Dia do Folclore: curiosidades sobre a data e como comemorá-la

5 MINUTOS DE LEITURA
0
criança no quarto comemorando o dia do folclore lendo histórias das lendas

Comemorado em todo o mundo, o Dia do Folclore é uma data que surgiu com objetivo de celebrar a cultura popular. Assim, a ocasião serve como uma forma de  difundir costumes e tradições transmitidos de geração em geração.

Então, qual é o Dia do Folclore? Celebrada todo dia 22 de agosto, a data reforça a importância de preservar a cultura do povo, que envolve mitos, canções, festas, danças, brincadeiras, crendices, etc.

Interessou-se e quer saber mais curiosidades sobre essa comemoração? Você está no lugar certo! Venha com a gente, conheça a história e descubra como celebrar o Dia do Folclore de um jeitinho megaespecial! 

Como surgiu o Dia do Folclore?

Você deve estar se perguntando como o dia 22 de agosto se tornou o Dia do Folclore. Para entender essa escolha, precisamos voltar à origem da palavra. Derivada do inglês “folklore”, o termo une os radicais “folk”, que significa povo, e “lore”, que significa instrução, aprendizado e sabedoria. 

Quem criou esse conceito foi o arqueólogo William John Thoms, ao enviar uma carta ao periódico inglês Athenaeum, em 22 de agosto de 1846. O documento sugeria que todo conjunto de tradições populares fosse definido pela palavra “folklore”.

Em pouco tempo, o termo se popularizou, tornando-se usual principalmente entre estudiosos da cultura popular no mundo ocidental. Com isso, muitas nações decidiram utilizar a data da carta para estabelecer o Dia do Folclore.

No Brasil

Assim como em outros países, o Dia do Folclore brasileiro coincide com a data do documento enviado por William Thoms. Inclusive, a celebração é instituída pelo decreto n.º 56.747, assinado no dia 17 de agosto de 1965, pelo então presidente da República Humberto Castelo Branco. 

Antes da oficialização da data do Folclore, em 1951, aconteceu o I Congresso Brasileiro de Folclore, que resultou na elaboração da Carta do Folclore Brasileiro. Esse documento é utilizado até os dias atuais para o desenvolvimento de pesquisas sobre a cultura popular brasileira. Entre os maiores pesquisadores da área no país, estão Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo.

menina ao lado de sua mãe desenhando para comemorar o dia do folclore

Principais personagens do Folclore Brasileiro

Agora que você já sabe que dia é comemorado o Folclore, nada é melhor que conhecer os principais personagens que protagonizam os mitos. A seguir, veja as cinco lendas mais famosas do Brasil!

  • Saci-Pererê: acredita-se que as histórias do personagem surgiu nas tribos indígenas da Região das Missões, no sul do país. Trata-se de um menino negro, de um perna só, que usa um short e um gorro vermelhos. Com seu olhar travesso, ele gosta de pegar peças, está sempre com um cachimbo na boca, pulando para lá e pra cá, e aparece junto de um redemoinho. 

  • Cuca: independentemente da idade, quem nunca teve medo da lenda da Cuca né?! Com origem na Espanha e em Portugal, a história da mulher-jacaré, antagonista do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, surgiu para fazer medo às crianças que não obedecem aos pais e não querem dormir.

  • Curupira: conhecido como o defensor da natureza, Curupira é um dos principais personagens do folclore brasileiro, caracterizado pelos cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás. A origem é desconhecida, mas acredita-se que a história surgiu a partir das lendas indígenas. 

  • Mula sem cabeça: também originada na Espanha e em Portugal, a lenda da mula sem cabeça chegou ao Brasil durante o período colonial. A história dita que uma mulher amaldiçoada por conta dos próprios comportamentos, recebe como castigo transformar-se em uma mula que tem fogo no lugar da cabeça, desde o pôr do sol de quinta-feira até o nascer do sol de sexta-feira.

  • Iara: a lenda de Iara, ou Mãe D’água, é muito parecida com as histórias de sereias conhecidas em todo o mundo. No Brasil, Iara é retratada como uma linda mulher da cintura para cima e um peixe da cintura para baixo. O mito conta que, com a bela voz, Iara atrai homens para afogá-los nos rios.

Como comemorar o Dia do Folclore?

Depois de conferir as curiosidades, que tal descobrir como começar as comemorações no mês do folclore?! Continue a leitura e veja três dicas divertidas para celebrar! 

Conte as histórias e cante músicas folclóricas

Que tal separar umas horas no seu dia para contar as histórias do folclore brasileiro e cantar algumas músicas? Na internet, é possível encontrar matérias na íntegra para se divertir e conhecer mais sobre as lendas. 

Desenhe os personagens do folclore

Você também pode aproveitar o Dia do Folclore para estimular seus dons artísticos. Separe o material, como papel, tinta, caneta, giz de cera e lápis de cor, e desenhe os principais personagens das lendas brasileiras. Se quiser, você pode dar um toque seu, alterando as cores ou adicionando acessórios. 

Divertir-se com brinquedos temáticos

Também é possível investir em brinquedos temáticos para comemorar o Dia do Folclore. Existem diferentes opções para você se divertir, como os blocos de montar da linha TUDO, desenvolvida para homenagear a cultura brasileira, com todos os ícones do folclore brasileiro. Legal, né?!

Ative seu #ModoBrincar e celebre a cultura brasileira!

Viu só como é possível ativar seu #ModoBrincar para celebrar a cultura brasileira?! Então, no próximo Dia do Folclore, reúna a família e divirta-se! Se quiser, continue acompanhando as novidades aqui no blog e garanta mais dicas incríveis! 

Fontes consultadas:

GOVERNO FEDERAL (Brasil). Câmara dos Deputados. Personagens do folclore brasileiro. Plenarinho, [S. l.], p. 1, 18 ago. 2018. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/08/personagens-folclore-brasileiro/. Acesso em: 3 jun. 2022.

Ver mais brinquedos incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

crianças se divertindo apos aprender como jogar on-line no ps4
0

Como jogar on-line no PS4: passo a passo e opções de jogos play to free!

Imagem de um boneco lego do Thor
0

Confira uma lista com os filmes do Thor, o Deus do Trovão

Imagem de uma criança fantasiada de Batman
0

Conheça a história do Coringa, o grande rival do Batman

bonecos funko pop mais raros espalhados sobre mesa
0

10 Funko Pop mais raros do mundo

criança descobrindo como jogar basquete enquanto arremesa bola na cesta
0

Como jogar basquete: dicas para iniciantes e os benefícios da prática na infância

Imagem de criança correndo para abraçar a avó
1689

Entenda a importância dos avós para a infância