Dia das Mães: curiosidades sobre a data e dicas para comemorá-la

5 MINUTOS DE LEITURA
785
Curiosidades dias das mães
Filho entrega flores no dia das Mães

Considerada uma das datas mais especiais do calendário, o Dia das Mães é a época do ano perfeita para reunir a família e celebrar a vida de um dos pilares dela. Carregada de histórias, a ocasião simboliza o amor e exalta a maternidade.

Porém, afinal, que dia é o Dia das Mães? A data varia para cada país, mas, no Brasil, é comemorada todo segundo domingo do mês de maio. O objetivo é homenagear a figura materna, reconhecida por cuidar e zelar pelos filhos de sangue ou de coração.

Para você entender mais sobre o Dia das Mães, preparamos este artigo com algumas curiosidades sobre a história da data e dicas para comemorá-la. Veja a seguir e aproveite!

Qual é a história por trás do Dia das Mães?

Você sabia que a história do Dia das Mães começou há mais de um século? Muito antes da criação do termo “rede de apoio” e da discussão do papel da mulher como alicerce para a sociedade, a valorização da maternidade já era um tema bastante debatido nas rodas de conversas. 

Em 1870, na América do Norte, graças à potente voz da  autora e abolicionista Julia Ward Howe, foi pensado o Dia das Mães pela Paz — um clamor a todas as mães para lutar a favor da paz, contra as guerras. Entretanto, a data passou por várias transformações e, somente em 1914,  também nos Estados Unidos, tomou a forma que conhecemos hoje. 

A origem tem como responsável a americana Anna Jarvis, que pretendia homenagear a mãe, a ativista Ann Jarvis, falecida em 1905. O dia foi oficializado pelo então presidente estadunidense Woodrow Wilson e difundido pelo mundo. 

Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o Dia das Mães começou a ser comemorado  como uma referência à data originada nos Estados Unidos. No entanto, em 1932, o presidente da época, Getúlio Vargas, oficializou a celebração.

A data foi estabelecida pelo Decreto nº 1.366, publicado em 5 de maio de 1932. No texto, definia-se que o segundo domingo de maio é consagrado às mães, “em comemoração aos sentimentos e às virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver o coração humano”.

Desde então, o dia é comemorado em todo o Brasil, como uma singela homenagem à figura materna. Normalmente, as comemorações são marcadas por almoços em família e presentes carinhosamente customizados pelas crianças. O momento também serve para relembrar as mães que já não estão mais entre nós, mas deixaram a sua marca.

filha e mãe abraçadas em sofá comemorando o dia das mães

5 dicas para comemorar o Dia das Mães em família

Agora que você já sabe um pouco sobre a história dessa data tão especial, que tal descobrir como comemorar o Dia das Mães em família? Vem com a gente e confira cinco dicas infalíveis!

1. Café da manhã especial

Que tal aproveitar a data para fazer uma surpresa especial junto da família? Além de dar parabéns pelo Dia das Mães, preparar um café da manhã caprichado pode ser uma excelente alternativa para começar as comemorações. 

Junte toda a família e recheie a mesa com os pratos favoritos dela. Se quiser, você também pode pensar em um presente criativo para sua mãe, como uma carta, um desenho ou uma faixa de comemoração.

2. Piquenique no parque

Se a ideia é passar um tempo em família, uma boa opção para comemorar o Dia das Mães é preparar um piquenique no parque. Para isso, é só montar a cesta com snacks, guloseimas e bebidas, separar uma toalha e arranjar um cantinho na grama.

Vocês podem aproveitar o tempo ao ar livre para colecionar momentos especiais, brincando juntos. Então, não esqueça de separar as bicicletas, as bolas, os patins e os jogos.

3. Cinema em casa

Para quem curte ficar mais em casa, planejar um cineminha em família também pode ser uma excelente aposta para comemorar o Dia das Mães. Assim, é só separar o espaço no sofá, preparar a pipoca e escolher o filme.

Uma boa dica é optar por longas com temas voltados à relação de mãe e filha(o), como Red: Crescer é uma Fera (2022), Malévola (2014), Valente (2012), entre outros. Com certeza, vai ser superespecial! 

4. Noite de jogos

Outra opção megadivertida para celebrar o Dia das Mães em família é organizar uma noite de jogos. Jenga, Monopoly e Imagem & Ação são excelentes opções de passatempo para brincar com um maior número de pessoas. Você pode complementar a diversão com alguns aperitivos ou uma pizza. 

5. Dia da preguiça

Se você prefere dar um presente de Dia das Mães em vez de organizar uma comemoração, que tal oferecer um dia da preguiça?! Basicamente, a ideia é deixá-la livre das tarefas e das obrigações por um dia inteiro, para aproveitar. Enquanto isso, a função da família é unir forças para relaxá-la o máximo possível. Legal, né?!

Blog Modo Brincar: as melhores dicas para você!

Gostou do conteúdo e já sabe como vai celebrar o Dia das Mães de 2022? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog Modo Brincar e garantir as melhores dicas para sua família!

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

duas beyblade dentro de arena disputando qual é a beyblade mais forte do mundo
0

Descubra qual é o beyblade mais forte do mundo!

crianças ao ar livre brincando de pular amarelinha
0

Pular amarelinha: como brincar e os benefícios da prática!

Imagem de uma criança andando numa motoca
0

Motoca para bebê: dicas para escolher a melhor opção!

Imagem de uma criança cobrindo o rosto
546

Timidez na infância: como apoiar e ajudar os filhos

brincadeiras legais|brincadeiras legais
29969

10 brincadeiras legais para fazer em casa

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4