Entenda porque 4 de maio é considerado o dia do Star Wars

6 MINUTOS DE LEITURA
1108
Imagem de uma criança fantasiada para o Dia de Star Wars
Star Wars: criança usa armadura de Stormtrooper

“Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante” surgia uma das maiores sagas do cinema. A história fantástica com sabres de luz, lutas intergaláticas e naves espaciais conquistou fãs de todas as idades ao redor do mundo e ganhou até uma data comemorativa, o Dia do Star Wars

Afinal, o que é comemorado no 4 de maio? Por que essa data foi escolhida? Nesse conteúdo, vamos responder a essas e outras perguntas sobre o Dia do Star Wars, além de fazer uma viagem fantástica pelos filmes e desenhos que marcaram gerações. 

Conheça mais sobre a saga Star Wars

Para você se tornar um fã de Star Wars de carteirinha, vamos contar mais sobre a história dessa saga. Tudo começou com George Lucas, que tinha o sonho de fazer o remake da ficção científica Flash Gordon. Depois de não conseguir os direitos dessa história, ele resolveu escrever a própria.

Após escrever, reescrever o roteiro e ter várias dificuldades durante a produção do filme, “Star Wars: Uma Nova Esperança” foi lançado em 1977. Na época, o longa arrecadou mais de 700 milhões de dólares e se tornou um grande sucesso.

Assim, não foi surpresa quando a saga continuou. O sucesso foi tanto que Star Wars segue sendo um dos maiores sucessos do mundo geek, com filmes, desenhos animados, videogames, bonecos, séries, legos, entre outros.

Qual é a ordem dos filmes de Star Wars?

Para entender o mês de maio para Star Wars, você precisa conhecer a ordem dos filmes. Porém, essa é uma pergunta complicada, já que a saga não foi lançada na ordem cronológica. Então, existem algumas maneiras de assistir à saga. Se quiser optar pela data do lançamento, é só seguir essa lista:

  • Uma Nova Esperança (1977);
  • O Império Contra-Ataca (1980);
  • O Retorno de Jedi (1983);
  • A Ameaça Fantasma (1999);
  • Ataque dos Clones (2002);
  • A Vingança dos Sith (2005);
  • O Despertar da Força (2015);
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016);
  • Os Últimos Jedi (2017);
  • Han Solo: Uma História Star Wars (2018);
  • A Ascensão Skywalker (2019).

Já se quiser assistir pela ordem cronológica da história, essa lista é alterada. Isso porque a trilogia dos anos 70 é, na verdade, o meio da narrativa e as trilogias de 2000 e 2015 são o começo e o fim, respectivamente. Confira:

  • A Ameaça Fantasma (1999);
  • Ataque dos Clones (2002);
  • A Vingança dos Sith (2005);
  • Han Solo: Uma História Star Wars (2018);
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016);
  • Uma Nova Esperança (1977);
  • O Império Contra-Ataca (1980);
  • O Retorno de Jedi (1983);
  • O Despertar da Força (2015);
  • Os Últimos Jedi (2017);
  • A Ascensão Skywalker (2019).

 

Imagem dos personagens da saga Star Wars em lego

Por que o dia 4 de maio?

A saga Star Wars acompanha a história dos Jedi, um grupo de pessoas com poderes e o objetivo de manter a paz e a justiça por todo o universo. Essas habilidades vêm de um elemento chamado a Força, que é um campo de energia metafísico e onipresente.

Ao saírem em missões perigosas ou desejarem boa sorte aos companheiros, os Jedi sempre usam a frase “que a Força esteja com você” que, em inglês, seria “May the Force be with you”. No idioma estrangeiro, a pronúncia desse bordão se parece com “May the Forth be with you”, como uma alusão ao dia 4 (forth) de maio (may), por isso a data foi escolhida.

Há muito tempo, os fãs comemoram o Dia do Star Wars e celebram a saga tão querida. Percebendo quão especial é essa data, a Disney, que detém os direitos sobre as histórias, oficializou o 4 de maio no ano de 2013. 

Para ter uma ideia da importância dessa data, o estado da Califórnia nos Estados Unidos oficializou o 4 de maio de Star Wars por meio de uma lei no ano de 2019. Essa legislação foi lançada também para comemorar a estreia de uma das atrações da saga dos parques da Disney.

Como os fãs comemoram o 4 de maio?

O primeiro evento do Dia do Star Wars aconteceu no Canadá, em 2011. Nele, várias pessoas se fantasiaram como os personagens, fizeram jogos de perguntas e exibiram algumas paródias sobre a saga. Foi um momento para relembrar a franquia e as figuras tão icônicas.

Depois disso, vários eventos passaram a acontecer ao redor do mundo para comemorar o Dia do Star Wars. O mais incrível é que são frequentados por pessoas de todas as idades, já que o amor por essa saga passa por diversas gerações. Por isso, não é incomum encontrar famílias vestidas de Leia, Luke, Han Solo, Darth Vader e outros personagens no 4 de maio.

Como comemorar o Dia do Star Wars?

Agora que você já faz parte do fã clube de Star Wars, que tal conferir uma lista com várias atividades para comemorar o 4 de maio? Separamos algumas sugestões para tornar esse dia ainda mais especial.

Maratona de filmes

Não importa se você prefere seguir a ordem cronológica ou a de lançamento, uma maratona dos filmes da saga é sempre uma boa maneira de comemorar o Dia do Star Wars. Nossa dica é decorar o ambiente e se vestir como os personagens para tornar o momento ainda mais divertido para a criançada.

Brinquedos de Star Wars

Que tal comemorar o Dia do Star Wars com brinquedos da saga tão amada? A criançada pode montar um quebra-cabeça ou se divertir com o lego e montar as próprias histórias. Os sabres de luz também não podem faltar! É só o pequeno escolher a cor preferida e se sentir como um Jedi.

Concurso de fantasia

Outro jeito de comemorar o Dia do Star Wars é fazer um concurso de fantasias. Cada um escolhe o personagem que mais gosta e todos podem dar notas para o visual final. Vai ser muito divertido para a criançada se sentir na pele das figuras icônicas dessa saga.

Já sabe como vai comemorar o Dia do Star Wars neste ano? Não deixe de conferir os produtos da saga no nosso site e deixar o 4 de maio ainda mais divertido para os pequenos.

Ver mais brinquedos incríveis

iupii

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Mais

Imagem de duas mulheres e uma criança jogando videogames
0

Confira uma lista com 8 dos melhores jogos para PS4

Quem é apaixonado pelo mundo dos games certamente conhece o PlayStation. Esse console é um dos mais famosos para quem ama jogar, por isso está...
Imagem de duas crianças jogando xadrez
1326

Jogo de xadrez para crianças: conheça os benefícios e como incentivar os pequenos a jogar 

Depois da estreia de O Gambito da Rainha, na Netflix, muita gente voltou a se interessar pelo xadrez e viu quão divertido e emocionante é...
três crianças sentadas no chão da sala segurando controle jogando os melhor jogos do xbox one
0

Confira uma lista com os 6 melhores jogos do Xbox One

O mundo dos games é uma verdadeira paixão para todas as idades. Os gráficos incríveis e as histórias fantásticas tornam essa atividade muito divertida para...
lenda do saci|lenda do saci
3165

Conheça a lenda do Saci e o que as crianças podem aprender com ela

A lenda do Saci traz muitos ensinamentos. Por isso é interessante valorizá-la e contá-las às crianças. Em nosso post, falamos sobre o assunto. Confira!
pai e filho jogando bola em quadra representando os jogos para pai e filho
0

Jogos para pai e filho: 8 brincadeiras para se divertir!

Quer estreitar os laços com seu pequeno e não sabe como começar? Que tal programar um dia inteirinho com jogos para pai e filho? Assim,...
Comemoração dia dos pais
533

Dia dos Pais: curiosidades e ideias para comemorar em família

O Dia dos Pais é uma data megaespecial comemorada em todo o mundo. Seu objetivo é homenagear a figura paterna, destacando o papel importantíssimo dessas...