criação de um dia nacional dedicado à criançada. Em 5 de novembro de 1924, o presidente Artur Bernardes oficializou 12 de outubro como o Dia das Crianças. 

Uma curiosidade é que a escolha da data coincide com o dia em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. Além disso, o Dia das Crianças é feriado nacional por ser comemorado no recesso de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. 

Como o Dia das Crianças se popularizou?

Apesar de ser oficializado em 1924, o Dia das Crianças demorou para se popularizar no Brasil. A fama só foi estabelecida em 1955, quando a marca Estrela aproveitou a data para lançar a campanha publicitária “Semana do Bebê Robusto”, promovendo a venda de uma linha de bonecas com o mesmo nome.

Ao longo dos anos, mais empresas utilizaram a estratégia para alavancar as vendas, enxergando a data como uma oportunidade para a aquisição de brinquedos e demais acessórios infantis. Inclusive, é comum surgirem promoções exclusivas durante a semana das crianças.

Como a comemoração acontece ao redor do mundo?

Você sabia que o Dia das Crianças não é comemorado somente em 12 de outubro? A ONU reconheceu o Dia Universal das Crianças em 20 de novembro, coincidindo com a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças.

Outro fato desconhecido é que, no Japão, o Dia das Crianças é comemorado 2 vezes ao ano: 5 de maio para meninos e 3 de março para meninas. Em Portugal, a cultura cristã é muito forte, por isso, a celebração é comemorada em 1° de junho, seguindo o mês que homenageia Maria, mãe de Cristo. No país, as escolas e as cidades organizam diversas atividades infantis.

dia das crianças

Dicas para comemorar a data em família

Agora que você já conhece a origem e as curiosidades sobre o Dia da Criança ao redor do mundo, é hora de conferir algumas dicas sobre como comemorá-lo. Que tal aproveitar para fazer um passeio ao ar livre em família? 

Vocês podem ir a um parque para fazer um piquenique, jogar bola ou andar de bicicleta. Acampar e fazer viagens para a praia também são ótimas pedidas.

Se a ideia for ficar em casa, é possível comemorar o dia com um cineminha. Prepare a pipoca e as bebidas, separe um espaço no sofá e escolha o filme. Para tornar a ocasião mais especial, vale optar por um longa que homenageie a infância, como Peter Pan (1953), Toy Story (1995) e O Pequeno Stuart Little (1999).

Atividades interativas

Separar um momento do dia para fazer uma roda de contação de histórias também é uma boa alternativa para comemorar a data. Peça para os pequenos escolherem os livros favoritos e faça todos participarem da narração. Se quiser incrementar, vale incluir um teatro de fantoches para reproduzir os acontecimentos.

Se você pretende dar um presente de Dia das Crianças, a dica é fazer uma espécie de caça ao tesouro. A ideia é esconder a lembrancinha, elaborar pistas e deixar a criançada procurar!

Atividades artísticas

Que tal uma brincadeira de pintura humana? Prepare uma área ao ar livre, protegida com papel kraft ou lona no chão. Em seguida, disponibilize tintas laváveis, de diferentes cores, em baldes ou pratos. Vista as crianças com roupas antigas ou aventais para evitar manchas.

Agora, deixe a imaginação fluir! As crianças podem usar as mãos, os pincéis ou até os pés para criar verdadeiras obras de arte no papel kraft. Elas podem pintar autorretratos, cenas da natureza, animais ou qualquer coisa que inspire a criatividade. 

Essa brincadeira não apenas é uma maneira criativa de celebrar o Dia das Crianças, mas também ajuda a desenvolver a coordenação motora, a expressão artística e a diversão em grupo. No final, todos terão obras únicas para se orgulhar!

Ative seu #ModoBrincar e divirta-se! 

A infância é uma das fases mais prazerosas da vida, em que tudo é novidade e possível. Conte com o blog para ativar o #ModoBrincar e divertir-se no Dia das Crianças!

Ver mais brinquedos incríveis

ATIVIDADES #MODOBRINCAR

Se divertir é

UAAAAAU!

Kaboom

Leia Mais

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *